segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Homem-Aranha: Anti-Heróis


Amazing Spider-Man #570

Vimos na edição passada de Homem-Aranha que, além de enfrentar, mas não derrotar, o Ameaça, o amigão da vizinhança começaria a se meter em alguns problemas que buscariam fundo em seu passado (ao menos aquele passado que não foi esquecido desde o pacto com Mephisto) alguns incômodos que pareciam distantes. Ed Brock ressurge, mas de uma maneira que poucos esperariam. E o pior, Norman Osborn, com seus Thunderbolts está na cola do Homem-Aranha. Porém, antes disso, fez uma rápida visita a Peter Parker. É a partir daí que Novas Formas de Morrer continua em Homem-Aranha 93, chegando perto de sua conclusão.

E Norman está lá para saber do Aranha, lembrando que Peter tem algum acordo para tirar suas fotos e ambos lucrarem com elas, já que sua identidade não é mais conhecida pelo outrora Duende Verde. O Venom atual, cujo hospedeiro é Mac Gargan (que já foi o Escorpião) faz questão de revirar bastante o apartamento, mas nada encontram. Quando Osborn ameaça desconsiderar a amizade de Peter com Harry, seu filho, Vin, o policial com quem ele divide o apartamento se aproxima do local, fazendo com que os invasores deixem-no rapidamente, mantendo as ameaças. Os problemas de Parker são serem muito maiores que o Ameaça agora.

Homem-Aranha: Novas Formas de Morrer

No abrigo FESTA, Eddie Brock traz a ótima notícia de que não está mais com câncer (ou com resquícios do Venom), intensificando o rumor de que o local é um centro de milagres. Martin Li (alterego do Sr. Negativo, e responsável pelos tais milagres) tem uma conversa com Ed em particular. O rapaz ainda eufórico vê tudo como uma segunda chance, e Li fala apenas de como algumas coisas não precisam se explicadas, sutilmente denunciando a própria esquizofrenia com um jogo de tabuleiro, sem que Brock percebesse.

Em uma cerimônia pública, Charles Dexter Bennet homenageia e retira todas as acusações que o outrora Clarim Diário fez a Norman Osborn sobre ser o Duende Verde, reforçando a posição de ambos, que trabalham em conjunto para favorecer a candidatura de Randall Crowne à prefeitura. Logo os Thunderbolts são apresentados e o discurso anti-Homem-Aranha (ainda acusado de assassinatos em série) é levado à tona, dando um golpe no outro candidato, Bill Hollister.

Acompanhando tudo como fotógrafo, Peter, revoltado, conversa com Ben Urich, o homem que escreveu a matéria cujo conteúdo foi negado e, consequentemente, perseguido por Osborn. Ele tenta dar uma alfinetada em Norman, mas é ignorado.

Homem-Aranha: Novas Formas de Morrer

No Grão de Café, Harry está nervoso com a visita do pai. Quando Norman chega, Lilly (namorada de seu filho e filha do adversário de Crowne) lhe é apresentada. Mas ele está ali para arrasar com o filho, dizendo-se envergonhado pelo negócio inferior ao qual Harry dedica sua vida atualmente, e logo indo embora. Objetivo alcançado.

Homem-Aranha: Novas Formas de Morrer

No centro de comando montado em sua residência na cidade, Norman coordena a procura pelo Aranha e quer saber também do paradeiro de Peter. Tudo vai ficando claro sobre as intenções eleitoreiras dessa “visita”, e o cabeça-de-teia já está lá, entrando sorrateiramente no local descobre o quarto Thunderbolt levado à Nova York, o Mercenário. Neutralizando-o, o Aranha segue para as outras salas. Tentando colocar Norman contra a parede, o Aranha acaba enfrentando mais agentes do que o esperado, e deixa Osborn quando este descobre que o Venom detectou Ed Brock (pensando ser seu primeiro hospedeiro humano) no centro FESTA, sentindo-se irresistivelmente atraído ao local.

Homem-Aranha: Novas Formas de Morrer

Venom adentra o local pensando encontrar o Homem-Aranha, mas logo percebe sua confusão, ao achar Eddie nos escombros. Desesperado, ele tenta escapar das garras do monstro, vendo de volta todo o pesadelo de que acabara de se livrar. Contudo, algo bizarro acontece. A energia do Sr. Negativo investida no corpo de Brock reage ao simbionte, criando uma outra versão, inversa ao Venom. Como um monstro branco, Brock se torna o Anti-Venom (o quê?)!

Homem-Aranha: Novas Formas de Morrer

O Homem-Aranha chega ao local, desesperado pela segurança de todos, principalmente de sua tia May. E o que encontra é o Venom sendo surrado pelo Anti-Venom (os bons nomes estão realmente em falta), que agindo imprudentemente, mas com boas intenções, diz ter a missão de erradicá-lo. Logo o Aranha começa a atacar Venom (com socos, pontapés e piadas), sem notar a presença do alterado Brock. Quando vê o Anti-Venom, julga ser só mais um simbionte (já parou para pensar em quantos ele enfrentou?) e o ataca também.

Homem-Aranha: Novas Formas de Morrer

Mas logo descobre sua identidade, e ironicamente faz os dois monstros o atacarem, cooperando um com o outro, mandando-o para bem longe. Mas logo voltam a se enfrentar. Enquanto isso, reunindo os Thunderbolts remanescentes, Norman se dirige para o local.

Para piorar tudo, Billy Hollister é novamente atacado pelo Ameaça, o que só reforça que ele também está a favor de seu adversário, Crowne, uma vez que nitidamente o agressor que uma audiência para seus atos. Abordado por dois policiais (dentre eles Vin), o Ameaça deixa o local, ficando novamente apenas na...ameaça!

De volta ao FESTA, já na rua, Peter pensa se vale à pena se meter na briga dos simbiontes. Porém, depois de posicionar sua câmera em local estratégico, decide voltar. Lá embaixo, Brock fala sobre como o Venom corrói a alma de Gargan, e diz querer salvá-lo. Usando uma habilidade única, começa a expurgar o simbionte do corpo do adversário. Mas ele age imprudentemente, e percebe o perigo que é para as pessoas em sua volta. Sorte que o Aranha está no local, o que faz Eddie notar, afinal, que ele é um herói.

Homem-Aranha: Novas Formas de Morrer

Lembrando de seus confrontos anteriores e avaliando a situação, Osborn, que já está no local, acha melhor aguardar para intervir. O Aranha consegue fazer com que Brock perceba que, até certo ponto, estão do mesmo lado. Assim, os esforços se concentram no Venom. Novamente, o expurgo do simbionte recomeça, deixando Mac Gargan e o alienígena em desespero.

Homem-Aranha: Novas Formas de Morrer

Enquanto Urich desvenda mais a respeito do incidente com os escravos e a ligação com Crowne, Venom parece derrotado. O simbionte ao redor de Gargan parece apenas uma poça sem vida. Porém, um problema logo ocorre. Uma vez que o Aranha já usou o simbionte, o Anti-Venom trata de tentar retirar os vestígios do seu corpo. Não há muito tempo para reagir, e o pouco de Venom que Peter tem em seu organismo é retirado, mas o maior problema está por vir. Brock logo detecta outro veneno a ser retirado do seu organismo.

Ao longe, Osborn observa tudo e logo é abordado pelo que pode ser mais um aliado: o Ameaça!

Homem-Aranha: Novas Formas de Morrer

Peter entra em desespero quando percebe que o Anti-Venom quer retirar de seu sangue a radiação que confere seus poderes desde que, anos atrás, foi picado por uma aranha. Pensando lhe fazer um bem, Brock não para de forma alguma.

O Ameaça está longe de ser aliado de Norman, que, assim que dá permissão para que Thunderbolts entrassem em ação, é atacado pelo imitador de Duende Verde, que tem sua própria agenda política. E o monstro parece saber bastante da história de Osborn, que logo mostra quem é o original, derrubando-o do próprio planador.

Homem-Aranha: Novas Formas de Morrer

Mac Gargan é resgatado pelos Thunderbolts e sua equipe de apoio, chamando atenção do Anti-Venom, para sorte do Aranha. Eles parecem saber lidar com o simbionte, mas há algo a mais ali que o deixa quase imune aos ataques. Com o Mercenário sem liberação, o Homem Radioativo ataca Brock, enquanto Soprano se ocupa com o Homem-Aranha, que tenta apelar para o lado heróico de verdade dela. Porém, a presença do Anti-Venom parece desequilibrar seus poderes, e ele se sente fraco.

Homem-Aranha: Novas Formas de Morrer

Ao mesmo tempo, sabendo que Norman só quer pegar o Aranha, o Ameaça se enfurece, pois seus objetivos são bem mais amplos e de longo prazo. Mais uma vez demonstrando como tem Osborn como inspiração, ele parece frustrado pelo desperdício de tanto potencial, de tanto poder. Surpreendentemente surrando o Duende Verde original, o Ameaça vai embora, deixando Norman pensando no que lhe foi dito.

Assim, o Aranha bate em retirada, assim como os Thunderbolts, que são perseguidos pelo Anti-Venom. Logo Peter volta ao FESTA, certificando-se do bem estar de May. Perto dali, os escravos que escaparam na última edição observam tudo, provavelmente procurando um abrigo.

Logo vemos dois atos de Harry, que estão totalmente interligados ao seu pai. Primeiro, fornece a Urich e Sally, do Linha de Frente, informações valiosíssimas sobre Norman, que podem derrubá-lo de sua posição, conectando-o a Crowne inclusive. No hospital em que Bill Hollister está depois do ataque do Ameaça, ele se sente responsável por ver no vilão uma variação do que o Duende Verde já foi, dizendo a Lilly que inveja o pai que ela tem.

Homem-Aranha: Novas Formas de Morrer

Sem paciência para ouvir as reclamações de Crowne, e sem notar que é observado por um disfarçado Eddie Brock, Norman nos mostra que os planos seguem uma boa direção. Ele descobriu e roubou a câmera de Peter. Com a boa qualidade das fotos, não só pode estudar melhor os movimentos do Aranha, como também notou o quanto a proximidade com o Anti-Venom o enfraquecia. Além disso, Osborn notou que os símbolos no peito e costas do herói atraíam a câmera, revelando o uso de um sensor, que agora seria usado para disparos certeiros e mortais de armas adaptadas. Ele e os Thunderbolts agora têm um trunfo nas mãos. E, segundo o Mercenário, o que a próxima edição trará será apenas a morte do Homem-Aranha.


João

comments powered by Disqus