sábado, 19 de março de 2011

Remender revela planos para a X-Force na C2E2

Atenção! Informações inéditas no Brasil e EUA!

No primeiro dia da C2E2, a Marvel realizou um painel especial para discutir o futuro das séries ligadas aos X-Men. Embora a maioria dos títulos mutantes não tenha apresentado grandes informações para o público, houve uma exceção: o roteirista Rick Remender fez questão de apresentar seus planos para sua Uncanny X-Force, incluindo respostas para uma certa imagem misteriosa que surgiu nos últimos dias...


Antes de falar sobre o que o futuro reserva para a X-Force, Remender relembrou que cada arco de histórias das primeiras 18 edições da revista (19 contando a edição 5.1) é parte da "tapeçaria" de uma grande história, e os acontecimentos de cada um acabam semeando acontecimentos que desabrocharão mais adiante. No primeiro arco, "The Apocalypse Solution" (arte de Jerome Opeña), o grupo se deparou com a difícil tarefa de assassinar Apocalipse, mesmo este tendo reencarnado como uma (ao menos aparentemente) inocente criança. O segundo arco, "Deathlok Nation" (arte de Esad Ribic),atualmente sendo publicado nos Estados Unidos, coloca o foco no vilão Deathlok e apresenta a verdade sobre o passado e a vida do mercenário Fantomex.

As novidades vieram nos anúncios para as edições seguintes: o terceiro arco da X-Force, "Before The Fall" (arte de Billy Tan), a ser desenvolvido nas edições 8 a 10, trará missões pequenas e contidas... porém, quem vem acompanhando a série desde a primeira edição já deve ter notado que Warren Worthington III tem enfrentado uma luta interna entre o bondoso Anjo e o psicopata Arcanjo. Ao final da décima edição, o conflito explodirá na cara de todos, de uma forma que o roteirista promete ser pesada e inesperada.



Assim começa a "The Dark Angel Saga" ("Saga do Anjo Negro"), em que Wolverine, Psylocke, Deadpool e Fantomex buscarão desesperadamente por uma cura para a condição de Warren antes que seja tarde demais. E, conforme já havia sido indicado antes, parte dessa saga se passará na famosa realidade conhecida como Era do Apocalipse.

Conforme Remender explica, nessa realidade En Sabah Nur levou sua tecnologia a níveis muito mais avançados do que na Terra-616. E, felizmente, a X-Force conta com uma integrante que já fez parte de um grupo de viajantes extradimensionais, os Exilados, no passado: é Psylocke quem tem a ideia de procurar seu velho amigo, o Dentes-de-Sabre da Era do Apocalipse, em busca de uma solução. Para guiá-los, o grupo faz um acordo com o Fera Negro, nativo dessa realidade; claro que o vilão está longe de ser uma figura confiável, exigindo que a equipe mantenha os olhos bem abertos durante a viagem. Para piorar, a Era do Apocalipse mudou muito desde a minissérie publicada nos EUA em 2005... e não foi para a melhor.



A minissérie em questão terminou mostrando que essa realidade continuou existindo mesmo após Bishop consertar o fluxo cronológico, e parecia estar rumando para um futuro pacífico. Mas dez anos depois, quando a X-Force chega a essa realidade, eles encontrarão o mundo em ruínas; alguns dos X-Men dessa realidade sobreviveram e se refugiaram em Atlantis (...Atlântida?). Todos os demais estão mortos. O grupo de sobreviventes inclui Magneto, Vampira, Noturno, Jean Grey, Gambit, Selvagem e Dentes-de-Sabre (embora os dois últimos devessem estar em outras realidades e Gambit tivesse sido dado como morto).

Obviamente, encontrar versões alternativas de colegas falecidos como Jean e Noturno promete mexer com Psylocke e Wolverine. Nesse sentido, Remender disse que não quer banalizar a ideia de viagens extradimensionais, e que esse contato com a Era do Apocalipse terá grande impacto não só para a X-Force mas para todo o Universo Marvel. Quanto à identidade da figura por trás do caos nessa realidade, o roteirista preferiu manter o segredo embora prometendo que a revelação será como "um chute nos dentes" do leitor, mas disse que ele (ou ela) fará parte de toda a mitologia envolvendo o Apocalipse que ele vem construindo desde sua primeira edição no título.



A viagem para a Era do Apocalipse acontecerá nas edições 11 a 13 (arte de Mark Brooks), mas ela não concluirá a "Saga do Anjo Negro": esta prosseguirá até a edição 18 (com arte de Opeña), onde será revelado por que Warren vem tendo tanta dificuldade em controlar sua personalidade de Cavaleiro da Morte desde a morte de seu antigo senhor. E como desgraça pouca é bobagem, tudo isso ainda estará ligado ao novo antagonista que está sendo criado na Terra-616...

Se Remender revelou muita coisa do futuro de sua série, o restante do painel dos X-Men deixou a desejar. Entre as poucas novidades, foi revelado que Daniel Acuña será responsável pela arte de um arco da revista Wolverine, do roteirista Jason Aaron; os mutantes mais jovens terão seu espaço ao lado das "luzes" em Generation Hope (mas não por enquanto); Marjorie Liu pretende levar Gambit para sua revista, Daken; e Chris Yost fará os X-Men do passado e do presente enfrentarem um novo inimigo na história "X-Men: First to Last", na revista Giant-Size X-Men.



Aliás, sobre essa última revelação, o editor Daniel Ketchum confidenciou que a Marvel "segurou" a autorização para essa história até agora, para que ela coincidisse com o lançamento do filme X-Men: First Class, a ser lançado em 2011.

Poucas novidades para o universo mutante por enquanto. Vejamos se até o final da C2E2, mais informações aparecerão para os X-Men e companhia...

Fernando Saker

comments powered by Disqus