terça-feira, 15 de março de 2011

Primeiras informações sobre "O ano dos X-Men" - Chega o "Cisma"!

Atenção! Informações inéditas no Brasil e EUA!


Duas semanas atrás, a Marvel realizou uma sequência de liveblogs trazendo informações sobre o que o ano de MMXI (ou 2011) reserva para os X-Men. Nós, do Universo Marvel 616, já havíamos relatado aqui as revelações sobre as principais revistas da equipe mutante, mas Nick Lowe, atual editor dos X-Men, realizou um último liveblog com informações sobre o "X-verso" como um todo, incluindo o próximo grande evento dos X-Men. Última parada... "Schism". E muito mais!




Lowe aproveitou seu liveblog individual para falar das séries e minisséries envolvendo os X-Men que não foram abordadas nas conversas anteriores. Sobre a revista de mesmo nome, comandada por Victor Gischler, o editor prometeu histórias envolventes nos próximos meses, a começar pela introdução de um novo vilão pelas mãos do roteirista Chris Yost e do desenhista Paco Medina, começando pela edição Giant-Size X-Men #1.

Pouco se sabe sobre a história, apenas que ela tratará de um acontecimento traumático envolvendo a primeira formação da equipe, e que trará sérias consequências para os X-Men nos dias atuais. Gischler retorna ao título após o arco de Yost, com uma história que Lowe promete ser "igualmente envolvente".



Em Astonishing X-Men ("Surpreendentes X-Men" no Brasil), o editor apontou que haverá uma espécie de rotatividade de arcos e de equipes - dentro e fora da revista. Após Daniel Way (roteiro) e Jason Pearson (arte) mostrarem as aventuras de Ciclope, Rainha Branca, Wolverine e Armadura enfrentando monstros gigantes e outras ameaças no Japão, haverá um arco feito por Chris Gage (roteiro) e Juan Bobillo (arte), em que os X-Men Tempestade, Colossus e Lince Negra enfrentarão a Ninhada, acompanhados por Fera (ex-integrante da equipe), Abigail Brand e Lockheed. Ele disse ainda que, diferente do que muita gente acredita, Astonishing X-Men realmente acontece dentro da continuidade atual dos X-Men.



Em X-Factor, Peter David trará novos personagens em cena, colocará a gravidez de Lupina no centro das atenções, e também trará o Fortão como um dos personagens X de destaque em 2011. Além de Guido, outras figuras que terão papéis importantes nas várias revistas X este ano serão Arcanjo (conforme já visto por aqui), a jovem Idie Okonkwo (uma das "luzes" acolhidas pela "messias mutante" Esperança Summers, que Lowe promete ser importante no próximo grande evento da equipe), e o X-Man, que permanecerá na revista dos Novos Mutantes após seu retorno.

Vilões clássicos e vilões novos despontarão nas páginas das equipes mutantes ao longo dos meses de 2011, e os roteiristas têm como meta retratarem essas figuras como realmente perigosas. Lowe também disse que "Hellfire" será uma palavra chave nesse ano (vale lembrar, o Clube do Inferno em inglês se chama "Hellfire Club"... coincidência?). Ele falou ainda que, embora algumas tramas pareçam estar abandonadas, como a relação entre Esperança Summers, Jean Grey e a Fênix, ou o lado sombrio de Gambit, todas elas estão em desenvolvimento e, se os leitores tiverem paciência para que suas conclusões não sejam apressadas, perceberão que a equipe de roteiristas já definiu as soluções e finais para essas histórias.

Mas o que todo mundo queria saber era sobre a nova saga dos X-Men. Pois bem, ela aparentemente já tem um nome: Schism ("Cisma" em português - o substantivo masculino, não o feminino)!



Uma imagem promocional feita por Greg Land deixa no ar o mistério de Schism: vemos o visor de Ciclope cortado em quatro partes, aparentemente obra das garras de Wolverine. Junto com a imagem, a mensagem: "I will not let him divide us" ("Não deixarei que ele nos divida"). De quem seria essa fala? Quem seria o "ele" que ameaça dividi-los? Não sabemos, mas essa imagem nos faz pensar se um certo rumor publicado aqui algum tempo atrás não seria verdadeiro...

Por ora, tudo que se sabe é que a saga será precedida pela minissérie "X-Men:Prelude", agora renomeada como X-Men: Prelude to Schism, escrita por Paul Jenkins, que mostrará os pontos de vista individuais de Ciclope, Wolverine, Magneto e Professor X em relação a um mesmo acontecimento.

Em todo caso, fica claro que a Marvel pretende se empenhar bastante em 2011 para garantir um ano de histórias memoráveis para os X-Men. Se eles conseguirão isso, só o tempo dirá, mas contam desde já com nosso apoio e nossa torcida!

Fernando Saker

comments powered by Disqus