domingo, 9 de março de 2025

Co-criadores falam sobre a edição comemorativa dos 10 anos da Garota da Lua e o Dinossauro Demônio

 É hora de celebrar a Garota da Lua e Dinossauro Demônio. A dupla favorita dos fãs, com a pessoa mais inteligente do Universo Marvel e seu T-Rex gigante, tem um 10º aniversário chegando. Então, que melhor maneira de comemorar do que com um one-shot gigante que reúne dois dos cocriadores de Garota da Lua, o escritor Brandon Montclare e a artista Natacha Bustos. Como bônus adicional, há uma história adicional em Moon Girl & Devil Dinosaur 10th Anniversary Special #1 da escritora Justina Ireland e do artista Luca Claretti que impulsiona o legado de Lunella Lafayette de uma forma surpreendente com a estreia da Garota Demônio e o Dino da Lua.

O site ComicBook falou com Brandon Montclare e Justina Ireland sobre o próximo Moon Girl & Devil Dinosaur 10th Anniversary Special #1 e perguntou a Montclare sobre o desenvolvimento do conceito de Moon Girl há 10 anos e como ele e os cocriadores da Garota da Lua abordaram a parceria dela com Dinossauro Demônio, como eles tiveram ideias de histórias para os dois e o que ele tem reservado para o 10º aniversário da Garota da Lua no one-shot. Quanto à Ireland ela forneceu mais detalhes sobre os novos personagens Garota Demônio e Dino da Lua, incluindo seus nomes reais e a conexão da Garota Demôno com a Garota da Lua. 


ComicBook: Brandon, você pode levar os leitores de volta 10 anos atrás, quando você e seus colaboradores receberam a tarefa de fazer a Garota da Lua e o Dinossauro Demônio, e o que aconteceu nessas primeiras conversas quando todos estavam criando o conceito de Garota da Lua?

Brandon Montclare: Eu fiz alguns projetos pequenos para a Marvel, mas meu primeiro trabalho de escrita realmente significativo foi Rocket Girl, de propriedade do criador, na Image Comics. A cocriadora de Garota da Lua, Amy Reeder, foi minha colaboradora em Rocket Girl. E a cocriadora de Garota da Lua, Natacha Bustos, desenhou um conto que escrevi para Strange Sports Stories na Vertigo. Olhando para trás: acho que grande parte do nosso sucesso se deve ao fato de que Garota da Lua e Dinossauro Demônio são ideias grandes o suficiente para que cada um dos três cocriadores traga suas próprias ideias para a página. Viemos de três origens muito diferentes, tanto na vida quanto nos quadrinhos. E a mistura simplesmente funcionou!

A conversa inicial com a Marvel foi muito rápida! O editor Mark Paniccia gostou de Rocket Girl e perguntou se tínhamos algo semelhante que pudesse funcionar na Marvel. Tivemos uma reunião para discutir personagens/títulos disponíveis, e preferimos fazer algo com uma propriedade mais obscura. A ideia é que teríamos mais controle criativo e poderíamos trazer algumas ideias novas. A primeira sugestão de Mark foi o Dinossauro Demônio, o que na minha opinião era legal, mas Amy não tinha interesse nenhum em uma história sobre um t-rex comendo homens das cavernas. Mas assim que ele disse Dinossauro Demônio, ele seguiu com a ideia de adicionar a Garota da Lua, pegando o nome do antigo personagem coadjuvante do Dinossauro Demônio, o Garoto da Lua. E a ideia era tão boa que nunca discutimos nenhum outro título. Claro, nós a trouxemos para a moderna Marvel Manhattan; fizemos Lunella Lafayette no molde da clássica cientista da Marvel que virou heroína. Achamos que provavelmente duraria seis edições legais... mas o resto é história.



Garota da Lua recebe a maior parte da atenção, mas o Dinossauro Demônio também merece o primeiro lugar. O que você achou desafiador e emocionante ao explorar o relacionamento deles em várias edições?

Jack Kirby é o quarto criador do título de duas maneiras. A primeira é óbvia: suas nove edições do Dinossauro Demônio dos anos 1970. A segunda é sua influência (igualmente óbvia, quando você pensa sobre isso) sobre o Universo Marvel. Da minha parte: eu definitivamente queria imbuir a Garota da Lua com todas as coisas maravilhosas da Marvel. Em termos de personagem: uma super-heroína que ainda é a azarona porque tem pés de barro. E todas essas outras coisas. Em termos de enredo: muita interação com os outros personagens do Universo Marvel. Na verdade: um tema que atravessa todas as 47 edições da série original é Lunella Lafayette encontrando seu lugar neste mundo.

Quero dizer que Dinossauro Demônio não é apenas uma fachada ou um colírio para os olhos. Mas um t-rex ardente É um ótimo colírio para os olhos! É ouro de história em quadrinhos em um invólucro vermelho. Em termos de personagem: ele é o contraste com a Garota da Lua. Grande vs Pequeno. Cérebro vs Força. Confiança vs Insegurança. Todos os "desafios" de um livro com um personagem principal que inclui um dinossauro também são fontes de "excitação" criativa. Como você vai encaixar um t-rex de 30 pés na narrativa sequencial, painel após painel? Como você pode desenvolver uma conversa quando um dos dois só consegue rosnar? Todas essas coisas são difíceis de trazer para a página... mas resolver esses problemas por meio de uma história é o que torna a escrita divertida.





Como você abordou a celebração do 10º aniversário da Garota da Lua de uma forma que celebrasse a personagem e também a impulsionasse para uma nova geração de fãs?

Houve grandes criadores empurrando a Garota da Lua em novas direções. Coisas legais que eu nunca teria sonhado acabam em novos quadrinhos. Há o desenho animado que é uma nova abordagem. Da minha parte: a melhor razão para criar um novo personagem para o Universo Marvel é que eles serão envolvidos nessa história sem fim que dura décadas... e trazida a você por milhares de escritores e artistas. E editores e coloristas e cartas e pessoal do escritório dos bastidores... e os fãs também. Eu escrevi muitas páginas de Garota da Lua... e tudo o que se desenvolveu nessas páginas, é apenas porque havia leitores que vieram para o passeio.

Para o especial do 10º aniversário: provavelmente é seguro dizer que meu roteiro é, de muitas maneiras, de volta ao básico. Porque, por mais que um personagem cresça, grandes personagens mantêm um núcleo identificável. Como Lunella sempre teve 9 anos, pensei que seria divertido deixá-la fazer 10 anos nos quadrinhos da mesma forma que ela faz 10 anos no mundo real. Mas os leitores provavelmente acharão que quanto mais as coisas mudam, mais elas permanecem as mesmas. MAS... Eu posso fazer isso (não só porque sou a cocriadora!) porque a segunda história do Especial de 10º Aniversário é uma nova história selvagem de "Garota Demônio e o Dino da Lua". Que, como o título promete, mistura as coisas!



Justina, você e Luca Claretti apresentam Garota Demônio e o Dino da Lua, com o primeiro sendo anunciado como descendente de Lunella do futuro. De que ponto no futuro Garota Demônio e o Dino da Lua vêm, e o que você pode nos contar sobre a história deles?

Justina Ireland: Garota Demônio, também conhecida como Artemizia, e seu Dino da Lua, Skrex, vivem em um futuro distante em um lugar conhecido como Lua Selvagem. Dizem que a lua foi criada pela bisavó de Artemizia, Lunella, após um enorme desastre cataclísmico na Terra conhecido como Descensão. O povo da Lua Selvagem vive em harmonia com dinossauros aumentados, mas isso não significa que não haja aventuras na Terra. Infelizmente, isso também vem com um lado problemático...

A Garota Demônio é a pessoa mais inteligente do Universo Marvel em seu futuro, ou ela tem outro qualificador único que também segue os passos de Lunella?

A Artemizia provavelmente pensaria que é a garota mais inteligente do universo conhecido porque ela é cheia de confiança imerecida, mas sua irmã mais velha Luz definitivamente discordaria. E embora Artemizia seja inteligente e dedicada àqueles com quem se importa, assim como Lunella era, ela tem uma ousadia que é toda sua.





A Moon Girl & Devil Dinosaur 10th Anniversary Special #1 estará à venda em 2 de abril. 

Coveiro

comments powered by Disqus