domingo, 17 de abril de 2011

Arte no 616 #011

E mais uma vez estamos nós aqui com o novo Arte no 616!! Nosso quadro onde os desenhos dos leitores são avaliados e recebem dicas de profissionais da área como Adriana Melo, Jack Herbert, Will Conrad e outros! Desta vez, voltamos com mais um peso pesado das ilustrações que começou a dar dicas no arte #009: Will Conrad!! Será o seu desenho o sortudo da vez?? Confira!

Photobucket

O sortudo é o Gabriel Sato de apenas 13 anos que mora em São Paulo!! Eis a mensagem dele:

“Oi galera,

me chamo Gabriel Sato,tenho 13 anos e desenho desde os 9. Começei desenhando apenas dinossauros e depois fui melhorando, agora eu tento ilustrar personagens da Marvel, alguns saem um fiasco, já outros saem perfeitos, agora eu quero umas dicas, é só isso e até mais....xD”


E eis a arte do futuro desenhista:

Photobucket

Agora vamos para as dicas e comentários de Wiil:

"Ei, Gabriel!

Seu trabalho está bem legal para sua idade, e o Homem de Ferro é bem difícil de desenhar. Algumas dicas para você melhorar ainda mais seu trabalho:

A primeira coisa é tentar desenhar o personagem em posições mais dinâmicas e interessantes. Neste caso você simplesmente desenhou o personagem em pé, sem fazer nada, e isso é pouco interessante para quem vê. Procure estudar posições e situações legais nas quais você poderia colocá-lo, e, dessa forma, dar mais impacto no desenho. Se estiver muito difícil ter idéias, é só dar uma olhada no trabalho de desenhistas que você gosta. Há muitos exemplos na internet que você pode estudar para chegar a uma idéia que te agrade.

Outro ponto a ser observado é a proporção. Desenhar anatomia requer estudo e conhecimento dos grupos musculares, interação dos ossos e pele, volume, etc. Mas desenhar a armadura do Homem de Ferro também requer certos conhecimentos de anatomia, como proporção e volume. Em alguns pontos há coisas a serem melhoradas, como a relação de tamanho entre braço, perna e tronco. Os braços estão muito grandes em relação ao tronco e pernas, e a cabeça está um pouco grande demais para o volume. Lembre-se de que nem sempre a proporção realista funciona para os quadrinhos. Sei que no filme, para o capacete caber no personagem, ele dever ser um pouco maior. Mas quando desenhamos super-heróis a cabeça é um pouco menor que o normal (a relação de número de cabeças em um corpo realista varia em aproximadamente 7,5 cabeças - em um super-herói pode ter mais ou menos 9 cabeças). Por isso, procure desenhar a cabeça um pouquinho menor para que seu personagem fique mais imponente.

Mais uma dica: Tenha mais paciência com os detalhes: dedos, equipamentos, olhos, etc. Quanto mais cuidadoso você for com os detalhes, mais concebível será sua armadura e mais legal será o resultado final. Cuide bem dos detalhes e do acabamento para que seu desenho tenha um impacto positivo em quem vê.

Finalmente, procure sempre inserir seu personagem em um contexto. Tente colocá-lo em uma situação ou cenário que faça algum sentido ou que tenha uma estória por trás. Evite desenhar somente personagens soltos. Se você treinar a fazer cenas com os heróis, acabará se tornando um desenhista melhor, e as pessoas que estiverem avaliando seu trabalho terão mais interesse no que você faz.

Como disse, acho que você tem muito talento, e se continuar a treinar poderá ter um grande futuro como desenhista de quadrinhos, e espero que estas dicas te ajudem a continuar melhorando sua arte ;)

Grande abraço,

--Will"

Obrigada, Will! Viu só, Gabriel! O bom de começar cedo é que você pode se aperfeiçoar bastante e nada melhor pra isso que dicas de um profissional como esse, hein?? Mãos à obra! Gostou? Quer participar? Leia aqui como e não perca a chance de ter seu desenho avaliado por desenhistas profissionais e exposto aqui no marvel616. E não se preocupem, recebemos e guardamos com carinho todos os e-mails, aos poucos vamos repassando para os artistas, é só ficar atento quando será a vez do seu! Até a próxima.

Cammy

comments powered by Disqus