sexta-feira, 8 de julho de 2016

Xeque-Mate Inumano

MARVEL NOW NOVA MARVEL UNIVERSO MARVEL 31 32 33 34 CHARLES SOULE RYAN STEGMAN INUMANIDADE INHUMAN INUMANO 11 12 13 14 ANUAL ANNUAL ANDRE ARAUJO
Livre do fardo lançado sobre si pelo Iixo, a rainha Medusa não tem muito tempo para respirar e se dar conta do que fez. A fuga de Leitor e de Iso acaba levando os soldados do grupo Ennilux até Attilan, onde os dois buscavam santuário. A saga da revista Inumano se conclui nas edições 31 a 34 de Universo Marvel com alianças, traições, e novos desdobramentos para a vida dos inumanos no planeta Terra.

Com o próprio Capo do grupo à frente do ataque à cidadela dos inumanos, em uma desesperada corrida para ocupar o corpo de Iso e perpetuar a imortalidade de sua alma e poderes, a chance defesa poderia ser muito pequena, se Raio Negro, livre da influência de Maximus, não aparecesse para nivelar um pouco o confronto. Guerra declarada, guerra travada. Em meio aos escombros que se formam com as explosões, Linhagem parece preparar sua cartada final.

Um breve sopro de concórdia entre Raio Negro, Medusa, e a recepção de Iso e Leitor são raros momentos de tranquilidade nesse último ato do roteirista CHARLES SOULE antes das Guerras Secretas. Não demora para que os dois monarcas se choquem e, com a razão ao seu lado, Medusa demonstra todos os males trazidos pelas ações do marido, repudiando seu retorno ao trono inumano. Medusa reina sozinha. Esses são SEUS inumanos agora, para sua alegria e sua tristeza.

Iso é bem recebida pelos também recém transformados inumanos, e Leitor parte com sensação de missão cumprida. Soule usa algumas páginas justamente para, ao mesmo tempo que se reflete sobre o que é ser inumano, como os “novos” membros da raça se sentem e se integram com tantas transformações em suas vidas. É nesse viés que a distorcida visão sobre a natureza inumana – a transformação constante – que Linhagem coloca seu plano em movimento. Abusando da extensão de seus poderes, ele manipula tudo e todos ao seu redor para obter o máximo de poder possível. E Linhagem quer todo o poder.

É assim que ele consegue tirar indivíduos-chave de Attilan (inclusive Medusa), colocando-os em confronto com o grupo de Chibata, usando a deixa para efetivar o controle sobre a cidadela e transformar radicalmente todo o mundo. O último passo? Inutilizar o único que aparentemente poderia lhe atrapalhar – Gorgon. Aleijando o furioso inumano, parece que realmente será bem sucedido.

O plano final de Linhagem envolve manipular elementos sobrenaturais, o códex inumano e abusando do poder do derrotado Capo, enviando sua alma para o inferno onde ele encontra o suicida Karnak! Lá, formando uma bizarra aliança, os dois conspiram para encontrar o ponto fraco das portas do inferno e voltar ao mundo dos vivos.

Linhagem inicia a fase final de suas maquinações, comunicando-se com todos os inumanos do planeta e despejando sobre eles suas ideias e pretensões, inicia uma onda de violência desenfreada em toda parte. Mas as coisas parecem mudar quando vários fatos se interconectam.

Iso e outros novos inumanos (percebendo a grande extensão de seus poderes) se organizam para impedir uma maior destruição, Medusa e a elite inumana finalmente consegue voltar à cidadela graças à melancólica redenção de Eldrac (usado e abusado por Raio Negro e Linhagem), e Karnak e o Capo conseguem escapar do inferno, garantindo o golpe de misericórdia em Linhagem. A novata Iso garante a restauração do estrago causado ao redor do planeta pelo inumano renegado.

A arte dessa última é dividida entre o titular RYAN STEGMAN e o “convidado” ANDRÉ ARAÚJO. Araújo é ótimo desenhista, com um estilo peculiar e próprio. Porém, até mesmo pela dinâmica do desfecho da história contada por Soule, Stegman se destaca. Ao menos Araújo ilustrou um momento mais lento da história, o que diminuiu o impacto da mudança, e destacou mais ainda a volta de Stegman para a conclusão da narrativa.

À beira da destruição de dentro para fora. À beira da desintegração de seu projeto de uma nova comunidade, os inumanos conseguem trabalhar em conjunto, perceberem-se como conjunto. Mesmo com todas as falhas que o ressuscitado Karnak percebe ao seu redor, no governo de Medusa, no mundo inumano por ela liderado, ele só consegue ver força.

João

comments powered by Disqus