segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Gavião Arqueiro: Infância

No mês de Junho, a Panini lançou em bancas a nova fase do Gavião Arqueiro (e Gaviã Arqueira) pós-fase do Matt Fraction e David Aja. Saindo direto em encadernado agora (como sempre deveria ter sido), quem cuida do título é Jeff Lemire e Ramón Perez trazendo uma história muito bacana que remonta o passado de Clint Barton e refletindo na sua personalidade de hoje, numa missão pra lá de arriscada no presente.



A história criada aqui praticamente segue em duas linhas temporais concomitantes em cada página, e o artista Ramón Perez trabalhou muito bem em dar um visual bem distinto em suas artes - uma linha mais rebuscada e européia pra narrativa do passado e uma mais simples e limpa na história do presente. De um lado, temos Clint e seu irmão Barney passando suas vidas mais uma vez em uma nova casa adotiva com um padrasto opressor. Do outro, ele segue em uma missão insana numa base da HIDRA e sendo superprotetor com sua parceira, Kate.

A pedido da SHIELD, Clint e Kate buscam uma arma secreta da HIDRA que mal tem conhecimento do que seja escondida no território do inimigo e se surpreendem ao encontrar três crianças deformadas sendo estudadas em dutos isolados por cientistas. Mas mais do que alterados fisicamente, os dois meninos e a menina tinham um poder mental fora de proporções, que com um só "golpe" detonou todos os pesquisadores e agentes da HIDRA do lugar, deixando só Kate a salvo. Para os três, Kate era sua salvadora, e eles seriam extremamente gratos e fieis a ela (e um pouco desconfiados com o Clint quando este apareceu aos gritos por lá).



Clint já desconfiava que os meninos eram encrenca da séria, e queria evitar de qualquer jeito que Kate se apegasse a eles. Ao finalmente serem resgatados pela SHIELD, Kate ouviu o que não queria - Maria Hill só recebeu ordens de pegar a "arma secreta" dos vilões, não sabia do que se tratava antes e teria que entregá-las a outras autoridades. Era tudo que a Kate não queria ouvir e Clint teve que acalmar seus ânimos. Por sorte, Maria Hill também não estava tão satisfeita com a situação e antes de sair pela porta deu uma deixa de que os dois Gaviões Arqueiros poderiam agir por debaixo dos panos e tirar os guris dali.

Em meio a isso, segue o flashback da infância dos irmãos Barton. A história segue do momento em que os dois fugiram da nova casa adotiva e foram parar no circo que estava na cidade, conhecendo assim aquele que viria a ser tutor dos dois - Jacques Duquesne, o Espadachim. De início, o circo era o sonho dos dois garotos, que trabalharam duro pra ser sustentados e seguir sempre com a caravana onde quer que eles fossem. Dusquene se tornou um ótimo responsável dos irmãos Barton, treinando Clint nas técnicas de arquearia assim que viu o potencial do caçula. Contudo, para Barney, o Espadachim viu a oportunidade de ter mais um treinado na sua segunda profissão - ladrão.

Não demorou muito para Clint descobrir que o circo não era só aquela aparência de alegria e espetáculo. Descobriu o que o irmão Barney fazia pra "ajudar nas finanças extras" do circo e já parecia insatisfeito em continuar. A coisa só piorou quando mais a frente na história quando ao invadir o trailer de Duquesne, Clint viu fotos dele com sua ajudante de palco pelada, cuja adolescente não era muito mais velha que ele. Foi a gota d'água pra o pequeno Barton entrar em fúria com todos. Ele entrou nas tapas com o irmão, acusou a companheira do Espadachim e quis bater de frente direto com lutador francês. Contudo, Duquesne não iria brigar com ele, não iria bater nele com o seu pai biológico ou tantos outros adotivos. Ele era diferente, sabia que a vida não era tão preto no branco e deixou aberto a Clint querer ir para longe ou ficar e aprender mais com ele. Foi assim que ele desde cedo teve que aprender a tomar decisões difíceis.



Já no presente, Clint e Kate invadiram a cela da SHIELD onde estava presa as crianças e a soltaram. Contudo, era complicado manter o controles delas com aquele poder. Ao deixarem o aeroportaviões, foram se esconder no lugar menos viável para tal, o apartamento de Barton nos subúrbios. E mal pisaram alguns minutos por lá e o cenário foi constantemente atacado pela HIDRA e outras "n" organizações. Os Gaviões Arqueiros estavam sempre os protegendo com a ponta da flecha constantemente afiada em direção a alguém. Contudo, ao perder o controle em dado momento do ataque, as três crianças tiveram medo e reagiram com um novo grito. Transformados os agentes da HIDRA em meleca instantaneamente, até mesmo Kate viu que seria muito difícil ela conseguir manter o controle dos três por muito tempo. Após ela deter as crianças que já estavam ameaçando Barton depois do que ele falou, Bishop aceito o que o mais certo.

No epílogo, um tempo se passa, e um já mais velho e barbudo Clint Barton recebe a inusitada visita de Kate Bishop. Eles estavam errados e precisavam salvar as crianças. A história fica pra se encerrar em outro volume do personagem, justamente na fase pós-Guerras Secretas.

Coveiro

comments powered by Disqus