quinta-feira, 31 de março de 2011

Teia do Homem-Aranha: Conheça as Garotas Aranha!

*Atenção! Artigo escrito por nosso colaborador, Guilherme Prado

Garotas Aranhas

Presente na Teia do Homem-Aranha 5, essa história é originalmente da revista Peter Parker 1 e 2, e traz um foco mais humano de relações, algo como as histórias do Spider man family, com alguma moral ao invés das aventuras regulares do Cabeça de teia. Por sinal, aqui está só a primeira metade desta aventura que faz o dia do Aranha no final valer a pena apesar de tudo.

Nova York pelo amanhecer, um passeio rápido e agradável pelas ruas do centro da cidade, um funcionário do departamento de operações especiais está trabalhando junto a um dos postes de iluminação, e seria o último reparo que seria feito se não fosse pelo Aranha. Grande ironia essa, já que o na verdade o funcionário estava cuidando de mais um dos fantasticos projetos do prefeito J.J.J. para a cidade. “Estou instalando estas “Cameras Aranha” nos postes de iluminação, são como as de trânsito, só que apontadas para cima. Assim o esquadrão do prefeito pode te vigiar” afirmou ele.

Garotas Aranhas

Em retribuição, “acidentalmente”, o funcionário da prefeitura perde um dos mapas com a localização da junção central dos cabos, que por “coincidência” é encontrado pelo Amigão da vizinhança.

Mais tarde, na residência Parker/Gonzales, para variar, a sorte de Peter não é a mesma da do Aranha, ou seja, sua relação conturbarda com a Michele não melhora em nada. É hora de pintar o apartamento de “Pessego petulante”. E não se pode discutir com a advogada Michele Gonzales, portanto, lá se vão mais $600 que o Sr. Parker não tem.

Garotas Aranhas

Para equilibrar um pouco a balança do azar de Parker, as coisas para o perfeitão também não são das mais animadas. Um dos acessores do prefeito criam, aparentemente sem o J.J.J. saber, o dia da Teri Hillman - “Loira, herdeira, personalidade da TV, a celebridade número um do país”. Se o prefeito não ficou satisfeito com o anúncio a própria estrela Pop, ela também não morreu de amores e disse “Posso acabar manchando a minha imagem me associando a esse prefeito bega e reacionário.”.

Garotas Aranhas

Se as notícias se espalham rápido, chegam ainda mais rápido aos colégios da cidade, para ser mais específico, o Colégio Kearny em Manhattan, onde estudam Becky, uma ruiva de cabelos curtos; Emma, uma loira com uma pinta de socialmente engajada; e por fim Leilla, uma morena de óculos. As três nerds estão tentando apenas sobreviver, e para isso será necessário mudar drasticamente os seus Status Quo dentro da sua sociedade.

Passando da Prefeitura ao centro FESTA, indo até CD (ex- Clarim Diário), Peter vai fazendo bicos. No CD, O senhor Bennet diz “... eu ainda te odeio pela sua crise de consciência. Falei que não queria mais vê-lo... Mas comparado a J. Jonah Jameson você é uma figura carismática. Portanto se me touxer fotos que abalem sua imagem, pago uma nota preta”. Assim lá vai Peter Parker atrás de seus suados $600 para pagar a dívida da pintura do apartamento, em “Pessego Petulante”.

De volta as ruas, é hora do Aranha voltar a ação e trazer o tão suado dinheiro para o seu alterego. A idéia inicial era apenas umas fotos contra o esquadrão aranha do prefeito, só para chafundar ainda mais a moral das tropas, mas para variar mais um vilão muito bizarro decide interromper os planos do Cabeça de teia (pelo menos este parece um pouco mais perigoso dos que tem tido nessa revista).

Espectro altera a percepção de cor das pessoas em um raio de alcance. Dentro desse raio, ele fica virtualmente invísivel e todos com um tom de pele bem colorido. “ É nessas horas que eu queria ser o Demolidor” completa o Aranha enquanto ainda tenta entender o que esta acontecendo, já que tudo foi muito rápido.

Garotas Aranhas

Sai Espectro de cena e chega o Esquadrão preferido do prefeito, mas antes mesmo que o confronto se inicie propriamente dito, a imprensa aparece, um canal de TV. O cabeça de teia une então o útil ao agradável e usa as câmeras da emissora para fazer propaganda contra as “Câmeras Caça Aranha”. Dando uma declaração ao vivo para toda Nova York sobre como esta sendo gasto o dinheiro dos impostos.

Garotas Aranhas

Em paralelo, mais uma “grande ação publicitária” do prefeito, do outro lado da bagunça toda. Por sina,l totalmente alheias ao problema, temos novamente as três nerds do colégio Kearny. As três estão no Grão do café (provavelmente, a única cafeteria em toda a NY. Por sinal, não sei como o Harry continua pobre com todo esse movimento) tentando desenvolver o seu grande plano para alterarem a sua imagem e reputação no colégio.

E eis que entre como apagar as suas imagens de humilhadas e um cartaz muito piegas do prefeito J. J. J sobre o “Disk denuncia pedindo informações sobre o aranha”, elas tem a grande idéia. “Acordem meninas! Estou falando do Homem Aranha! Ele é imcompreendido! É como nós (...). Resumindo é como a gente” lembra uma das meninas.

Garotas Aranhas

No Projeto FESTA, eis que três novas super motivadas voluntárias começam a trabalhar no turno do Sr. Parker, algum tipo de trabalho acadêmico para a escola é o que deveria ser, se não fossem os “uniformes” que elas usam. O Aranha sempre faz a coisa certa, e sempre ajuda os outros, e mesmo sem ganhar nada, ele continua todo dia. É o fazer o certo o ideal das Garotas Aranhas, o que não só eleva a moral do encarregado Parker, como sua sensação de que com grandes poderes vem também grandes reconhecimentos.

Garotas Aranhas

Não é à toa que com essa declaração, as Garotas Aranha ganham como fã número um o melhor fotográfo que o jornal Linha de Frente poderia ter. De quebra, levam uma reportagem bem chapa branca do jornal. “A questão é que, outro dia, nos perguntamos como vamos tocar nossas vidas...quem é a nossa inspiração? Quem faz algo para admirarmos?(...) O Homem-Aranha sim é o cara. Faz do mundo um lugar melhor não pela fama ou pelo dinheiro, mas sim por que é a coisa certa” dizem.

Assim surgem as Meninas Aranha. E com a matéria do Linha de Frente, a imagem dentro do colégio quase não mudou, afinal “só os velhos lêem jornal hoje em dia”, segundo a “queridinha do prefeito” Teri Hilman. Felizmente, as grandes mídias também são comandadas por “velhos” e “nerds”, e logo as Meninas Aranhas são a mais nova história humana da cidade de Nova York.

Garotas Aranhas

Todos estão velizes com essa nova imagem do Aranha, graças as suas “relações públicas”. Bem nem todos, Espectro fica inconformado de nem ter sido mensionado nos noticiários e a aprovação do prefeito então nem se fala. Como maior inquisitor do Cabeça de teia, sua moral nunca esteve mais abalada. Assim, as coisas no Quartel General do Esquadrão Aranha também não estavam nada boas. Para aplacar tudo, a vigilância teve que ser reforçada. Agora, é alerta máximo contra o “ínimigo número um” da cidade.

Contra todas as probabilidades do Azar Parker, as coisas parecem finalmente entrar nos trilhos: as Meninas Aranha conseguem realmente mudar os seus status dentro do colégio e a dura advogada Gonzales tendo a ideia de fazer a coisa certa parece ter surtido efeito, fazendo sobrar $200 não programados a mais no orçamento do herói.

Como agora tudo são flores, ou melhor teias para o amigão da vizinhança, é chegado o momento de dar cabo de um probleminha já quase esquecido, o gerador central daquelas famigeradas “cameras aranhas”, seguido é claro de uma incansável patrulha para combater o crime aproveitando o apoio popular.

Garotas Aranhas

Na manhã seguinte, é chegado o dia que todos estavam esperando. Em um pequeno comício, o prefeito entrega a chave da cidade para a estrela pop Tery Hillman. Ela diz “não passo de uma garota incompreendida de bom coração. Em outras palavras... Eu sou uma Menina Aranha!”. E é entre essa campanha de Marketing agressiva e o desespero do J. J. Jameson, que se vai embora todo o espírito das verdadeiras Meninas Aranha.

Garotas Aranhas

Isso é o velhor Azar Parker agindo para equilibrar a balança, pois nem só as Meninas Aranha foram desbancandas, como também a situação do Esquadrão Anti-aranha também não vai melhor em nada com a nova ofensiva. A idéia que paira é que “Se a gente pegar o cara, o esquadrão perde a utilidade. Ai, é desemprego na certa. Mas se não capturarmos o aranha, estamos na rua do mesmo jeito”.

Por fim, em troca de um jantar, Peter convence, ou tenta, Michele a ajudar as meninas com o problema da marca das Meninas Aranha. Mas como sempre, algo tem que estragar tudo. Neste caso, a volta do Espectro (sim aquele que ficou indignado de não ter sido notícia).

Garotas Aranhas

E infelizmente essa história só conclui daqui a dois meses, na próxima Teia do Aranha. Até lá.

Guilherme Prado

comments powered by Disqus