quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Vingadores vs Invasores: Pelo Passado e Futuro

Se for para resumir os primeiros acontecimentos da minissérie Vingadores vs Invasores, as palavras de Paul Anselm (único soldado a vir junto com os heróis do passado para o presente) na edição 3 servem com exatidão. "Eu não estive lá. E, de alguma forma, não importa o quanto o futuro é sensacional, ele não é o bastante... porque vocês não estão aqui. Ou porque eu não estive naquela época com vocês para ajudar meu pelotão, salvar vocês. A quem estou querendo enganar? Não sou o Capitão América. Mas o Capitão América não estava lá para salvar vocês. Nenhum dos Invasores estava".

Vingadores vs Invasores

E a terceira edição desta minissérie continua, mostrando o choque entre as duas gerações de heróis. O novo Capitão América encontra sua versão mais jovem, o Bucky, e dá um conselho sobre o passado que não deveria. Ao mesmo tempo, o Homem de Ferro está face a face com um verdadeiro fantasma de seu passado, a versão do Capitão de 1945, como que ressurgida dos mortos. E sob o aeroportaviões da SHIELD, Vingadores de diferentes equipes e Invasores estão em combate para preservar o futuro, que está em jogo pelos acontecimentos mudados no passado.

Todavia, o resultado da batalha termina de um jeito inesperado. Os MVAs da SHIELD acabam capturando Namor e o Capitão original, não deixando outra opção para os Novos Vingadores a não ser fugir dali com o restante dos Invasores – Bucky, Centelha e o primeiro Tocha Humana. Eles partem para o Sanctum Sanctorum, casa do Doutor Estranho, que revela a eles imagens de como o mundo será caso os heróis do passado não sejam devolvidos a tempo. E o perigo é ainda maior já que Estranho descobre agora que não foram cinco apenas os viajantes no tempo, mas sim seis. Faltava um. Paul Anselm.

Vingadores vs Invasores

Quando partem atrás do sexto viajante, os Vingadores e Invasores são levados até cemitério do Brooklin, em Nova York. Contudo, ao invés de achar o soldado, percebem na verdade que o Tocha Humana, Jim Hammond, sumiu. Na verdade, Hammond ainda está com sua cabeça voltada para os MVAs deixados para trás na SHIELD. As lembranças do cárcere dos Judeus em seu tempo e a perseguição dos mutantes relatadas por Wolverine nesta mesma edição atiça a vontade do herói artificial em libertar seus “iguais”.

Vingadores vs Invasores

Na prisão da SHIELD, o Homem de Ferro tenta convencer o Capitão original sobre os perigos da viagem no tempo que eles sofreram. Contudo, esse será o menor de seus problemas agora. Hammond retornou sozinho para o aeroportaviões e estava disposto para liderar uma revolução entre os Modelos de Vida Artificial.

Vingadores vs Invasores

Assim, começa uma batalha entre o primeiro Tocha Humana e os Poderosos Vingadores. E para nossa surpresa, até mesmo o supostamente invencível Sentinela cai perante o Invasor e o domínio das máquinas têm início.

Vingadores vs Invasores

Um tanto longe dali, em Manhattan, os Vingadores e Invasores chegam na casa do velho Paul Anselm. Lá encontram também o jovem Anselm, mas nada de cubo cósmico, objeto o qual Estranho suspeitava ser o maior causador dessa confusão cronológica. Então, o Mago Supremo tenta entender o que causou tudo aquilo. Concentrando, percebe que a coisa pode ter ido muito mais além, mais que o desejo de uma só pessoa. Talvez, muitas pessoas tenham desejado aquilo depois de afetadas pela morte de Steve Rogers meses atrás, após a Guerra Civil.

Vingadores vs Invasores

Na residência de Anselm, Centelha acaba encontrando uma foto antiga mostrando o soldado ao lado de seu túmulo. Consternado por saber de seu fim prematuro, o jovem pede para que lhe seja revelado como ocorreu sua morte. Anselm conta que Centelha morreu tentando salvar Namor do Pensador Louco. Na mesma noite, o jovem parte para o cemitério Colina dos Ciprestes encarar sua própria tumba.

Vingadores vs Invasores

Com o interior do aeroportaviões dominado e restando muito pouco para derrotar o restante dos poderosos Vingadores, Hammond tem um encontro com Tony Stark. Enquanto Hammond tenta defender o seu conceito de vida e ideais de proteção de homens artificiais, Stark está bem mais preocupado com a segurança do fluxo de tempo.

Contudo, essas questões são deixadas de lado. Jim Hammond é levado para outro ponto do aeroportaviões onde depara-se com Namor e o Capitão original mantidos em animação suspensa e submetidos a uma realidade alternativa que em muito lembra as batalhas das guerras mundiais. Para salvá-los dali, os MVAs dizem que Hammond terá que também entrar no ambiente artificial para tirá-los dali. E ele aceita.

Enquanto isso, os últimos poderosos vingadores a resistir no aeroportaviões da SHIELD são surpreendidos pela chegada de Bucky, ou melhor, do novo Capitão América, que chega com um daqueles aerocarros usados por Nick Fury e muda repentinamente a balança da vitória da batalha.

Vingadores vs Invasores

E nos esgotos da cidade, são os novos vingadores, liderados por Stephen Strange, que descobrem a principal causa daquela falha no tempo. Desespero, antigo e clássico vilão da Marvel, está de posse do cubo cósmico e o esta usando para se alimentar do sentimento de perda de todas as pessoas da cidade nesse momento fúnebre após a morte do capitão e da Guerra Civil.

Vingadores vs Invasores

Não demora muito para o vilão perceber os intrusos e assim usa seus poderes para trazer as piores lembranças dos heróis às suas mentes. Todos ali são rapidamente derrotados pelo vilão. Todos exceto Echo, que por ser surda, é incapaz de ser sugestionada pela voz do inimigo.

De volta ao interior do aeroportaviões, vemos os esforços de Jim Hammond dentro da máquina de realidade virtual tentando salvar seus dois amigos, Steve e Namor. Todavia, mesmo resgatando os dois heróis, Jim logo percebe que não sabe como sair daquela prisão irreal. Então, ele percebe que foi enganado e começa a sentir que seu corpo artificial está sendo maculado pelos MVAs. Como vampiros, aquelas formas de vida artificial estão literalmente alimentando-se do sangue de Hammond. Agora, sua vida depende é de seus amigos invasores.

Vingadores vs Invasores

Em outra área do aeroportaviões, Tony é resgatado pelos seus Vingadores. E ao se conectar com um dos MVAs caídos no chão, a identidade de um vilão é revelada – Ultron. As páginas seguintes mostram um dos MVAs assumindo uma forma similar a do robô e se gabando por sentir pela primeira vez o gosto da vida.

Vingadores vs Invasores

Já o novo Capitão América destina-se a outra missão. Infiltrando-se secretamente na máquina de realidade alternativa que prendia Namor e o Capitão original, ele consegue libertá-los. Contudo, assim que desperta, Steve não compreende quem é aquele que simula seus trajes e o ataca achando que seja um dos robôs inimigos.

No meio do combate, a versão mais velha do Bucky consegue convencê-lo a parar com as hostilidades e salvar a vida de Namor antes que seja tarde demais. Os demais poderosos vingadores chegam e novas alianças são forjadas.

Nos corredores do aeroportaviões, o corpo inerte do primeiro Tocha Humana é levado pelos MVAs. Sua mente está conturbada, contaminada pela invasão de Ultron. Sentindo-se ludibriado, ele desperta já em chamas e lançando sua irá contra todos ao seu redor.

Vingadores vs Invasores

E voltando para os esgotos de Manhattan, os Novos Vingadores são salvos por Echo. A moça rouba com facilidade o cubo cósmico das mãos de Desespero e o entrega para o Doutor Estranho. Sem ele, o vilão pode ser facilmente derrotado e uma revelação surpreendente é feita. Aquele Desespero, na verdade, é o primeiro Visão, que fora dominado pelos poderes do Cubo.

Vingadores vs Invasores

Este Visão revela então a verdadeira missão de sua vinda ali. Seu papel de Guardião do cubo é explicado. E agora, de posse do cubo, tudo pode ser restabelecido. Todos os heróis voltam para se reunir. É chegado o momento de enviar os Invasores de volta ao seu tempo. As despedidas são feitas. Contudo, algo está para acontecer.

Ao pé do ouvido de sua versão mais velha, Paul Anselm diz saber como “dar um jeito em tudo” e no momento prestes a todos irem para casa, ele toca no artefato. Então, a realidade se distorce. Uma gigantesca onda de energia branca sai dragando todos ali. A cidade é absorvida e poucos instante do próprio Estranho ser levado, um feitiço é lançado protegendo dez de nossos heróis.

Vingadores vs Invasores

O Homem de Ferro, Miss Marvel, Luke Cage, Mulher Aranha, Homem Aranha juntamente com os cinco invasores do passado são a última esperança. Como bem disse Estranho antes de sumir, o Destino de tudo depende deles.

Coveiro

PS: Esta resenha inclui as histórias presentes nas edições 3 e 4 de Vingadores/Invasores publicadas pela Panini. E mais uma vez, disponibilizamos aqui as capas 5, 6 e 8 assinadas por Alex Ross, alem das variantes 5 do Deodato e 7 do Pascal Ferry.

comments powered by Disqus