domingo, 8 de fevereiro de 2009

NYCC' 09: Finalmente revelado o destino do Ultiverso...

* Atenção! Informações inéditas no Brasil e nos EUA!
Atualizado com novidades!!

Por muito tempo, corria solto o boato de que o Ultiverso estaria pra acabar e, em termos, todo mundo acabou concordando com isso quando Jeph Loeb assumiu o título dos Supremos. Então, veio o Ultimatum e um verdadeiro apocalipse começou a esboçar nesse universo alternativo. Sem ter idéia plena do que de fato estaria por vir, restava aos leitores apenas esperar.

Ultimate Comics


Então, veio a Nova York Comic Con e as dúvidas foram sanadas...

Tudo começou no painel especial que costumeiramente é realizado pelo editor chefe da Casa das Idéias, Joe Quesada. O maioral da Marvel não se demorou muito em seu anúncio e disse prontamente que estaria cancelando todos os títulos da linha Ultimate com o fim do "Ultimatum".

Ao lado dele, numa encenação bem cômica, gritava Brian Michael Bendis "Não, não! Está tudo acabado entre a gente, profissionalmente, cara"

O público ainda sem reação definida ouviu então Joe Quesada anunciar que o cancelamento seria seguido de um verdadeiro reboot do Ultiverso. Agora, a linha se chamara Ultimate Comics e - assim como foi no seu início - contará apenas com o título do Homem-Aranha. Bendis será ainda o escritor e um novo desenhista foi então convocado, David LaFuente.

Ultimate Comics

Nesse meio tempo entre o cancelamento e a nova fase, teremos a publicação de uma série especial chamada Ultimate Spider-man Requiem, que contará com os desenhos de Mark Bagley e Stuart Immonnem. No mesmo estilo, teremos também uma Requiem para os X-men e Quarteto Fantástico, encerrando de vez uma fase.

Ultimate ComicsUltimate Comics


Daí, tudo recomeça e Bendis já adianta que haverá um bom salto de tempo entre o que se viu no final do primeiro volume e o que veremos em Ultimate Comics. Para Bendis, é interessante ver como se comportarão esses personagens um tempo depois de todo o desastre. Haverá mudanças de atitudes e também novos personagens na trama. Existe até a dúvida se será mesmo Peter Parker o novo portador da máscara vermelha. Na verdade, tudo pode acontecer daqui por diante. O novo universo em Ultimate Comics tem como meta virar algo imprevisível mais uma vez.

Bendis comentou no CBR sobre a possibilidade de reimaginar vilões, inclusive alguns que só existiram na série de TV do aranha dos anos 60. Segundo ele, já existia essa idéia sendo semeada em sua cabeça e ele pretendia pô-la em prática muito em breve no antigo título. Isso se o Jeph Loeb não tivesse afogado sua revista, falou ele em tom divertido.

Falando em Loeb, o próprio resolveu abrir um pouco o jogo numa entrevista no Comic Book Resources. Comentou que a decisão de reformatar o Ultiverso foi praticamente unânime em um jantar de "negócios" entre ele, Bendis e Quesada. Na verdade, o principal ponto que justificaria a derrocada dos títulos teria sido a falta do efeito "surpreendente" que as revistas vinham levando nos últimos meses. Eles queriam resgatar isso e decidiram fazer do jeito mais drástico possível. E eis o Ultimatum.

Ultimate Comics

Nada sabemos sobre o destino dos heróis nessa minissérie em cinco partes. Loeb sequer ousou falar nomes de quem sobreviveria no final, mas comentou um pouco sobre os dois vindouros títulos que chegaram logo em seguida ao lançamento de Ultimate Comics: Spiderman - trata-se de Ultimate Avengers e New Ultimates.

O primeiro, escrito e já anunciado por Mark Millar, terá um tom totalmente diferente e inusitado ao que já foi feito pelo inglês até então. Os desenhos ficaram a cargo de Carlos Pacheco e uma prévia da arte foi mostrada no painel do Quesada.

Algum tempo depois, em entrevista ao Newsarama, Millar comentou que pretende fazer de seu título algo bombástico a cada grupo de seis edições. Os personagens envolvidos nem sempre serão os mesmos e ele pretende na verdade tomar emprestado alguns deles para contar sua história. No primeiro arco de Ultimate Avengers, veremos muitos rostos de heróis conhecidos, aqueles que sobreviveram ao Ultimatum, é claro. Já no segundo arco, vamos ter o Capitão América se relacionando com versões novas de personagens comuns da 616 como Justiceiro e Motoqueiro Fantasma.

Em sua entrevista, Millar também deixou soltar que pretende usar uma ponta aberta em seus dois volumes anteriores de Supremos. Trata-se do filho do Capitão América.

New Ultimates é o novo título nas mãos do Loeb. Ele contará com Frank Cho nos desenhos e disse que será como uma continuação de seu trabalho mostrado no volume 3 de Ultimates. Só que de alguma maneira, sera "Novo". Não dando muito detalhes do que estaria planejando, Jeph Loeb soltou que pretende apena extrapolar para o inesperado em seu título.

Não há um comentário sobre o futuro do Quarteto Fantástico e dos X-men nesse novo universo.

Pessoalmente, acho ainda prematuro opinar o peso dessa decisão nos leitores. Contudo, um comentário feito por Bendis em sua entrevista certamente me chamou atenção e me fez lembrar de um motivo bem maior para esse reboot - a cronologia.

Ultimate Comics

Bendis comentou que enquanto escrevia Ultimate Spider-man, sentia um certo pesar por não poder comentar o que acontecia paralelamente nos demais títulos porque havia uma certa falta de sincronia nos lançamentos das revistas. E é fato bem sabido que muitas mancadas cronologicas foram feitas anteriormente no ultiverso, como a origem dupla do Quarteto Fantástico e o descompasso temporal do que era visto nos Supremos do Millar e no Aranha do Bendis. Ultimate Comics viria aí para corrigir isso, ou ao menos, colocar uma pá de terra no assunto.

Coveiro

comments powered by Disqus