sábado, 30 de abril de 2011

Maratona 616: Top 10 - Vilões de Thor...na Mitologia

Quando os respectivos filmes foram lançados, participei das maratonas com as galerias de vilões do Homem de Ferro, do Hulk e do Wolverine, então nada mais natural que fizesse o mesmo pelo Thor, certo? Errado, em nosso site já existe esse Top10 (thanks, João ¬¬). Como esse texto foi reaproveitado em nossa maratona, para não ficar no vácuo e adaptando uma idéia do Coveiro, eis uma nova versão desse Top10, apresentando as maiores ameaças mitológicas que Asgard já viu.

Thor

10 – Trolls

Vilões do Thor

Os trolls são seres presentes em diversas mitologias, inclusive na nórdica. Em tempos mais antigos, o termo troll era utilizado para tudo que era negativo, só mais tarde tornaram-se seres propriamente ditos. Eles vivem em cavernas, montanhas ou florestas, na maioria das vezes retratados como inimigos. Não são muito inteligentes ou rápidos, são sempre feios e inumanos e, em muitas histórias, não podem sair de seus esconderijos durante o dia, pois transformam-se em pedra. Na Marvel eles também estão presentes, normalmente aliados a algum levante contra Asgard, pois procuram vingança pelo banimento que sofreram de Odin. O mais forte dos trolls é Ulik que confrontou Thor diversas vezes e encontrou seu fim na ponta de uma lança, arremessada pelo Capitão América.

09 – Elfos Negros

Vilões do Thor

Os elfos negros são seres sobrehumanos que eram conhecidos como residentes do mundo subterrâneo de Svartalfheim. São descritos como mesquinhos e incômodos para a humanidade, na comparação aos angelicais elfos luminosos, e são parecidos com os seres humanos, porém feios e deformados. Eles são, frequentemente, apontados como responsáveis pelas muitas maldades que ocorrem à humanidade, incluindo até mesmo os pesadelos, que são sussurrados no ouvido das pessoas pelos elfos escuros, estes sentados em cima do tórax dos seres humanos. Na Marvel essas criaturas também existem e seu rei é Malekith, que já forjou alianças com o deus da mentira e até mesmo com Surtur. Sequestrou Lorelei, obrigando Thor a enfrentar um de seus servos e, posteriormente, tentou jogar os dois combatentes em magma, falhando em matar o deus e perdendo a batalha. Mesmo derrotado, Malekith ainda conseguiu lançar um inverno místico sobre todo o planeta, mas seus efeitos foram revertidos e ele foi aprisionado em Asgard, de onde fugiu, assumindo a forma de Balder. Nessa forma ele recrutou Hércules para enfrentar uma rainha elfa inimiga, mas terminou derrotado pelo próprio Zeus.

08 - Gigantes do Gelo

Vilões do Thor

Na mitologia nórdica todos, deuses, heróis e criaturas, são capazes de atos altruístas e cruéis, não existindo ninguém 100% bom ou mau, com exceção de dois tipos de seres: demônios e Gigantes do Gelo. Estes seres são, de fato, os grandes vilões dessa mitologia. Descendentes de Ymir, todos teriam perecido ao grande mar de sangue das feridas desse gigante se não fosse Bergelmir e sua esposa, que conseguiram escapar e deram origem a uma nova raça de Gigantes do Gelo, recomeçando a luta contra Asgard. Com o tempo, os Gigantes foram perdendo seu aspecto de gelo e até diminuindo um pouco de tamanho, mas continuam inimigos formidáveis e, sozinhos ou com aliados, ameaçam ocasionalmente o reino dourado. No mundo ficcional dos quadrinhos suas contrapartes são bem próximas, não possuindo grandes diferenças entre as duas versões. Talvez a principal diferença seja justamente no mais importante rei dos Gigantes, Laufney, que é o pai de Loki e é morto por Odin, que por causa disso acaba o adotando. Na mitologia Laufney é mãe de Loki.

07 – Fafnir

Vilões do Thor

Era filho do rei anão Hreidmar e, junto com o irmão Regin, mata seu pai pelo ouro. Fafnir decide tomar posse completa do tesouro e se torna um dragão, o que faz Regin enviar seu aprendiz Siegfried para matá-lo. O jovem aprendiz sai vitorioso, tornando-se invulnerável após ser banhado pelo sangue do dragão (exceto por um dos ombros, coberto por uma folha), ganha o poder de entender os pássaros depois de beber o mesmo sangue e sabedoria, assim que come o coração da criatura. Na Marvel, Fafnir é encontrado pelos Três Guerreiros nas ruínas do reino de Nastrond. Ele tinha a forma de um velho guerreiro, explica que Odin destruiu seu reino por causa da natureza maligna do povo e ele só sobreviveu porque bebeu uma água mágica, que o tornou um dragão. Na forma da criatura, ele tenta devorar os guerreiros, mas é detido por Thor. Ele ainda chegou a ir à Terra, usado como arma pelo meio-irmão do deus do trovão, mas foi novamente detido e acabou morto por uma lança encantada cravada em seu coração.

06 – Ymir

Vilões do Thor

E do abissal mundo do gelo, onde condensavam-se as grandes colunas de umidade, enchendo de nuvens o espaço central, surgiu o Gigante Ymir, a personificação do oceano gelado, e nasceu com fome voraz. Do suor de sua axila surgiu Thrudgelmir, o gigante das seis cabeças, e este fez depois nascer o seu companheiro Bergelmir, e dos dois saiu a estirpe de todos os gigantes malvados do gelo. Começou então a guerra entre o bem e o mal, que duraria eras. Apenas quando Bor casou-se com Bestla e tiveram seus filhos Odin, Vili e é que a situação se reverteu, culminando com a morte de Ymir. O sangue derramado afogou, com exceção de dois, todos os gigantes. Do corpo, os filhos de Bor criaram o céu e a terra; com seu crânio, construíram a Midgard; seu sangue, usaram para criar os lagos e os oceanos; de seus ossos inquebráveis, eles fizeram as montanhas; com o seu pelo deram origem à vegetação; e os dentes gigantes se tornaram rochas e pedras. Na Marvel é basicamente o mesmo personagem, exceto pelo fato de ainda estar vivo. Tentou criar um inverno eterno em Asgard, mas foi preso por Odin em um anel de fogo. Em uma de suas últimas tentativas de invasão, foi banido por Thor, que utilizou a "Força-Odin e o enviou para além do Mar da Noite Eterna.

05 – Surtur

Vilões do Thor

No reino do fogo, Muspelheim, vive seu monarca Surtur. Ele é o demônio de fogo que no Ragnarok irá consumir o mundo inteiro em suas chamas. É uma entidade tão poderosa quanto Ymir, sendo seu oposto e parcialmente responsável pela criação do gigante de gelo, já que suas tentativas de consumir tudo acumulam gelo nas profundezas abissais. Tem grandes similaridades com sua contraparte da Marvel, possuindo aparência similar e o mesmo objetivo de consumir tudo. A principal diferença é que o Surtur mitológico é descrito como uma ameaça vindoura do fim dos tempos, enquanto a versão das HQs é uma ameaça mais presente. Sua 1ª aparição foi quando o deus da trapaça o libertou, visando usá-lo para dominar Asgard. O demônio de fogo invade a Terra, iniciando o derretimento das calotas polares, e é detido pelo esforço conjunto de Odin, Thor e Balder. Posteriormente, Surtur tentou novamente, possuindo Odin e recriando o próprio corpo, mas foi banido para além do Mar da Noite Eterna, retornando no final da saga Ragnarok, com o objetivo de cumprir seu destino. Thor consegue quebrar o ciclo perpétuo do Ragnarok e atualmente Surtur está preso em um limbo e tenta retornar, mas é destruído diariamente por Odin.

04 - Hela

Vilões do Thor

Esqueçam a imagem sensual que sempre tivemos de Hela, pois sua versão mitológica nada tem de bela. Além de um visual mais envelhecido, ela possui uma aparência decrépita e, em algumas versões, vive em constante estado de decomposição. Hela é filha de Loki e Angurboda e quando o casal apresentou os filhos para Odin, o monarca de Asgard colocou Hela no comando do reino dos mortos. Um dos momentos mais importantes de Hela é sua participação na questão sobre a morte de Balder. Hermodr, o irmão do guerreiro, vai até Hel para implorar pela vida de Balder, mas Hela diz que só o trará de volta à vida se realmente todo o povo derramar lágrimas por ele, o que não ocorre por culpa de Loki. Nos quadrinhos, com exceção da aparência, Hela possui as mesmas características, sendo também regente do mundo dos mortos e, ocasionalmente, também é uma adversária ferrenha do deus do trovão, chegando a amaldiçoá-lo fragilizando seu corpo, mas deixando-o com a impossibilidade de morrer. Isso foi um problema para Thor, mas ironicamente acabou salvando sua vida de uma maldição ainda maior, como veremos logo mais abaixo.

03 – Fenris

Vilões do Thor

É filho de Loki e Angurboda e nasceu na forma de lobo. Perigoso e guiado por seus instintos animais, certa vez ameaçou Iduna, guardiã das maças douradas da imortalidade e, por causa disso, foi banido. Segundo teorias, essa história teria sido uma das influências para o conto da Chapeuzinho Vermelho. Os deuses perceberam que Fenris crescia cada vez mais e já existiam profecias que mostravam que a criatura os prejudicaria, então criaram uma armadilha, forjando três correntes e desafiando-o a quebrá-las. As duas primeiras foram quebradas facilmente, mas a 3ª tinha sido solicitada pelo próprio Odin e tinha propriedades mágicas, apertando mais forte conforme era forçada. Fenris percebeu algo estranho na aparência frágil da corrente e disse que só aceitava ser preso por ela se alguém colocasse a mão em sua boca, como sinal de confiança. Tyr aceitou a tarefa e teve sua mão arrancada assim que Fenris viu-se preso. No Ragnarok ele irá voltar e irá devorar o próprio Odin, mas será morto por um dos filhos deste, chamado Vidar. O Fenris também existe na Marvel já há alguns anos, enfrentando até mesmo o Hulk (e levando a pior), mas sua participação mais relevante foi mesmo na saga do Ragnarok, só que não devorou Odin algum, levou foi escudo do Capitão América na cara e foi morto por Bill Raio Beta. O lobo Hrimhari, namorado de Rahne, é descendente de Fenris.

02 - Loki

Vilões do Thor

Acho que esse é o único aqui que, de fato, dispensa qualquer apresentação de sua versão nos quadrinhos, já que ele é o maior inimigo de Thor, o equivalente de Magneto, Dr.Destino e Norman Osborn para os respectivos heróis. No entanto, é curioso observar que a versão mitológica de Loki não é repleta de tanta vilania, chegando até mesmo a ajudar na recuperação do martelo de Thor, de uma maneira muito engraçada, pois o martelo tinha sido roubado por Prymr, que só o devolveria se a deusa Freya aceitasse ser sua esposa. Diante da recusa desta, Loki dá a ideia para Thor se vestir de noiva e enganar o sujeito, algo que o deus do trovão não aceita imediatamente, mas acaba convencido e, por sorte, o objeto usado para santificar a "noiva" era o próprio Mjolnir que, de volta às mãos do deus, serviu como arma para os dois sairem dali. Por causa da ajuda, Thor afirmou que o "deus da mentira" era alguém que merecia seu respeito. E a razão das últimas aspas é que ele não é propriamente o deus da mentira, mas está associado ao fogo e às travessuras, que aliás incomodam e atrapalham os deuses, mas normalmente trazem benefícios a longo prazo, o que explica a tolerância de todos com Loki. O rompimento com os deuses só ocorreu mesmo com a participação de Loki na morte de Balder, já que ele impediu que todos derramassem lágrimas pelo herói, e também por ele ter caluniado a esposa de Thor, Lady Sif, afirmando que ela tinha um amante. Assim Loki tornou-se inimigo e quando o Ragnarok chegar ele estará na liderança do exército inimigo e encontrará seu fim em combate com Heimdall, o guardião da ponte do arco-íris.

01 – Jormungand, Serpente de Midgard

Vilões do Thor

Em qualquer lista de vilões do Thor essa posição seria ocupada por Loki, mas aqui é diferente, pois Jormungand, a terrível Serpente de Midgard, será a criatura que, um dia, dará fim ao deus do trovão. Ela é filha de Loki e Angurboda e, assim como o irmão Fenris, nasceu com forma animal. A explicação para isso é que os pais podiam mudar de forma e, provavelmente, na hora da concepção estavam transformados nos respectivos animais (o que é bizarro). Bem, quando Odin a conheceu, jogou-a em Midgard, onde ela caiu no mar e lá cresceu, e cresceu muito, tanto que seu corpo dá a volta ao mundo. Quando o Ragnarok chegar, ela vai ser cuspida do mar de volta à terra, onde vai envenenar os céus. Thor vai acertar sua cabeça com seu martelo, mas antes de morrer Jormungand (que significa serpente lobo) vai cuspir veneno no deus do trovão, que vai caminhar exatos nove passos e morrer. Mas e na Marvel? Bem, a história da origem é basicamente a mesma, mas obviamente o desfecho é outro. Lembram da maldição de Hela que fragilizou o corpo de Thor, mas o impedia de morrer? Pois é, Jormungand queria se aproveitar disso para incapacitar o deus para sempre, o que a salvaria, já que ele a mataria um dia. Assim ela assume a forma de Fing Fang Foom e vai para Nova York, onde encontra Thor, mas não o reconhece por causa da barba e da armadura (sim, deve ter muito loiro de martelo por aí, né?!). Os dois lutam e usando todo seu poder, Thor consegue destruir a Serpente, mas isso causa a destruição de seu corpo, cumprindo assim a profecia que dizia que os dois se matariam, certo? Errado, a maldição de Hela impede Thor de morrer, assim seu espírito sobrevive e possui o Destruidor. Em posse de tanto poder, ele consegue obrigar Hela a restaurar seu corpo, plenamente saudável e sem maldição alguma, livrando-se assim do seu destino mitológico.


Como podem notar, nem todo vilão dessa lista é grandioso nas HQs, mas a ideia era pegar as grandes ameaças mitológicas e traçar um paralelo com suas respectivas contrapartes quadrinísticas, uma vez que já existe uma lista dos vilões Marvel do herói no nosso site. Uma última curiosidade, parte desses vilões está ligado ao Ragnarok, a versão nórdica do fim dos tempos, mas esse evento é descrito sempre como um período de morte e renascimento para um lugar melhor, onde deuses e homens viveriam juntos e em harmonia. Na Marvel o Ragnarok foi exatamente assim e os deuses passaram a viver com os homens, a diferença é que na mitologia seriam novos deuses e existiria harmonia.

Bem, é isso. Um artigo um tanto diferente, mas que espero que tenha acrescentado algo para os fãs do herói nórdico.


Eddie

comments powered by Disqus