terça-feira, 26 de abril de 2011

Necrosha: Possessão e exorcismo

Se o ataque dos zumbis tecnorgânicos em Utopia está causando morte e terror aos X-Men, a situação na Ilha Muir não é muito melhor: trazido de volta à vida, Proteus tomou posse do corpo de Olhos Vendados e estendeu seu domínio aos demais X-Men enviados à ilha. Com Colossus e Transe desacordados, Magneto e Vampira são a única esperança da equipe, antes que o câncer vivo consuma toda a energia vital de seus corpos...



Conforme vimos no mês passado, Magneto levitou uma porção de terra com Olhos Vendados e ele mesmo em direção ao espaço. Isso parece ter afetado o controle de Proteus sobre os demais corpos, que esquecem Vampira temporariamente. Nesse tempo, a sulista percebe que Transe, atingida por uma adaga psíquica de Psylocke na edição anterior, foi libertada da possessão do vilão. Vampira aproveita o momento (e o poder copiado) para libertar a própria Psylocke e Sina.



Com Noturno, a coisa é mais difícil: Kurt pode se teleportar e evitar o contato com a adaga. Mas Vampira já conviveu com seu amigo por vários anos, e aprendeu que sempre é possível enganar um teleportador sobre a direção pretendida do ataque.



No espaço, Proteus zomba de Magneto: ele percebe que o ex-vilão está debilitado pelo ataque sofrido em seu sangue e pelo esforço em manter o rochedo com ambos fora do planeta. Mesmo assim, não consegue vencer o escudo magnético que Erik criou, sendo ele próprio também feito de energia. Mas então ele enfatiza: seu verdadeiro poder não é a possessão de corpos, e sim a alteração da realidade; se não é possível vencer fora da Terra, Proteus levará os dois de volta à Terra.



Falando na Terra, nela Vampira enfrenta outra porção de Proteus no corpo de Paige Guthrie, a Escalpo, mas o vilão parece estar amplificando a moça com seus poderes. Inicialmente, transforma o corpo de Paige em magma; depois, desgasta Vampira em combate, até que o poder psíquico que a X-Man absorveu acabe. Ferida e indefesa, Anna é presa fácil para a possessão de Proteus... ele só não contava que suas vítimas libertadas acordassem antes. É o que acontece com Psylocke, que aproveita a distração da criatura para libertar Escalpo da possessão.



Mas as duas não têm tempo de comemorar, pois a rocha com Magneto e Olhos Vendados desce em sua direção em alta velocidade. Antes que Betsy possa erguer um escudo telecinético para proteger a todos, a rocha explode, restando apenas Erik caído e "Ruth" bem disposta. Ela afasta os X-Men dos dois, enquanto se prepara para saborear a destruição do mestre do magnetismo. Mas a divisão entre vários corpos enfraqueceu Proteus, e Magneto finalmente compreendeu sua organização energética: assim, ele "exorciza" o vilão para fora do corpo da adolescente cega, e aparentemente o destrói. Porém, deixa claro para os X-Men: Proteus é feito de energia; é só uma questão de tempo até ele se reconstituir e voltar...



Após a batalha e o terror, um merecido descanso. Sina comenta com Vampira que sente o tecnovírus e o poder de Selene falhando em seu corpo; antes que o dia termine, ela estará morta novamente. Apesar disso, ela se diz satisfeita por ter a chance de se despedir de sua filha, o que não pôde fazer em sua primeira morte. As duas se abraçam, e Irene recomenda a Anna Marie que confie em sua ligação com "a criança" quando a hora chegar.



Antes de se isolar e morrer novamente, ela procura Olhos Vendados e revela o que a jovem queria saber: elas não são mãe e filha, mas estão na mesma árvore genealógica. A verdadeira mãe de Ruth morreu protegendo a filha de seu outro filho. E não se arrependeu nem um pouco.



Com o Pássaro Negro reparado e o caos ainda presente em Utopia, os X-Men precisam partir depressa. Noturno e Psylocke lamentam que a ressurreição na Ilha Muir tenha sido de Proteus, e não de "outra pessoa" (...a mãe dele, talvez?). Vampira continua rechaçando Magneto, mas ele está mais convencido do que nunca de que os dois têm uma afinidade. E entre brincadeiras e amenidades, os X-Men partem para casa... se é que ainda têm uma casa para voltar.



Termina assim a participação de X-Men: Legado em Necrosha. Esta história foi publicada em X-Men 112, com roteiro de Mike Carey e arte de Clay Mann.

Fernando Saker

comments powered by Disqus