terça-feira, 29 de março de 2011

Internet, compartilhamento e Universo Marvel 616

UNIVERSO MARVEL 616

Pode parecer clichê, mas a internet mudou a forma daqueles que têm acesso à rede entrar em contato entre si ao redor do mundo. Disso restam poucas (se é que há) dúvidas. Nós mesmos do Marvel616 não estaríamos juntos, nem ao menos nos conheceríamos, caso não houvesse essa ferramenta. Mais do que isso, a maioria esmagadora daquilo que colocamos no www.marvel616.com só é possível graças ao acesso rápido a informações divulgadas, via de regra, a milhares de quilômetros da residência de praticamente todos que fazem parte ou lêem o site regularmente. E está aí a “beleza” da internet.

Mesmo como foco de debates, discussões, irritação e mesmo disputas judiciais ao longo dos últimos anos, um dos fundamentos mais notórios da World Wide Web é a ideia de compartilhamento de informações ao redor do mundo. A polêmica em torno dos Wikleaks prova isso, e é apenas um dentre inúmeros exemplos.

Contudo, mesmo sendo consensual que o compartilhamento é algo fundamental e o que de mais proveitoso podemos ter com a internet, isso não quer dizer que é correto se apropriar da obra dos outros sem ao menos reconhecer o valor e o trabalho investido diariamente, semanalmente, mensalmente em coisas que são lançadas na rede. Não estamos falando de downloads de mp3, filmes ou outras coisas (isso é outro departamento, que com certeza é importante e de grande relevância para o tema que abordamos aqui), mas de algo um pouco mais profundo. Afinal, quando alguém faz o download de uma música em mp3 não nega (ou não deveria negar) a autoria do artista e da série de profissionais envolvidos em sua produção. Ao contrário, essa é reconhecida no momento em que se preenchem quaisquer lacunas de “search”.

O Marvel616 não é autor e/ou detentor do direito da grande maioria das informações e imagens divulgadas no site. A exceção está nas coberturas jornalísticas (amadoras) e outras “presepadas” que animam o site regularmente. Ainda assim, mesmo quando pegamos notícias de outros locais, buscamos e cruzamos fontes, recorremos a verdadeiras vigílias em tempo de convenções estrangeiras, exercícios criativos quando o assunto necessita de uma visão mais crítica, ou de informações que são buscadas em verdadeiras práticas investigativas, utilizamos nosso tempo livre para que tudo isso se torne realidade. Afinal, o site é amador, é feito para nos dar prazer e satisfação em compartilhar isso tudo com todos os leitores. Não transcrevemos notícias e muito menos estórias resenhadas. Por mais que dependamos (e agradeçamos) do trabalho de outrem, o Marvel616, nesses mais de quatro anos de vida, tem a sua cara, conquistada justamente por trazer a marca daqueles que o fazem diariamente sem interrupções.

Infelizmente, a noção de compartilhamento muitas vezes é distorcida. Textos copiados, imagens (inclusive os servidores em que estão hospedadas) utilizadas indiscriminadamente por quem, aparentemente, não quer se dar ao trabalho e prazer aos quais nos entregamos sem nenhum tipo de recompensa de natureza financeira. Se o ser humano se diferencia pela capacidade de trabalho, de criação, de reproduzir a si mesmo naquilo que produz, acreditamos – diante da constatação de que todo esse esforço vem sendo utilizado por outras pessoas sem ao menos retribuírem a apropriação com o reconhecimento da verdadeira autoria – que reunimos motivos suficientes para ficarmos irritados. Tristes com o mau uso do mesmo meio de compartilhamento de informações que nos permite materialmente fazer o que tanto gostamos (deixar o site no ar com um baita esforço, dedicação e gosto) venha sendo usado para ir totalmente contra tudo isso.

Esse é um misto de desabafo e reflexão que gostaríamos de convidar todos a fazer. Deixando claro que nada do que vem se colocando no nosso caminho, dificultando algo tão prazeroso, será suficiente para nos desestimular ou fazer desistir. Pelo contrário, por algumas manifestações anônimas e públicas de reconhecimento, ficamos muito felizes e revigorados para resolver os problemas que vêm surgindo, tendo certeza de que os superaremos e sobreviveremos a eles. Nós, do Marvel616, e todos que nos acompanham e gostam da nossa diversão com cara de trabalho.

Então, se você gostou de algo que colocamos no ar, entre em contato, peça para compartilharmos isso com você, pois sempre há uma forma de haver colaborações mútuas, nas quais o trabalho de todos é reconhecido. Se você viu alguém usando algo do site sem o devido crédito, e gosta o suficiente do que fazemos para se importar, por favor, avise-nos, nem que seja de forma privada e/ou anônima. Nosso e-mail é marvel616@gmail.com Em ambos os casos, agradecemos.


Editorial Universo Marvel 616

comments powered by Disqus