Comentários recentes do chefe da Disney, Bob Iger, podem deixar alguns fãs do MCU coçando a cabeça. Durante a última teleconferência de resultados da Disney para acionistas nesta quarta-feira, Iger citou várias produções para o ano de 2025, mas pulou Thunderbolts e Blade enquanto discutia os filmes que a empresa definiu para lançamento do próximo ano. Ambas as produções passaram por muitas mudanças nos bastidores, causando um cenário potencialmente preocupante para os fãs que esperavam ver esses filmes também no catálogo da Disney no ano que vem.
“Olhando para nossa programação pros cinemas de 2025, estamos entusiasmados em trazer ao público Capitão América: Admirável Mundo Novo e Quarteto Fantástico para a Marvel, a Pixar tem Zootopia 2 e depois há Avatar 3”, disse Iger durante a teleconferência. “E já estamos ansiosos por 2026 e além com Frozen 3, o primeiro filme de Toy Story desde 2019, e um novo filme de Star Wars que traz o Mandaloriano e Grogu para a tela grande pela primeira vez.”
Vale destacar que apesar de excluir os filmes da lista, isso não significa que eles estão fora do calendário. Pode ser que Iger apenas desconsiderou eles como importantes ao ponto de destacá-los para os acionistas, já que deixou outros filmes previstos para esse ano também de fora como a animação Elio e o filme da Branca de Neve.
“Eu diria que estamos nos inclinando um pouco mais para sequências e franquias”, disse Iger durante a teleconferência. “Acho que dado o ambiente e o que é necessário para tirar as pessoas de suas casas para ver um filme. Apoiar-se em franquias familiares é, na verdade, uma coisa inteligente. Em nosso zelo de aumentar significativamente o volume, parcialmente vinculado ao desejo de buscar mais assinantes globais para nossa plataforma de streaming, alguns de nossos estúdios perderam um pouco o foco. Portanto, o primeiro passo que demos foi reduzir o volume, reduzir a produção, especialmente na Marvel.” informou o CEO sobre o calendário mais restrito de lançamentos. Iger também provocou que a Marvel Studios está começando a se concentrar em algumas de suas franquias mais fortes daqui para frente. “Vou deixar vocês só com isso mesmo.”
Já sobre as séries, ele citou a série da Agatha como bastante emoção ao lado de Skeleton Crew do universo Star Wars e Win or Lose, a primeira grande série animada da Pixar. Mas a notícia mais comemorada foi a confirmação de uma segunda temporada da série de sucesso de Percy Jackson e os Olimpianos.
Os outros anúncios que vieram nesta última reunião incluem, a revelação de que Moana 2 será o filme até então não revelado da Disney para Novembro deste ano (o que antes se pensava ser uma série) e um novo acordo entre a Disney e a Epic Games após a primeira adquirir uma boa parte de ações da companhia produtora de games.
No fim a reunião demonstrou ser bastante promissora, dando sinais de uma recuperação financeira, apesar da perda de assinaturas do serviço de streaming do Disney+ no primeiro trimestre de 2024 em função do aumento dos preços nos EUA. Há um plano para que a Disney+ até o final do ano se torne lucrativa assim como acabou ficando a Netflix alguns anos atrás e isso envolve a criação de uma taxa para dividir senhas com usuários fora da casa ssim como fez a Netflix no ano passado. Bob Iger também deixou claro que antes de sua saida de vez do cargo, a prioridade número 1 é encontrar um sucessor a sua altura.
Coveiro