sexta-feira, 29 de abril de 2011

Maratona 616: Top10 Maiores Adversários do Thor


Thor Top 10

Aproveitando a publicação da edição número 600 de Thor na última quarta-feira, dia 11 de fevereiro, o site da Marvel organizou um Top 10 com os maiores adversários que o deus do trovão, e atual soberano de toda Asgard, já enfrentou. Dêem uma olhada.

10º - Deuses Sombrios

Os "gêmeos malvados" de todos os deuses asgardianos iniciam essa lista. No traço marcante de John Romita Jr., liderados pela Majestosa Zélia, retornaram a atacar Asgard no número 1 do segundo volume de Thor, em 1998, fazendo com que Thor recorresse à ajuda de Hércules e do Destruidor para impedir que assassinassem Odin e todos os seus súditos.

Thor Top 10

9º - O Executor

Skurge, o Executor, era inicialmente apenas mais um personagem bruto e amante da violência que permeava os contos asgardianos. Contudo, com o passar do tempo, descobriu-se que era muito mais do que isso. Desde a história de seu amor pouco correspondido por Encantor, até seu estrito código de honra em suas inúmeras batalhas contra Thor e seus companheiros. Surgido em Jorney Into Mistery nº 103 (em 1964), Skurge acabou tento um final digno de um herói, auxiliando Thor e os asgardianos ao se sacrificar contendo os exércitos de Hela sozinho.

Thor Top 10

8º - O Destruidor

A primeira aparição do Destruidor foi em Jorney Into Mistery 118, de 1965, já demonstrando que não era um oponente qualquer, ou um vilão comum, mas, sim, a máquina de destruição definitiva de Odin. Uma perfeita mescla de tecnologia e misticismo, o corpo oco, quando ocupado por uma raivosa alma (desde Sif, até mesmo Loki e o próprio Odin), já causou muita... destruição! E, claro, precisou ser contido inúmeras vezes pelo deus do trovão.

Thor Top 10

7º - O Homem Absorvente

Sim, Crusher Creel, o mortal de Midgard capaz de adquirir as propriedades físicas de tudo que tocar, carregando uma pesada bola presa por uma corrente, provou-se um valoroso adversário de Thor. O Homem Absorvente é vilão clássico, surgido em 1965 em Jorney Into Mistery 114, que não deu só dor de cabeça ao poderoso filho de Odin, mas também ao Hulk e aos Vingadores.

Thor Top 10

6º - Fenris

O Lobisomem Fenris, figura tradicional da mitologia nórdica também apareceu pela primeira vez em Jorney Into Mistery 114, e nutre uma raiva ancestral por Thor. Mesmo não sendo nenhum gênio da vilania, Fenris é a violência encarnada em um corpo lupino, o que o torna uma boa ferramenta para seu pai, Loki (pois é!). Um encontro do deus do trovão com ele é garantia de batalhas ferozes, quase sempre com algum plano traiçoeiro do deus da trapaça por trás.

Thor Top 10

5º - Hela

A soberana do reino dos mortos é fria, calculista e uma das maiores vilãs de todo universo Marvel. Mas anseia impacientemente pela alma de Thor desde Jorney Into Mistery 102 (1964). A figura esguia e misteriosa de Hela lhe dá uma aparência de criar calafrios é inconfundível, e já ofereceu grave perigo a Thor e seus companheiros por diversas vezes, a ponto do deus do trovão evitar ao máximo visitar seus domínios, e nunca tê-la derrotado completamente.

Thor Top 10

4º - A Guangue da Demolição

Ultimamente os membros desse grupo de bandidos de Midgard têm servido um pouco de saco de pancada do Universo Marvel, mas esse grupo de arruaceiros e bandidos, anabolizado por armas de natureza mística, já foi uma pedra no sapato de Thor. Seu líder, Destruidor (Wrecker, no original. Não confunda com a armadura mística The Destroyer) ainda se gaba por já terem colocado o deus nórdico na lona, assim como os Vingadores, apesar de depois serem derrotados. O certo é que, desde Defenders 1, de 1974, esse grupo de vilões sempre foi osso duro de roer.

Thor Top 10

3º - Surtur

Demônio dos demônios de Asgard, Surtur sobe no pódio, sendo conhecido como aquele que mais traz calafrios a qualquer asgardiano com a mera pronúncia de seu nome. Um dos agentes do ciclo de Ragnarok a que Asgard parecia fadada, é uma dor de cabeça para Thor desde Jorney Into Mistery 97, mas já foi uma grande adversário mesmo para Odin.

Thor Top 10

2º - Encantor

Amora é uma das mais belas asgardianas, mas também é uma de suas mais perigosas habitantes. Suas tramas e capacidade de usar os homens como suas ferramentas só não são maiores que a mistura de paixão e raiva que sente por Thor, já que seu amor pertence à Lady Sif. Por isso, o filho de Odin já sofreu diversas vezes em suas mãos, desde Jorney Into Mistery 103, principalmente quando ela se associou a seu meio irmão, Loki.

Thor Top 10

1º - Loki

Alguém se surpreendeu com o primeiro lugar? Claro que não! O maior vilão que Thor já enfrentou não poderia ser ninguém além de Loki, seu meio irmão. Ou irmã? Na encarnação mais recente de Thor e dos asgardianos, pelas mãos de J.M. Straczinski e Olivier Coipel, o deus das trapaças, apareceu como uma mulher, bem diferente de sua primeira aparição em Jorney Into Mistery 85. Filho de gigantes do gelo, adotado por Odin ainda criança, o mais traiçoeiro vilão da Marvel (responsável pela formação dos Vingadores!) não descansará enquanto não vir a ruína completa de seu meio-irmão, para, então, controlar Asgard em seu lugar. O que não parece ser diferente em sua atual e inusitada forma, já que percebemos que as engrenagens de seus planos continuam se movimentando na escuridão. Loki ainda é o(a) maior adversário(a) que o deus do trovão tem pela frente.

Thor Top 10

O Thor realmente tem uma galeria de adversários mais do que respeitável, e, pelo que vimos nessa lista, ainda ficaram bons vilões de fora. Alguém lembra de mais algum que mereça ser mencionado?


João

comments powered by Disqus