quinta-feira, 13 de julho de 2023

Bob Iger aponta que excesso de séries "diluiu" a qualidade das produções da Marvel Studios


O atual momento da Marvel Studios ou mesmo de outras produções do conglomerado da Disney não é dos melhores. Isso vem sendo apontado por muitos fãs e certamente não passou desapercebido pelo novo CEO da Disney, Bob Iger, que voltou ao cargo após demitirem Bob Chapek. E em entrevista à CNBC, Bob Iger creditou as demandas do Disney+ como um dos motivos das dificuldades recentes da Marvel Studios.

Após seu retorno ao seu antigo papel como CEO da Disney em novembro passado, Bob Iger tem pisado no freio em termos de produção de conteúdo e ativamente cortando custos, ao mesmo tempo em que defende a criatividade e a qualidade sobre a quantidade. Logo após a Disney estender seu contrato por mais dois anos e deixa-lo no cargo pelo menos até 2026, Iger não está apenas reconhecendo os problemas das fases 4 e 5 do MCU, mas identificando a causa.



Para começar, quando questionado sobre o desempenho de bilheteria abaixo da média da Disney, incluindo Elemental da Pixar, Iger confessou:

“Bem, em primeiro lugar, o estúdio e seus ativos cinematográficos estão em primeiro lugar nas bilheterias globais este ano até agora. Dito isso, somos extremamente realistas e sou muito objetivo sobre esse negócio, e houve algumas decepções. Gostaríamos que alguns de nossos lançamentos mais recentes tivessem um desempenho melhor."

Mas, de acordo com Iger, a situação atual decorre do "zelo" da empresa em aumentar o conteúdo de streaming que "acabou sobrecarregando nosso pessoal" e espalhando criativos demais:

“É reflexivo não como um problema do ponto de vista pessoal, mas acho que em nosso zelo para basicamente aumentar significativamente nosso conteúdo para atender principalmente nossas ofertas de streaming, acabamos sobrecarregando nosso pessoal muito além - em termos de tempo e foco - muito além de onde eles estavam.

Curiosamente, Bob Iger apontou a Marvel como "um grande exemplo" desse problema. Além de produzir séries de televisão para streaming - que era um novo território para o estúdio - a Marvel também estava aumentando "sua produção de filmes", resultando no diagnóstico de Iger de ter seu "foco e atenção diluídos":

“A Marvel é um ótimo exemplo disso… Eles não estavam no negócio de TV em nenhum nível significativo. Eles não apenas aumentaram a produção de filmes, mas acabaram fazendo várias séries de televisão e, francamente, diluíram o foco e a atenção. Essa é, eu acho, mais a causa do que qualquer outra coisa” disse na entrevista à CNBC.

Apesar de não ter literalmente declarado isso na conversa, dá pra perceber que tanto para Marvel Studios como para Star Wars, Bob Iger deve reduzir a quantidade de projetos. E deve principalmente diminuir para o lado das produções das séries de TV. Talvez fique bem evidente a partir daqui que a Disney+ fique apenas com as produções menos onerosas focando em personagens urbanos como o Demolidor ou uma história mais contida que realmente agrade os fãs. Com isso, devemos considerar se daqui pra frente todos os projetos que foram parte dos rumores vão de fato sair do papel.

Coveiro

comments powered by Disqus