terça-feira, 5 de setembro de 2017

Jeph Loeb explica porque optou por levar Inumanos para a TV, as inspirações nos quadrinhos e futuras parcerias com a rede IMAX



Passado o final de semana em que os Inumanos estrearam nos EUA (com o adendo de esta segunda-feira ter sido um dia do trabalho por lá), eis que Jeph Loeb, o manda-chuva da Marvel TV, conversou com o ComicBookResources e pontuou vários detalhes da produção de Inumanos e o que se espera da ABC daqui pra frente. Confira um resumo do longo bate-papo a seguir:

Sobre trabalhar com uma base familiar na série dos Inumanos:

"Foi a primeira coisa que me fez fica animado. Era uma oportunidade pra gente em não se preocupar sobre como montar a dinâmica do time por si só, e certamente não ter que lidar com a ideia de como um grupo de pessoas se juntaria por qualquer que seja o motivo, e que de alguma maneira eles formem uma família. Nós frequentemente falamos que Agentes da SHIELD é como uma família também, mas no fim é apenas o trabalho deles. E certamente vimos que alguns dos nossos personagens não ficam até o final. SHIELD não é algo que você é obrigado a ficar não importa o que aconteça"

"Essa é realmente uma história sobre um grupo de pessoas que, não importa o que aconteça, é aquela velha regra, que o sangue é importante, e eles tem responsabilidades uns com os outros. E não é só como Inumanos, mas sim como parte da Família Real, como primos e irmãos e como marido e esposa, e fomos capazes de falar sobre essas coisas e viver nesse mundo e se divertir com esse mundo. Daí, adicionamos um bichinho de estimação de duas toneladas, um buldogue que pode correr ao redor e fuçar em tudo e isso certamente adiciona um elemento familiar também".

Sobre se Inumanos é um produto melhor pra TV do que pra cinema:

"Eu não acho que a palavra "melhor" seja certa. Eu certamente senti que era algo que poderíamos contar uma história com mais apelo porque era uma história de família. Nós nunca pensamos que seria algo em que o espetáculo vem primeiro e a família vem depois, e acho que essa é uma das coisas que fazemos bem, que é dar realidade a nossos personagens, de ter mais tempo para conhecer melhor nossos vilões - se for isso que Maximus é - e de ter a oportunidade que nem sempre é possível de ver no espetáculo e na montanha russa que é os filmes Marvel, que eu absolutamente amo e que sou o maior fã".

"Mas essa é uma oportinidade de contar uma história sobre pessoas, mesmo que seja sobre pessoas da realeza e que vivem na Lua e que tem uma delas que tem a voz que pode derrubar uma cidade. É como conhecer e contar uma história de tal maneira que você seja levado e que você certamente assistirá a série e notará comparações com relações familiares que você conhece e até mesmo com sua própria família".





Sobre os efeitos especiais:

"Não ser modestos em não dizer que essas duas primeiras horas da série sozinhas tiveram cerca de 600 tomadas visuais. Algumas delas são coisas bem simples, como as que fizemos no Havaí e de um prédio que não deveria estar lá porque eles estavam na lua, mas toda pequena tomada que você vê o Dentinho, tem um monte de zeroes e uns digitais que são na verdade de um ator que não está nos sets e isso é algo que nós nunca fizemos e eu acho que nessa execução e em todos os efeitos, a Double Negative fez um trabalho grandioso. Foram eles que fizeram todos os efeitos do Homem-Formiga e das formigas, e todas essas coisas pequenas, que cada coisa tem que funcionar e dar certo"

"Tivemos que construir uma cidade que estava dentro de uma redoma que está na Lua e você tem que ir até a lua. Cada uma dessas experiências posa como um desafio diferente quando tentamos fazer na televisão regular e eu posso te falar isso - esse é o seriado que eu cresci querendo ver na TV, porque esses são os tipos de coisas que eu lia nos quadrinhos e que ficava muito animado, e eu esperava que houvesse um dia em que fosse possível visualizar e ver isso de um jeito real, e eu espero estar chegando perto disto".

"O trabalho que Mark Kolpack e Chris Cheramie fazem nos Agentes da SHIELD pra mim não é nem um pouco longe do extraordinário e eu espero que eles sejam melhores notados pelo que fazem, mas muita gente chegou até nós no começo da última temporada e perguntou como iriíamos fazer o Motorista Fantasma? Aquilo era uma característica destacada do personagem. Como iríamos comparar com o que já tinha nos filmes? E eu acho que nos saímos muito bem, não apenas para Televisão, mas acho que realmente foi um feito extraordinário como um todo em termos de efeitos especiais. E conseguimos mostrar um pouco disso com o Dentinho, em como o teletransporte ocorre, e como todo aquele mundo parece".

Sobre inspirações da série com o material original:

"Você obviamente está incrivelmente familiarizado com o trabalho de Jack Kirby e Stan Lee nos personagens. Me fale sobre o impacto que eles tiveram em você e o que você gostaria de ver na série - ambos criadores originais e seus trabalhos subsequentes pelos últimos anos que fizeram de Inumanos uma grande pedra angular no universo Marvel. Minha inspiração vem de duas coisas:"

"Uma delas, obviamente, é de Stan e Jack, que todo mundo conhece minha paixão pelo Quarteto Fantástico e sabe que Inumanos foi quando a coisa pegou fogo, quando eles vieram primeiro a Terra, quando sua terra escondida foi descoberta pela primeira vez, quando a redoma foi quebrada pela primeira vez. Tudo isso foram grandes conceitos, são o tipo de coisa que Stan e Jack, e Jack em particular, fizeram extraordinariamente muito bem. E eu disse desde o começo que eu procuro na televisão mostrar realmente que o que kirby desenhou não podia ser contido apenas numa página de quadrinhos. Sempre me pareceu que as bordas não eram grandes o suficiente e que poderia alcançar mais e mais do que o 3D. Era um 4D dentro de uma página de quadrinhos".

"E quando fizemos a parceria com a IMAX, a ideia era ser capaz de fazer algo tão grande, que seríamos capazes de viajar no espaço, pela lua, dentro da cidade e ser capaz de conhecer pessoas, e ver esse tipo de escopo, isso foi algo excitante pra mim. Sempre faço essa brincadeira, que espero um dia ver programas de televisão em que as crianças estejam assistindo e que seus pais em outra sala de repente escutem algo como que caindo. E quando eles forem pra sala e ver o vaso quebrado no chão, a criança olhe assustada pra eles e fale - "não foi eu, foi um cachorro que saiu da televisão, derrubou e aí voltou pra televisão". Se um dia chegarmos a isso, mesmo que não na realidade, mas na imaginação das pessoas que estão assistindo uma série, daí acho que seremos realmente triunfantes".

"A segunda coisa veio de um tempo em que os Inumanos estavam numa revistinha chamada Amazing Adventures em que eles dividiam com a Viúva Negra - porque nada é mais Inumano do que a Viúva Negra no meu entender. Porque eles estavam lá juntos, eu não sei,e foi apenas por 12 edições. Depois disso, na edição 13, a revista mudou pra falar do Fera, um personagem dos X-Men. Mas aquilo tem algo pessoal pra mim, e vocês podem checar isso, pois foi em a Amazing Adventures #9 que tive minha primeira carta publicada. E eu sempre volto pra ela e fico olhando com orgulho para meu "Eu" de nove anos escrevendo uma carta pra Stan Lee e sugerindo pra onde a história deveria ir. Obviamente, eu não tinha ideia de como as revistinhas eram feitas, mas eu falava o que Maximus deveria fazer e o que esses personagens eram, e desde então esses amor aos personagens só se aprofundou. O melhor disso é que ninguém pode argumentar contra isso, pois está lá impresso.




Sobre o alinhamento com Agentes da SHIELD ou outras séries de TV:

"Olha, nos perguntamos sobre essa questão desde o começo quando estávamos fazendo as séries do Netflix e ficamos nos perguntando "quando?". Quando os personagens irão se cruzar no mundo de cada um? E o que acreditamos é que o melhor é deixar a série se estabelecer. Deixa o público conhecer quem eles são, deixa o público escolher quem são seus favoritos, deixa o público decidir como eles querem que o seriado seja, e daí haverá o tempo para você cruzá-lo do jeito que puder. Sendo na ABC, obviamente essas oportunidades são mais fáceis e sim, queremos ver a Daisy Johnson olhando pro Raio Negro e dizendo "você não é o rei de nada até onde eu sei". Sim. Eu sei que esse dia virá? Bata na madeira. Eu espero que ambas as séries sejam um sucesso ao ponto de que esse dia chegue".

Sobre as diferenças do produto "não finalizado" que alguns críticos viram e reclamaram:

"Estava falando com outra pessoa mais cedo e disse que se eu mostrasse pra você uma orquestra e os instrumentos de cordas não estivesse lá e conseguíssemos tocar a música, você diria "Ok, saquei". E sim, você sacou, mas você não ouviu as cordas, e quando isso acontece, a emoção disso, o movimento disso, e uma das coisas que falamos sobre é que não é apenas a questão visual, mas sim que ela é parte de toda a estrutura da história. Então, se você for ver uma cena, e aí do nada a camera vai para longe e você vê todo o escopo da cidade de Attilan e o escopo da cidade não esta pronto, você imediatamente se distancia um pouco da história. Qualquer que seja o gancho emocional que você se prendia, agora está desatado. Ou vamos dizer que você não estivesse preso e que agora você tem algo ali que não está funcionando bem, agora você tem duas razões a mais para não acompanhar a história. Essa foi a melhor maneira de mostrarmos alguma coisa, em particularmente para algo que respeitamos muito como é o TCA? Não foi. Mas foi o consenso geral entre nós de que era melhor levar algo para lá".

Sobre os dois primeiros episódios funcionarem como um só:

"Assistir literalmente os 40 primeiros minutos e dizer "Ok, saquei" é o mesmo que dizer "Ok, eu levei você pra cena do crime, eu te mostrei o corpo e vamos parar por aqui. Você não vai saber quem é o policial responsável, você não vai entender a real motivação e o poder da série, porque não é sobre dois irmãos que estão lutando pelo poder, pois esse balanço é trabalhado na primeira uma hora da série. Na verdade, a série é sobre como viver na Terra com a humanidade quando observado do ponto de vista da Inumanidade. E para nós, um dos pontos que falamos bastante é sobre como Starman, que é um filme que tem 20 anos agora ou mais, provavelmente mais que isso, é como ver o nosso mundo do ponto de vista de um alien. Em oposição a ver nosso mundo do nosso ponto de vista encontrando um alienígena, vamos mostrar como cada membro do nosso elenco encontrará uma pessoa diferente no seu caminho e verá como é o nosso mundo. Para nós, é realmente sobre isso que é a série".

Sobre a parceria com o IMAX:

"Com o experimento feito com a IMAX, assumindo que seja um sucesso, há um plano maior para continuar com o IMAX? Talvez com um final pra inumanos ou algo com Agentes da SHIELD? Ou qualquer seriado da Marvel? Eu não posso falar sobre coisas que estão sendo trabalhadas ainda, e só posso dizer que nossa parceria com o IMAX, particularmente com Greg Foster, tem sido algo extraordinário. Essa era a ideia. Olhar o horizonte.

"Não sei se as pessoas sabem disso, mas há certos fins de semana do ano - E um deles acabou acontecendo , se você é americano, no fim de semana do dia do trabalho, onde as salas IMAX estão livres e não há filmes IMAX rolando neste período. Mesmo Dunkirk sendo Dunkirk, no tempo que chega o dia do Trabalho não vai estar mais nos cinemas e foi aí que eles vieram até nós e disseram "queremos realmente tentar criar algo que seja uma experiência de televisão, mas levando para as telas do IMAX".

"Não queremos de forma alguma falar que fizemos um filme IMAX, não queremos de modo algum dizer que isso é um filme. Isso é uma premiere de série de televisão que foi filmada com cameras IMAX e que será apresenatda de uma maneira épica como IMAX faz, mas não é algo justo quando querem comparar o que foi feito com Dunkirk, que é um filme de 200 milhões e nós que somos um seriado de TV"

"Mas já passamos por isso quando Agentes da SHIELD foi pela primeira vez para a TV e todo mundo se perguntava "Cadê o Homem de Ferro?". E nós diziamos "Homem de Ferro não vai aparecer no nosso seriado. Na verdade, ele nunca vai aparecer no nosso seriado. Nem o Hulk. Eles não vão aparecer, pessoal". Nós estamos fazendo uma série de TV, então a ideia de ser capaz de nos apresentar a vocês nessa tremenda arena é muito excitante pra gente, e obviamente, se for sucesso, vamos amar continuar. Mas isso é muito mais da parte de um pedido da IMAX do que qualquer coisa. Eles que nós convidaram para sua casa. E nós achamos que servimos uma refeição gourmet e certamente esperamos que eles nos chamem de volta. Meio que estamos namorando eles".

Sobre algo mais no horizonte de uma colaboração da ABC:

"Absolutamente. E obviamente são coisas que eu não posso falar a respeito. Mas olha bem, como acontece com cada uma das redes que tivemos que trabalhar seja com a FOX ou Freeform ou Hulu ou Netflix, a ABC sempre é a matriarca. É uma rede de propriedade da Disney. Somos uma corporação de propriedade da Disney e nós temos que ter uma boa relação um com o outro. Falamos a mesma linguagem e os tipos de coisas que são importantes para eles, que são sobre pessoas se levantando contra adversidades, emoções reais, personagens femininas fortes, mas também um grande senso de família e questões de identidade. Todas essas coisas são chave para ser um seriado de sucesso na ABC, mas também para ser peça-chave em um seriado da Marvel. Então, nós vamos seguindo e vendo o que acontece no meio do caminho".

"Acho que as pessoas se confundem pelo fato de que quando vamos pra outras redes como sendo um sinal de que não somos da ABC. Mas a verdade é que essas séries não era apropriadas para passar na ABC. Como sabemos isso? Conversamos com a ABC e falamos sobre se é isso que eles estão procurando. E o que eles ficaram animados com os Inumanos da Marvel foi o aspecto do drama familiar e as possibilidades de ter uma sensação realmente de um grande épico, mas ao mesmo tempo de ser algo que era pequeno e intimista o bastante para eles prenderem sua audiência nisso e foi como tudo começou.

Inumanos está agora passando em 12 salas IMAX no Brasil, mas quem quiser esperar para ver na TV é só ficar de olho na programação da Sony pro dia 29 de Setembro.



Coveiro

comments powered by Disqus