domingo, 13 de maio de 2018

Novidades para Maio da Panini e uma consideração sobre a ausência dos checklists no site

Onde está o checklist completo? Bom, não está aqui. Não será neste artigo que você irá encontrar, mas falaremos sobre isso nos últimos paragráfos deste texto. Antes, vamos primeiramente informar alguns dos lançamentos da Panini pra o mês de Maio. As informações aqui contidas estão informadas nos Hotlist encontrados no final das primeiras revistas de Maio lançadas pela Panini e que já se encontram em bancas. Além das revistas mensais que costumeiramente vão sair em bancas, vamos ter pelo menos seis encadernados extras vindo aí. Segue a lista:



O primeiro anúncio dessa lista é a Jessica Jones, a primeira edição dessa nova fase do Bendis e Gaydos, que volta a ativa como investigadora particular enquanto se divide no serviço como mãe de Danielle Cage. Os destalhes não foram informados, mas se seguir o formato americano a revista deve conter as edições 1 a 6, equivalente ao TPB "Uncaged".

Na lista de novidades, temos o terceiro volume do Motoqueiro Fantasma, que deveria se chamar Motorista Fantasma, mas enfim. Robbie Reyes, que ficou famoso pra o público em geral após o seriado Agentes da SHIELD, volta pela mãos de Felipe Smith acompanhado desta vez do Danilo Beyruth. Ele terá aqui um encontro com o Totalmente Sensacional Hulk, Teia de Seda e a Wolverine X-23. É uma nova versão do Quarteto Fantástico pra quem não sacou. Aparentemente, deve seguir o encadernado americano Ghost Rider: Four on the Floor com as edições 1 a 6 de Robbie Reyes: Ghost Rider.

Justiceiro #7 dá um tempo na revista mensal de Frank Castle e dará lugar a minissérie publicada em 2016 Demolidor e Justiceiro: O Sétimo círculo. Foi uma revista publicada em quatro volumes e não sabemos direito se o título terá outras histórias paralelas para preencher o encadernado.



Temos então uma boa notícia para os X-Fãs que aguardavam a anos essa novidade. A primeira edição de X-Men: Inferno foi anunciada nesse Hotlist. Não sabemos em quantas partes essa história virá, mas considerando que essa foi uma saga extremamente longa dos X-Men e que se espalhou por diversos títulos, considerem algo similar ao que vimos publicado em "Era do Apocalipse" aqui. Talvez até em mais números. Os detalhes dessa edição também não foram informados.

Também em Maio, foi colocado nesse mesmo Hotlist as edições 11 de Deadpool Extra (cujo material contido no interior não foi revelado) e também mais um clássico do Deadpool, a edição 8, que deve concluir as últimas edições da memorável fase do Joe Kelly. Não sabemos, no entanto, se as histórias vão continuar já que depois disso segue com algumas edições escritas pelo renomado Christopher Priest (de Pantera Negra Marvel Knight).

Fora isso tudo, o mês de Maio vai conter uma baixa dentre as mensais. Pelo que foi anunciado em Universo Marvel #18, a edição que segue será a última. Ou seja, Universo Marvel #19 deve ter a conclusão da saga Inumanos vs X-Men no que cabe a parte dos Inumanos, além de concluir os arcos que faltam do Surfista Prateado e do Nova. Apesar de significar um título a menos para compor o quadro de publicações Marvel no Brasil, essa pode ter sido uma sábia decisão mediante o momento. Com o aumento significativo dos preços pela editora, segurar uma revista de mixes tão variados por um valor final acima de 20 reais pode ser uma roubada. Talvez os anos tenham mostrado que arriscar encadernados de arcos fechados para estes casos seja mais viável para nós. É o que parece que vai acontecer com Thor e Doutor Estranho cujas revistas mensais foram descontinuadas como anunciamos AQUI anteriormente.

Vale ressaltar também que a maioria dos títulos que compunham essa revistas desde que foi relançada na Nova e Diferente Marvel chegaram ao seu fim nos EUA e foram devidamente concluídos aqui. Sendo assim, diante de que provavelmente uma nova revista mutante deve ressurgir para caber as novas edições mensais que vem com a fase do  ResurrXion, faz muito sentido Universo Marvel chegar ao fim para uma segunda revista mutante tomar seu lugar. Os únicos títulos que estariam sem casa aparentemente seriam os dos Inumanos como Royals, Raio Negro e Guerreiros Secretos. Já Garota-Esquilo e Garota da Lua e o Dinossauro-Demônio já eram publicados desde antes desta fase nos EUA, mas nunca tiveram espaço por aqui no Brasil.



Ainda tem mais novidades para Maio quanto aos capa duras e coleções históricas, mas vamos falar delas em um outro artigo a ser lançado aqui em breve!

Agora, aproveitamos o artigo para esclarecer algumas dúvidas que surgiram por parte de alguns leitores quanto a divulgação deste material por nossa parte. Desde a existência do site, sempre divulgamos os checklists e demais informações dos títulos da Panini graças aos canais muito abertos para pedir esse material diretamente aos editores. Devido a mudanças na empresa, essas informações passaram a nos ser passada exclusivamente via assessoria de imprensa, o que após um momento de ajuste, foi possível continuar mantendo os checklists como fazíamos. Mais recentemente, com nova troca dessa assessoria, surgiram novas dificuldades para se obter tais informações. Mediante isso, tudo o que podemos fazer é obter as informações dos títulos pelas mesmas vias que vocês - hotsites oficiais e hotlist nas revistas. Integralmente, temos publicado ainda assim como podem verificar os últimos lançamentos aqui e aqui.

O que parece ser um descaso pela quantidade de informações mais favoravelmente proporcional de filmes, séries, quadrinhos lançados nos EUA e até mesmo action figures em relação aos quadrinhos decorre justamente da quantidade, teor e qualidade de informação que é gerada por dia pelos seus devidos meios. Como respondemos em alguns comentários, o que sai no site é apenas reflexo da nossa realidade. A tomar pelo artigo de hoje, para noticiar o material acima, muito mais especulamos o que viria em cada título destes anunciados no Hotlist por conta da composição dos TPBs americanos do que baseado em fatos entregues pela editora. E nunca tivemos lá uma política de trabalhar em cima de especulações (salvo se deixarmos claro no texto isso). Faltou capa, preço, número de páginas. Ou seja, não passamos a informação como deveríamos e acontecia meses atrás.

 Portanto, muitas vezes nos parece ter uma cobrança desmedida do que cabe a nosso papel ao exigir ou até mesmo reclamar de nós algo que não é de nossa competência. Gostaríamos muito de ter sempre o que replicar aqui sobre os quadrinhos lançado pela editora. De ter mantido integralmente os checklists de todos os meses como fazíamos por 10 anos. Mas isso sempre esteve fora de nosso controle. Sendo assim, nos parece muito mais lógico que os leitores que lêem essa notícia cobrassem diretamente agora da editora, por exemplo, um hotsite completo da Marvel onde os títulos integralmente fossem publicados (como é o caso da DC) ao invés de hotsites diferentes onde títulos mutantes, os Guardiões da Galáxia e especiais fossem excluídos.

Sendo assim, esperamos um pouco da compreensão de todos quanto a nossas limitações.

Coveiro

comments powered by Disqus