sábado, 5 de setembro de 2009

X-Factor: Verde por todos os lados

Na edição anterior o X-Factor firmou sua independência perante Valerie Cooper e mudou-se para Detroit. Bem, nem tudo é verdade, a equipe realmente mudou-se, mas o Homem-Múltiplo não revelou para seus companheiros que estão realizando missões para a UNI. No entanto, isso pode tornar-se uma preocupação menor com uma Invasão Secreta batendo na porta na edição nº57 de Wolverine.

X-Factor


No calor de Detroit, encontramos uma dupla inusitada: Longshot e Darwin. O sortudo provoca alguns moradores locais, afirmando que seu objetivo é testar sua sorte, uma vez que seus poderes andam falhando. Felizmente, os poderes de Darwin estão muito bem, afinal, se suas habilidades evolutivas não criassem guelras, ele estaria em maus lençóis.

X-Factor

Enquanto isso, na XF Investigações, um homem chamado Hector Muñoz contrata os serviços da equipe para localizar seu filho Armando. Ele procurou a XF por ter ouvido falar que são especialistas em mutantes. Ironicamente, o homem sussurra a palavra "mutantes", quase como se temesse escutas. É irônico porque Theresa Cassidy garante que não há grampos no escritório, algo ouvido com clareza por Val Cooper.

A identidade de Armando, claro, é o verdadeiro nome de Darwin. Hector explica como a bebida arruinou seu casamento e o relacionamento com o filho. Agora seria o momento de redimir-se.

De volta para a briga, Darwin resolve fugir e deixar Longshot e sua confusão para trás. A porradaria não dura muito, pois Longshot desaparece facilmente do meio de todos. Isso chama atenção de um moça que estava nas proximidades. Acho que a maioria dos leitores, assim como eu, estava estranhando a presença de Longshot. Porém, a moça o segue e descobrimos, junto com ela, a verdade sobre ele.

X-Factor

Sim, ele é um skrull, mas a moça também demonstra habilidades de mudar de forma. Na XF Investigações, Monet explica que Darwin tornou-se mais branco do que seu pai para se adaptar à sociedade, algo bem desanimador sobre a sociedade.

Várias cópias de Jamie Madrox se espalham pela cidade, enquanto o original e Guido vão ao encontro de Val. Ela exige que a equipe esqueça Darwin e se concentre em uma missão que ela trouxe. Depois de uma cena hilária envolvendo "os direitos garantidos pela constituição", Jamie diz que era necessário diminuir a pressão e deixá-los resolver seus próprios casos.

Porém, Val não está aberta a negociação, dando apenas 24 horas para resolverem o caso Darwin ou ela revela para a equipe toda que a independência deles é ilusória.

O falso Longshot encontra Darwin que se irrita com as confusões do rapaz. Ele fica ainda mais contrariado, uma vez que lhe foi prometido pelo "sortudo" encontrar Charles Xavier. No entanto, Darwin reconhece a mulher do outro bairro e, ao olhar para ela, Longshot percebe quem é e foge imediatamente.

A moça rapidamente entra em contato com uma certa Jennifer, mandando-a vir. Essa mulher começa a trocar tiros com o falso Longshot, que questiona a lealdade dela. A confusão chama atenção do X-Factor. Todas as cópias de Madrox começam a convergir ao local, graças a um comando mental do original.

Monet chega na área antes, em tempo de ver Darwin tentando parar a moça e sendo golpeado por ela. A mutante imobiliza a moça, mas eis que Jennifer chega também no local, e não é qualquer Jennifer.

X-Factor

M logo percebe que há um tremendo mal-entendido e recusa-se a entrar em um clichê, lutando com a Mulher-Hulk apenas para depois perceberem o erro e se unirem. Infelizmente, Jennifer Walters deve ser muito fã dos clichês, pois provoca gratuitamente a mutante e as duas começam a peleja.

X-Factor

Em cenas de flashback, descobrimos que a misteriosa moça é Jazinda, a parceira e amiga skrull de Jennifer. Resumidamente, ela fala sobre a invasão em larga escala. O plano era antigo, mas existiam facções contrárias que deixaram de existir ou mudarem de idéia, pois a invasão estava em pleno andamento, tendo como alvo inicial a cidade de Nova York (o alvo primordial dos extraterrestres).

Porém, elas deveriam ir para Detroit encontrar Nogor, o Talismã, que é a representação do panteão dos deuses skrulls.

X-Factor

Por estar distante do seu povo, ela demorou a senti-lo, mas agora conseguiu e saber onde ele está é uma vantagem, pois a presença dele dá a sensação que os skrulls agem corretamente. Capturá-lo ou até mesmo matá-lo seria um grande golpe contra a invasão.

A luta de Jennifer com Monet cresce com a chegada de Guido e do Madrox. Finalmente, a Mulher-Hulk percebe que não foi uma atitude muito inteligente começar essa briga.

X-Factor

Monet deixa a briga e acaba encontrando Darwin e o falso Longshot, que se desvencilharam de Jazinda. A skrull teve tempo de contar sobre a real natureza de Longshot, o que motiva Monet a realizar uma sondagem telepática, nada encontrando.

No entanto, quando Darwin toca no rapaz, suas habilidades evolutivas percebem o perigo e desativam a habilidade transmorfa de Nogor, que derruba Monet. Agora Darwin está diante de um skrull revelado, sem ninguém para ajudá-lo.

X-Factor

Peter David aproveita-se do "evento do ano" (sim, entre aspas mesmo) para unir os personagens que escreve, nos brindando com um crossover que, ao menos, parece que será bem divertido.

Vamos ver se essa presença do Talismã será, de fato, relevante em alguma coisa para a Invasão Secreta. O interessante é que Larry Stroman está de volta aos desenhos da equipe mutante. Quem não se lembra, quando Peter David assumiu a revista e a direção foi mais para o humor, esse era o desenhista do título.

Bem, no mais, vamos ver em quem o X-Factor e a Mulher-Hulk confiam.

Eddie


comments powered by Disqus