sexta-feira, 18 de março de 2011

X-Factor: Questões de Fé

* Artigo escrito por nosso colaborador, Marcos Vigani

Syrin

Alguma vez já aconteceu algo com você que estava além de vossa humilde e mortal compreensão? Algo que você olha para o céu e diz: Por que Deus? O que eu fiz? Está tudo errado na minha vida e é culpa sua! Eu sou um brinquedo em suas mãos! Pois é, não entendemos o que não vemos. Sempre que falamos de Deus, Diabo e (ser) afins, o assunto é longo e complexo dado às bases religiosas de cada pessoa. O mesmo acontece nessa história do X-Factor publicada na revista X-men Extra 110.

Na história do grupo X-factor escrita por Peter David e desenhada pelo meu xará Marco Santucci, Siryn, a filha do falecido Banshee, está na lápide de seu pai se lamentando sobre o local em que ele foi enterrado. E disse que irá transferi-lo para o mausoléu dos Cassidy, mas que ele não se atreva a voltar como é de costume entre os mutantes.

Quando um padre oferece um lenço para que ela enxugue suas lágrimas, Thereza Cassidy o reconhece de imediato e lhe dá um bofetão, pois ele é a cara de Jamie Madrox, o Homem múltiplo! Mas ela não acha o M em sua face, e percebe que ele não se multiplicou com o impacto da porrada. Então, ela reconhece que essa réplica é o padre que apareceu um tempo atrás na TV, o Reverendo John Maddox, uma réplica desligada do original que tem inclusive família.

Syrin

Eles começam a conversar, e Jonh diz que ele apareceu lá por acaso, mesmo que Siryn ache que algum integrante do X Factor tenha mandado o reverendo ali. Jonh sente que Siryn quer lhe falar algo, mas resiste. Ele insiste até que vem a pergunta de fé dela: O que ELE quer de mim?

Com irreverência Jonh responde que Deus não mostrou a ficha dela. Ele diz a ela que Deus a odeia, que está brincando com sua vida por não ter o que fazer, algo impensável vindo de um padre. Ele diz que essas coisas acontecem o tempo todo com todo mundo. É algo aleatório. E o nosso maior presente dado por ELE é o outro.

De repente, eles ouvem um tiro e Siryn corre para espantar os caçadores da floresta que atingiram um filhote de veado. Os caçadores fogem de medo, pois acham que viram uma Banshee, figura mitologia que na Irlanda significa a precursora da morte.

Syrin

Siryn vai até o filhote e vê que ele morreu. Em seguida, a fêmea lhe aplica umas cabeçadas para poder deitar e ficar ao lado do filhote prostrado na relva. Então, o reverendo aproveita a situação e pergunta de quem é a culpa do ocorrido. Siryn prontamente responde que é dos humanos que caçam os animais.

Jonh rebate perguntando pra quem fêmea ora ou com quem fica furiosa por permitir que algo assim aconteça. Thereza responde que ela provavelmente lida com os fatos e segue em frente. E assim, ela mesma responde a esclarece suas dúvidas. Então, ela cai novamente no choro e Jonh lhe oferece o lenço novamente, e a abraça.

Syrin

É assim essas questões de fé. Não importa em quem você acredita, nesse ou naquele Deus, o importante é acreditar e ter certeza de uma coisa: Realmente nós não estamos sozinhos no mundo, pois temos nossos semelhantes...

Marcos Vigani

comments powered by Disqus