quarta-feira, 6 de julho de 2016

Fabulosos Vingadores: Vingança no Mojoverso


Dando um tempo nas guerras apocalípticas que vimos nos últimos arcos de Fabulosos Vingadores que levou à saga Eixo, a equipe teve tempo de enfrentar o ser extra-dimensional Mojo e a ameaça de seu Mojoverso, numa aventura fora da cronologia. O problema é quando se mistura alguns dos mais poderosos seres sobrenaturais com Vingadores, o que pode fugir um pouco do controle dos roteiristas sem-espinha...

O programa video-extra-multi-dimensional que tem Mojo como seu principal criador está em crise. Os executivos exigem interferir na criação do ser amarelado, estabelecendo quem ele deve sequestrar, digo, contratar para a principal atração do canal multiversal, para calar os críticos de forma que eles não vejam o quanto estão sendo manipulados pelo roteiro sem sentido. Mojo então captura, digo, escala "Os Vingadores do Sobrenatural" - Dr. Estranho, Satana, Blade, Homem-Anfíbio, Homem-Coisa e o Motoqueiro Fantasma. Os produtores exigem que ele inclua os Vingadores reais, por eles serem muito populares ultimamente (os X-Men não estão mais tão famosos como antigamente, nem o Mojo vai mais atrás deles...). 


Na mansão dos Vingadores, até então base dos Fabulosos Vingadores - a Equipe Unidade, composta por X-Men e antigos membros dos Vingadores, estão em um dia de recreação, com Janet Van Dyne, Vampira e Alex Summers na piscina, Wanda e Simon discutindo a relação em seus aposentos, e Steve Rogers, Shiro Yoshida, Wolverine e Thor jogando sinuca e bebendo. Subitamente, eles são atacados pelos Sobrenaturais controlados e são derrubados e capturados consequentemente.


Levados para o Mojoverso, os Vingadores são submetidos à um programa que emula um colegial, onde Thor namora Janet, mas ela como é muito popular, leva flerte de todos. Steve namorava Wanda, mas terminaram. Mas da turma que se veste de preto, curiosamente os mutantes da equipe, Alex paquera Janet na frente de Thor, levando-os à discutir na frente das meninas...


Mojo usa Simon Williams como roteirista fantasma para escrever essa cena, mas os executivos sem-espinha resolvem se meter na condução do show, que é transmitido ao vivo. Eles querem que o Motoqueiro Fantasma fique mau, e que Wanda mate o homem que ela ama, coisa que eles nem eram apaixonados. Os Sobrenaturais agora são um grupo "geek estereotipados e antiquados" que recebem uma Wanda Maximoff confusa e solitária, que está à procura de Johnny Blaze, por estar apaixonada. Saindo do Sanctum Santorum do Dr. Estranho, ela se depara com Blaze a esperando na porta. O roteiro fica mais melodramático quando Wanda assume estar grávida dele, mas nesse momento, o choque de ter um filho justo com Wanda faz Johnny libertar o lado infernal dele, perdendo o controle sobre o espírito da vingança e se libertando do controle roteirístico de Mojo. 


O sistema entra em pane, libertando todos os heróis e os Sobrenaturais, fazendo os Vingadores descobrirem que estão no mundo de Mojo. Eles até cogitam largar o Motoqueiro lá como punição pelo que Mojo lhes fez, mas o ser depravado diz que há muitos turistas e escravos inocentes na mira do espírito da vingança que pagarão também pelo que ele tem feito. Todos eles então se unem para deter um dos mais poderosos seres do Universo Marvel. Thor sai no mano a mano, mas sua ira só serve de combustível pro Motoqueiro, deixando-o mais poderoso. Satana e Homem-Coisa também são reçachados, mas Vampira consegue absorver os poderes, mas o espírito passa pra ela, libertando Johnny Blaze da maldição. Blaze crê que aquela maldição é dele e reabsorve o espírito, livrando Vampira do seu jugo, e o deixando sob controle mais uma vez.


O Doutor Estranho os teleporta de volta pra Terra, deixando os executivos do Mojoverso pra trás para decifrarem se podem tirar algum proveito desse roteiro distrativamente colorido. Já o sisudo Johnny Blaze de pé à beira da piscina da mansão dos Vingadores leva um empurrão da Vespa pra quebrar sua marrentice, e os outros acabam caindo nela também.

O anual descompromissado de Fabulosos Vingadores ocorreu antes do Eixo, mas foi publicado aqui enquanto ocorria a saga em Vingadores: os Heróis Mais Poderosos da Terra em duas partes, nas edições 10 e 11, com o roteirista titular Rick Remender fazendo às vezes de culpado pelo roteirismo assumidamente pouco original e brincando com isso, e a bonita arte de Paul Renaud.

comments powered by Disqus