sábado, 15 de agosto de 2009

Homem-Aranha: A Morte Bate à Porta


Amazing Spider-Man #568

Começou em Homem-Aranha 92 um novo arco de histórias que promete grande impacto na atual vida do escalador de paredes. Escrita por Dan Slott, e contando com a volta do grande artista John Romita Jr. às revistas do Homem-Aranha, Novas Formas de Morrer promete envolver adversários que muito perturbaram Peter Parker, como um certo simbionte e um "fantasma do passado", assim como algumas “ameaças” mais recentes em sua vida.

A história começa com uma rápida recapitulação do que foi a vida de Peter Parker até então, com ênfase, é claro, para sua dramática origem como super-herói, o que fez com que ele vivesse mais como Homem-Aranha do que como um jovem novaiorquino. Os grandes poderes com grandes responsabilidades não deveriam deixar que os outros à sua volta serem feridos, mesmo que isso lhe custe uma vida normal e confortável.

Acelerando para os dias de hoje, demitindo-se do jornal CD, Peter lamenta seu desemprego, e a pressão que seu colega de quarto, o policial Vin Gonzales, faz sobre o pagamento do aluguel. Nem mesmo seus amigos, até os mais ricos, não parecem poder ajudar. Peter está sempre ausente, especialmente com a multiplicação de novos vilões no seu caminho. E o pior deles, em sua opinião, é o Ameaça, que parece emular o que o Duende Verde já foi.

Mas Ameaça nitidamente tem motivações políticas, pois ataca insistentemente a campanha para prefeito do pai da namorada de Harry Osborn, Lily, Bill Hollister. E essa é mais uma vez a razão para o encontro entre o cabeça-de-teia e o bizarro monstro de planador, que, claro, se irrita com as piadas do herói. O Aranha faz questão em chamá-lo de “cópia do Duende Verde”, listando (e exagerando) o mundo de vilões que agiram de modo semelhante.

Homem-Aranha: Novas Formas de Morrer

Porém, o Ameaça se concentra no confronto e acaba enganando o Aranha, soterrando-o sob escombros da fachada de um prédio. É o tempo de que ele precisa para escapar e o cabeça-de-teia, que, além de perder o vilão mais uma vez, é visto pelos civis ao redor com temor, pois estes crêem nas acusações de que ele seja um assassino serial, notícia tão alardeada em jornais como o DB. Ele tenta não se abater, sabendo que faz isso pela sua responsabilidade, e não por fama.

Homem-Aranha: Novas Formas de Morrer

De repente, uma surpresa. De um dos prédios destruídos pelo Ameaça saem dezenas de pessoas de feições orientais correndo, algo um tanto suspeito em sua opinião. Depois de tirar algumas fotos, ele corre para verificar se não há mais alguém em perigo, para aí sim investigar essa estranha cena, e, claro, sair de cena antes da polícia chegar.

Homem-Aranha: Novas Formas de Morrer

Não muito longe dali, Harry recebe uma ligação de Peter. Como o dono do DB, Dexter Bennet, fez questão de impedir que ele conseguisse trabalhar para qualquer jornal da cidade, Parker pede ao amigo que arrumasse algum intermediário que vendesse as fotos que acabou de tirar. Ironicamente brincando sobre uma “identidade secreta”, Harry tem uma idéia melhor. Sugere que Peter use os inimigos de Bennet contra o editor, para equilibrar as coisas. São esses os que publicariam as fotos que ele tirou. Idéia genial, segundo Parker.

Homem-Aranha: Novas Formas de Morrer

Não demora para que Peter vá até Ben Urich, atualmente editor chefe do Linha de Frente, jornal surgido em plena Guerra Civil, refúgio de boa parte da ex-equipe do Clarim Diário. Mostrando as fotos a Ben, ficamos sabendo melhor de seu conteúdo. Tudo indica que aquela onda de pessoas saindo do prédio estava sujeita a trabalho escravo, em pleno centro de Nova York. Logo a outra fundadora do Linha de Frente, Sally Floyd, aparece e diz que já havia feito um levantamento, descobrindo que o dono dos prédios destruídos é ninguém menos que Randall Crowne, o concorrente de Hollister na corrida pela prefeitura.

Homem-Aranha: Novas Formas de Morrer

Publicada a notícia, Crowne sabe que não pode ficar parado diante das severas acusações. Para isso, chama um velho amigo para que o foco das notícias diárias vá para outro lado. Em troca da mexida de alguns pauzinhos, o candidato concorda com os termos do homem à sua frente: Norman Osborn! Outrora o Duende Verde, o atual diretor dos Thunderbolts trará sua equipe para a cidade, iniciando uma caçada ao Homem-Aranha.

Homem-Aranha: Novas Formas de Morrer

No Colorado, base dos Thunderbolts, a equipe treina, demonstrando que tem muito pouco de heróica, e menos ainda de equilibrada. Principalmente Venom. Porém, antes do fim do exercício, Osborn convoca todos para a missão.

De volta à Nova York, vemos que Crowne também usa sua influência sobre o DB para acirrar a caçada ao Homem-Aranha e desviar o foco do caso de escravidão. Bennet encontra a repórter Betty Brant, uma das poucas remanescentes do Clarim, e se mostra irritadíssimo com as notícias do Linha de Frente. Porém, ele não quer que ela investigue o caso, mas que vá atrás de Martin Li (secretamente o Sr. Negativo), e um dos principais patrocinadores de Hollister.

Sabendo que alguns dos doentes dos seus abrigos (um dos quais tem tia May como voluntária) vêm tendo curas milagrosas, Bennet quer que Betty ache algum podre do empresário e filantropo, mesmo com sua boa fama quase inquestionável.

Homem-Aranha: Novas Formas de Morrer

Betty chega no abrigo em que May trabalha, e ouve um sermão dela por continuar trabalhando no DB. Mas Li não se importa e mostra tudo que fazem nos abrigos, até mesmo explicando como se dá o atendimento médico, atribuindo as curas “milagrosas” à fé e boa vontade dos voluntários e dos ajudados.

De repente, Brant reconhece um dos internos. É Eddie Brock, por muito tempo o vilão Venom, hoje livre do simbionte, mas supostamente um perturbado doente terminal de câncer. Li o defende, dizendo que estava ali porque pediu ajuda, tendo encontrado o religioso Eddie (que enfatiza que sua doença era Venom) pedindo perdão a Deus em uma Igreja. Com ajuda do advogado Matt Murdock (o Demolidor!), Brock acabou tendo permissão para passar seus últimos dias ajudando os outros no abrigo.

Homem-Aranha: Novas Formas de Morrer

Dizendo que agora Eddie é um novo homem, Li encosta a mão em seu ombro, e, de alguma forma, seus poderes “negativos” agem no seu organismo. Os efeitos são imprevisíveis, mas sabemos que algo mudou, e que deve ter alguma relação com a capa da edição.

Homem-Aranha: Novas Formas de Morrer

De volta para Peter, que fica feliz e orgulhoso por, mesmo ganhando menos, poder contar com um serviço honesto no Linha de Frente, temos um momento de tensão. Ao chegar em casa, seu sentido de aranha dispara. Mas não há tempo para reagir quando vários soldados em roupas escuras o atacam. Sem poder reagir como Aranha sem revelar sua identidade, ele acaba imobilizado. Com eles arrastando-o para o apartamento é que Peter tem uma verdadeira surpresa. Lá dentro, Norman Osborn e alguns de seus Thunderbolts o aguardam.

Homem-Aranha: Novas Formas de Morrer

O que ele quer com Peter, apenas a próxima edição revelará.


João

Quer ver a capa variante da edição original americana? É só dar um clique aqui.

comments powered by Disqus