quarta-feira, 13 de abril de 2011

Vingadores Sombrios: Seu verdadeiro ‘Eu’

Sentinela

Envolto desde sua criação em muitos mistérios, Bob Reynolds caminha numa tênue linha, entre o seu lado mais heróico, como o Sentinela, e a versão mais obscura, o vilão conhecido como Vácuo. Seus poderes extrapolam qualquer padrão, alcançando até mesmo status divino, mas sua frágil mente torna-o tão vunerável quanto uma criança. Além disso, suas inúmeras e gratuitas mortes recentes só fizeram confundir ainda mais a cabeça do leitor. Quem na verdade ele é?

A resposta para a questão Bendis propõe nesta 15° edição de Reinado Sombrio trazendo o que seria a terceira versão de uma origem para o herói. E tudo começa com um epílogo já bem conhecido entre Judeus e Cristãos – a passagem bíblica em que Deus lança as sete pragas sobre o Egito caso o Faraó não libertasse o povo guiado por Moisés. Homens marcam as portas para que naquelas casas não recaia a ira divina. E nos céus daquele império, uma forma de energia enegrecida lança-se sobre o lugar.

Sentinela

Já nos tempos contemporâneos, vemos uma versão extendida da primeira conversa entre Norman Osborn e o Sentinela. Normie afirma que entende Bob como ninguém e que tem algo de que ele precisa. Então, estende a fórmula criada pelo professor e que deu origem ao Sentinela. Maravilhado, o herói a bebe (com a mesma ânsia que fez da primeira vez) e sente-se extasiado com o poder, como a muito tempo não sentia. De um canto do quarto, sua mulher, Lindy observa tudo com olhos temerosos.

Sentinela

Então, passamos para alguns meses depois, quando Lindy atira no próprio marido com a arma do Marvel Boy. O destino daquela história permaneceu ignorado até agora, quando finalmente sabemos das intenções da moça. Ela, relembra o leitor da verdadeira origem dos poderes de seu marido. Lembra como ele invadiu o laboratório do professor em busca de drogas, não passava de um viciado. E então, acabou ingerindo a misteriosa fórmula que o tornou-o o que é hoje. Um herói , porém instável, viciado em poder.

Sentinela

Essa cena em particular explica todo o sentido dessa capa tão polêmica que só agora faz sentido pra você, não é?

Ela compara-o com outros tipos de herói, ciente de que a natureza ideológica faz toda diferença. No caso, Bob ganhou imenso poder, mas não é o Capitão América. A princípio achou que a natureza instável do marido tenha criado esse bicho-papão para culpá-lo por tudo de ruim que há nele, mas agora ela pensa mais longe. Acredita que a fórmula do Professor tenha o transformado em veículo para uma coisa maior, poderosa e ensandecida. Ela lamenta não tê-lo matado na noite de núpcias.

Sentinela

E nesse mesmo instante, o corpo de Bob se levanta. Não como Sentinela. Não como Vácuo. Algo mais amedrontador, horrível. Ele brinca se denominando Galactus e se irrita pela traição de Lindy. Seu desejo é matá-la, mas nesse momento surge mais uma vez a consciência de Reynolds lutando contra seu monstro interno. E quando acha que não consegue dominá-lo, Bob parte fugindo para o espaço como sempre faz.

Desta vez, no entanto, seu destino é o Sol. Ele deseja acabar de uma vez por todas com todo seu sofrimento, lançando-se no núcleo. Seu corpo todo se desfaz, mas retorna imediatamente. A voz em seu interior diz que ele já havia tentado aquilo, mas tudo é em vão.

Sentinela

Aos poucos, a voz interior convence Bob de que suas tentativas de ser herói não resultaram em nada e chegou o momento do rapaz aceitar o que verdadeiramente é. Assim, a voz pede para Robert liberá-la, deixar tomar controle e fazer o que está destinada a fazer, os caminhos de deus.

Sentinela

E assim, como foi no Egito tempos atrás, uma massa de energia escura engolfa os céus de Nova York.

Escrita por Brian Michael Bendis e desenhada por Mike Deodato Jr, essa edição de Vingadores Sombrios é a primeira ligada a minissérie O Cerco. Porque? E como isso tudo se integra a trama? Continue acompanhando a série principal e a Reinado Sombrio para saber mais.

Coveiro

comments powered by Disqus