sexta-feira, 8 de junho de 2018

Origem dos poderes da série Manto e Adaga divergem dos quadrinhos mas aproximam os heróis do resto do UCM



Ontem estreou no canal Freeform a mais nova minissérie da Marvel, Manto e Adaga. E por mais que esses personagens sejam obscuros para a maioria, pela reação do público na internet, a série foi um arraso. Elogiada pela atuação e principalmente a estreita ligação com o restante do UCM nos cinemas.

Protagonizada pelos jovens Tandy Bowen (Olivia Holt) e Tyrone Johnson (Aubrey Joseph), a história vai se distanciar um pouco dos quadrinhos, mas aproximá-los bem mais de eventos já trabalhados no canal ABC nas séries da Agente Carter e Agentes da SHIELD. Mas para chegar a isso, vamos revisar um pouco a origem dos poderes deles no episódio mostrado ontem:

Tudo começa no passado, numa noite tempestuosa onde o destino de Tandy e Tyrone inadvertidamente seriam ligados sem eles saberem. O pai de Tandy, que trabalhava na Roxxon Corp, dirigindo para casa após pegar sua filha de sua apresentação de balé sofre uma acidente e seu carro é jogado pra fora da estrada e caindo dentro de um golfo. Na mesma noite, não muito longe dali, Billy, o irmão de Tyrone é atingido por um disparo de um policial e seu corpo cai na água do mar, forçando o jovem Tyrone a se jogar na água para tentar salvá-lo.

Tudo isso acontece no mesmo instante em que há uma explosão na fábrica da Roxxon Corp ali perto e as ondas de impacto atingem as águas. Essa energia atinge as duas criança e eles tem uma visão diferente de algo que ligaria o destino de ambos. Tandy vê uma escuridão infinita enquanto que Tyrone se depara com uma luz cegante. Eles estendem a mão para tocar o que vem, mas na verdade a mão dos dois acham um a do outro. Sim, a luz cegante era Tandy e a escuridão total era Tyrone. A cena corta e eles depois aparecem já na costa, sem ter ideia de que a partir dali teriam um futuro especial e ligados eternamente. A vida dos dois seguiria em separado por anos a partir daí até se reencontrarem na adolescência.


Os leitores de quadrinhos vão já perceber aí que a origem dos poderes dos personagens mudaram radicalmente das dos quadrinhos. Lembrando aqui como aconteceu no universo 616, Tandy e Tyrone eram dois jovens fugidos de casa que viviam nas ruas de Nova York. Ela fugia de uma família que não se importava por ela e ele fugia da culpa de ter causado a morte de seu melhor amigo, Billy, que tentava roubar um carro com ele e foi atingido por um policial. Nas ruas, ambos acabaram sendo vítimas de gangues que sequestravam jovens para usar como cobaias para novas drogas sendo desenvolvidas. Foi num desses ensaios que os poderes dos dois se manifestaram pela primeira vez, sem explicação racional porque eles eram opostos um do outro. Mais tarde, os quadrinhos retconearam que Tandy e Tyrone tinham genes mutantes dormentes e que foram ativados pelo uso do teste da droga.


Uma versão atualizada dessa origem foi feita no Universo Ultimate. Aqui, os dois personagens sofreram um acidente de carro e a filial Roxxon Brain Trust usou seu poder para declarar a morte dos dois e na verdade usar seus corpos como testes par uma nova droga que estavam desenvolvendo com base na substância conhecida como Matéria Escura. Foi aí que ambos desenvolveram seus dons de controle da matéria escura e de manipular luz cegante. Os jovens se mostraram inesperadamente fortes demais para aquela divisão da Roxxon contê-los e escaparam.

Dá pra ver pelos paragráfos acima, que há uma mistura satisfatória das duas origens, com toques de mudanças mais originais para a série de TV. Contudo, o ponto mais forte a se destacar aí é na verdade como Manto e Adaga reforça o que já foi trabalhado anteriormente em Agente Carter e Agentes da SHIELD. Vamos relembrar exatamente o que em cada um das séries nos paragrafos a seguir.

Seguindo uma ordem cronológica no UCM, comecemos com a segunda temporada de Agente Carter onde a empresa Isodyne Energy participava da corrida atômica na época e acidentalmente se deparou com um evento que criou uma fenda na realidade e gerou um pouco de Matéria Escura, que na época eles chamavam de Matéria Zero. Era definida como feita de pura energia negativa e atributos quase encarados como Místicos, algo sequer parecido com qualquer elemento da tabela periódica. Foi definida pelo cientista que a estudava na época, Jason Wilkes, como o líquido perfeito, sem qualquer aderência e sem qualquer condução de calor, é fria porque está sempre retirando energia das coisas ao redor para englobar em si.

O contato com a Matéria Escura tinha efeitos diferentes em cada um daqueles que a tocava. A empregada da Isodyne Energy, Jane Scott morreu congelada. Já o próprio Jason Wilkes quando em contato com a substância acabou se tornando um homem intangível e invisível na maior parte do tempo. Já a dona da companhia Whitney Frost quando tocou na substância adquiriu o poder similar a da própria substância, sendo capaz de 'devorar' a energia de qualquer um ao redor. É curioso também ver que o pulso de energia liberado pela Matéria Zero em dado episódio é similar ao mesmo pulso de energia do acidente deste episódio piloto de Manto e Adaga.


Agora, vamos seguir mais para os dias de hoje, com a série dos Agentes da SHIELD. Na quarta temporada, é dito que a Roxxon adquiriu a Isodyne no ano de 1956, nos levando a acreditar que com a compra da companhia, veio também a continuidade dos seus estudos e experimentos. Em Agentes da SHIELD, já vemos outros humanos que adquiriram natureza de poderes diferentes tudo graças a mesma fonte, a Matéria Negra. Na segunda temporada, o vilão Marcus Daniels, o Blecaute, que nos quadrinhos é um vilao do Motoqueiro Fantasma, aparece no seriado capaz de criar uma forma gasosa da Força Negra e absorver energia das pessoas através dela. Na terceira temporada, um General russo chamado Androvich adquiriu poderes via terrigênese baseados na Matéria Negra e era capaz de controlar sua própria sombra.



Manto e Adaga mal começou, mas já deu pra ver a gama vasta de poderes que os dois protagonistas tem aqui. Nitidamente, o personagem de Tyrone tem vinculos com a Matéria Escura e Tandy, seria exatamente seu oposto. É algo que nitidamente segue os quadrinhos e a série que mal começou ainda terá mais nove episódios para trabalhar bem tudo que os dois podem fazer. Mas não é só disso que a história fala. A série entrega também discussão precisa sobre tensão racial no país, transtornos de ansiedade social, bullying, brutalidade policial, dentre outros temas que tornam Manto e Adaga uma história muito mais madura do que uma série adolescente qualquer.

As poucas críticas vistas até agora são da qualidade da atuação de parte do elenco de apoio, mas que foram bem compensadas pelo grandes elogios da interpretação e dinâmica do casal principal. Olivia Holt e Aubrey Joseph foram destacados em vários reviews pela alta qualidade da performance.

No Brasil, a série será transmitida pelo Canal Sony, mas não há muitos detalhes sobre quando começará a exibição. 

Coveiro

comments powered by Disqus