domingo, 3 de abril de 2011

Primeiras informações sobre o "Cisma" dos X-Men na WonderCon'11

* Atenção! Informações inéditas no Brasil e EUA!!!

A próxima grande saga dos X-Men, Schism ("cisma" ou "cisão", em português), andava envolta em mistérios desde seu anúncio. Rumores circulavam pela internet, mas mesmo eles pouco indicavam os rumos que seriam dados à equipe de heróis mutantes. Este fim de semana, na WonderCon 2011 (em São Francisco), a Marvel finalmente decidiu abrir o jogo. Confira as novidades!



Diferente das últimas sagas envolvendo os X-Men, X-Men: Schism será retratada em uma minissérie própria, em vez de realizar um crossover entre as várias revistas da equipe. A história, a ser publicada em cinco edições a partir de julho, terá roteiros do "arquiteto Marvel" Jason Aaron e uma equipe de primeira de desenhistas: Carlos Pacheco desenhará a primeira edição; Frank Cho (que também ilustrará as capas das cinco edições), a segunda; a terceira ficará com Daniel Acuña; a quarta, com Alan Davis; e Adam Kubert assume a arte na edição final.



Mas vamos ao que realmente interessa: a história. Conforme os rumores já haviam apontado, Schism consiste em um conflito entre Ciclope e Wolverine. O conflito terá início com o retorno de uma figura ainda não revelada, apresentada aos leitores na série New X-Men, de Grant Morrison. Essa figura despertará uma onda global de medo e ódio aos mutantes; segundo Aaron, isso vai levar à aparição de "mais sentinelas em uma revista do que se viu há um bom tempo". Para lidar com isso, Ciclope traçará um plano, do qual Wolverine discordará completamente, dando início ao "cisma" da equipe.



Aaron comparou Schism a Guerra Civil, no sentido de que a ruptura ideológica entre os dois lados do conflito levarão os próprios leitores a discutirem qual lado teria a razão. O roteirista também disse que a saga terá grande impacto, sentido não só em todas as séries ligadas aos X-Men, mas também no Universo Marvel como um todo e na forma como os mutantes são vistos nesse universo. Aaron também afirmou que as origens do cisma mutante datam de acontecimentos de sagas antigas, como Dinastia M e Complexo de Messias, mas garantiu que a equipe criativa está tendo cuidado para que os leitores novos também possam entender o contexto da saga.



Embora Logan e Scott sejam os dois protagonistas da saga, vários outros personagens terão papel importante nela, como a messias mutante Esperança Summers e suas "Cinco Luzes", bem como uma nova formação do Clube do Inferno, cujas intenções e ações não serão necessariamente as mesmas que se esperaria das encarnações passadas do Clube. Os leitores também podem esperar por participações gerais de todos os atuais X-Men, especialmente os mais jovens (retratados anteriormente em New X-Men - de Kyle e Yost, não do Morrison - e Young X-Men).



Conforme já havia sido comentado aqui no Universo Marvel 616, Schism será precedida por outra minissérie em quatro partes, X-Men: Prelude to Schism, com roteiro de Paul Jenkins e arte de Robert De La Torre, Laurence Campbell, Dalibor Talijic e Will Conrad, mostrando um mesmo acontecimento do ponto de vista de cada um dos dois protagonistas de Schism, além dos de Magneto e do Professor X. Esse prelúdio será publicado nos meses de maio e junho.



As demais informações sobre os X-Men não foram grandes, mas houve alguns detalhes interessantes. Rick Remender comentou que sua "Dark Angel Saga" na Fabulosa X-Force finalmente revelará o que (ênfase em "o que", em oposição a "quem") é o Arcanjo e por que Apocalipse o colocou no corpo de Warren Worthington III, o Anjo; Remender também prometeu mudanças na formação do grupo ao final desse arco. Na série solo de Wolverine, a transmorfa Mística dará as caras novamente em breve. O anúncio mais legal, pelo menos para os fãs de São Francisco, foi a reimpressão da edição 534 de Uncanny X-Men em tiragem limitada, com uma capa especial mostrando a equipe usando as cores do San Francisco Giants, popular equipe de beisebol.



Com o cisma iminente, várias dúvidas ficam no ar. Afinal, que plano do Ciclope poderia levar a uma separação ideológica tão forte entre os X-Men? Quem vai ficar de cada lado? E, mais importante: quando Schism acabar, os X-Men ainda serão uma equipe... ou estarão definitivamente divididos? A ansiedade pela chegada do fim do ano não poderia ser maior para sabermos as respostas...

Fernando Saker

comments powered by Disqus