terça-feira, 15 de setembro de 2009

Demolidor: Conspiração


Demolidor

Depois de quase enlouquecer, parece que Matt Murdock resolveu abraçar uma causa quase impossível: Livrar Big Ben Donovan da cadeira elétrica. O problema é que esse caso vai requerer muito mais do que os conhecimentos jurídicos do Demolidor. Matt terá que ter muita paciência, já que nem réu quer se livrar do corredor da morte.

Nossa bela história jurídica começa em Marvel Action 31. Matt chega à cadeia propondo defender Big Ben nem que seja contra a vontade dele. Ben insiste que é culpado e que aceita a execução de bom grado, sem pestanejar. Murdock tenta convencê-lo do contrário, mas é em vão. Big Ben agride o Demolidor e é escoltado de volta para sua cela. Matt sabe que toda aquela pose é puro desespero e vai começar a cavar o motivo daquilo tudo.

No seu apartamento, Dakota (close na foto da época de desfiles e glamour) e Luke discutem sobre o caso, quando Murdock chega para atualizar sobre as novidades que conseguiu na prisão. Todos concordam com Matt que Big Ben está escondendo uma coisa muito, mas muito grande. E todos começam a investigar o caso. Dakota resolve ir atrás de seu agressor, voltando para o restaurante em que foi agredida. E tem sorte, já que o dono do restaurante fala que o estabelecimento tem câmeras de segurança.

Demolidor

Com as imagens das câmeras, North vai conversar com Kurtz para tentar localizar o seu agressor nos arquivos da polícia. Ambos discutem o caso, sendo que Kurtz continua achando que Big Ben é culpado de seus crimes. Quando a discussão fica um pouco mais agressiva, Warren, colega de Kurtz, a interrompe. Mas ele, além de interromper a discussão, reconhece o agressor de Dakota.

Enquanto Dakota revira os arquivos policiais, Matt vai atrás de Ben Urich. Sentados em mesas separadas, ambos contam suas impressões sobre o caso, com Urich destacando alguns pontos, como o pai desaparecido, Henry Callinan. Callinan era estivador, o que atrai atenção de Murdock.

North localiza o agressor e resolve dar o troco. Porém, Moss não é um zé-mané qualquer. É um agente do FBI, que pelo jeito não se intimida muito fácil, até porque o tempo está a favor dele. Não restam muitas opções para Dakota, que está contra o relógio. A detetive resolve voltar para o seu apartamento. Em seu interior, uma figura de cabelos grisalhos alerta para a encrenca que Dakota se meteu. Dakota acaba de encontrar o seu pai.

Demolidor

Matt começa a busca da forma que melhor sabe: Espancando os criminosos. Enquanto esmurra alguns meliantes, o Demolidor acaba não percebendo a movimentação fora do bar. Alguém resolve avisar o chefe das docas que a coisa está movimentada em seu território. E isso não deve agradar muito Slaughter, antigo adversário do Demolidor.

Na prisão Sing Sing, um dos guardas está recolhendo as bandejas com a comida dos presos. Ao chegar na cela de Donovan, percebe que o preso resolveu antecipar a sua execução. Ben quase consegue realizar com sucesso uma manobra suicida.

Demolidor

Mas a coisa começa a ficar quente mesmo é no número seguinte, em Marvel Action 32, onde Dakota começa com uma acalorada discussão com sua figura paterna, Samuel North. Parece que o caso Big Ben Donovan envolve questões de segurança nacional, já que o pai de Dakota é envolvido com as agências de segurança do país. Após trocarem farpas, Samuel sai com cuidado do apartamento de Dakota.

De volta a penitenciária, Matt e Foggy vão ver o estado que está Donovan. O diretor relata que até a vinda de Murdock, Big Ben era um preso exemplar, sem causar grandes problemas. O diretor de Sing Sing só permite a visita de Murdock porque ele sabe de alguma coisa e porque está convencido da inocência de Donovan.

Matt tenta trocar algumas palavras com Big Ben, mas em vão, já que não consegue nada que possa ajudar o réu. No carro, voltando para o escritório, Matt parece inconsolável, mas sempre pode contar com o apoio do sempre presente Foggy.

Demolidor

Em seu escritório, os advogados Matt, Foggy e Becky, mais Dakota, começam a pensar na linha de defesa do caso. Primeiro, percebem que estão lidando novamente com o Governo Federal, ainda mais depois do aviso do pai de Dakota e da ameaça feita pelo Agente Moss. Beck resolve ver as finanças de Donovan para descobrir alguma coisa. Matt resolve ir atrás de Henry Callinan. Só que, um pouco longe dali, as ações dos heróis está sendo fiscalizada por um agente federal.

Matt resolve esmurrar um pouco o saco de areia para aliviar a tensão. Ele sabe que o melhor caminho para resolver o caso é usar a cabeça, apesar que sair descendo a porrada na galera seja mais divertido. Matt percebe que não consegue obter as informações, pois alguém está aterrorizando o pessoal do porto. Matt resolve ir até ele, ou seja, Slaughter.

Becky e Dakota, após fuçar um pouco nas contas de Big Ben Donovan, encontram algo, sendo uma espécie de fundo, com vários cheques compensados. Além dessa parte, Beck aconselha a Dakota a ficar longe de um certo cego casado e que costuma arranjar muitas encrencas. Por exemplo, ele está para arranjar um agora. O Demolidor resolve espancar seu informante favorito, Tucão. Matt obtém a informação de Slaughter está no comando das docas, mas que está limpo, não atuando mais como antigamente. Enquanto Dakota, a partir das informações conseguidas na investigação, chega até uma pessoa importante: o filho de Big Ben, o “pequeno” Ben.

Demolidor

Demolidor resolve ir até a fonte para conseguir as informações necessárias. Para isso, Matt ruma para as docas, território por excelência de Eric Slaughter. Murdock entra com tudo no escritório de Eric, quebrando todos os seus capangas. Mas o rei das docas não parece se intimidar com o Demolidor, mesmo correndo o risco de ser espancado. Mas parece que Murdock caiu numa armadilha. E não só foi o Demolidor.

Após uma breve entrevista com Ben Filho, Dakota tem novidades para Beck. Só que, momento de falar com ela, North é alvejada.

Demolidor

E assim se encerra mais uma parte do arco Cruel & Incomum, escrito de forma magistral por Brubaker e desenhado soberbamente por Michael Lark. Muito bom o ritmo do arco, comprovando que Bruba são não consegue escrever histórias interessantes dos X-Men. Espero uma conclusão digna de arcos como “Passeio do Demônio” e “A Parte do Demônio”.

Rafael Felga

comments powered by Disqus