quinta-feira, 7 de julho de 2016

Viúva Negra: Uma teia muito intricada


E seguindo a parceria de sucesso do primeiro volume, Nathan Edmonson e Phil Noto retornam em mais um encadernado da Viúva Negra que desta vez a coloca numa rede conspiratória em que precisa ir a fundo de mais para saber a verdade e pode custar a vida das poucas pessoas ligadas a ela ainda. E, é claro, acabar topando com uma série de outros personagens do universo Marvel no meio do caminho.

 A nova história começa em São Francisco, num quarto de hotel onde Natasha Romanoff relembra que foi naquela cidade que topou a primeira vez e viveu muitas aventuras com seu outrora parceiro, o Demolidor. Desta vez, sua missão envolve interceptar compradores de codificações de ciberterrorismo. Nastasha se passa por uma vendedora disfarçada, mas assim que cita um encontro com os superiores do intermediario, é atacada. O sujeito morre e o atirador é caçado pelos telhados até ser capturado.

Natasha começa a ameaçar e torturar o sujeito ali mesmo para saber quem está por trás de tudo e aí que chega o Demolidor. Ele garante que o atirador não sabe de mais nada e deve ser entregue as autoridades. Ao mesmo tempo, Matt dá um puxão de orelha na Viúva Negra. Ela ia matar um sujeito agora desarmado e se diz estar do lado dos mocinhos. É isso mesmo? Porque ele não consegue mais ler os batimentos cardíacos dela? Será que ela se especializou em mentir ou já não sabe a diferença?


Enquanto isso, temos o único coadjuvante da vida da Natasha agora procurando mais um novo trabalho pra Viúva, seu advogado Isaiah. Ele continua alimentando o gato dela no apartamento, tentando arrumar novas missões, tentando ganhar dinheiro mais do que andam gastando. Enquanto faz exercícios, ele recebe uma ligação de sua irmã preocupada com seu atual trabalho. Ele parece dever muito a Romanoff e se mostra fiel, querendo ser o cara que ainda pode mostrar a ela o que é errado e certo nos trabalhos.

Próxima missão leva Natasha a Praga seguindo um trem com um objeto que precisa ser recuperado. Já Isaiah segue para uma reunião só com outros advogados em Londres afim de arrumar o dinheiro que eles precisam para não quebrarem financeiramente de vez. A Viúva localiza a maleta a ser recuperada com um outro interceptador, mas mal esperava que uma gangue anônima também estivesse atrás do mesmo objeto. E para a surpresa da moça, o Soldado Invernal é um outro elemento no jogo que foi contratado para lidar com aqueles bandidos.


Há pouco tempo para os dois ex-amantes se reverem antes que os bandidos ataquem com toda munição neles. Eles se lançam do trem e são cercados em uma choupana próxima. Natasha acaba tendo que tomar a difícil decisão de deixar o Soldado Invernal para trás pra completar sua missão em recuperar a maleta. Ela conta que ele se vire bem com a gangue sozinho. Já Isaiah decide começar a tomar a força grana de antigos devedores seus. No processo, quem acaba sendo vítima é ele e é levado por um desconhecido assim que entra num taxi.

No próximo capítulo da saga da Viúva Negra, temos um pequeno crossover com o Justiceiro (e que se repete a mesma história na perspectiva dele em sua mensal). Maria Hill recebe uma dica de que o sinal do telefone do atirador que Natasha capturou dias atrás estava direcionado para um ligação num petroleiro que está agora próximo a Costa Rica. Só que aquele navio estava prestes a ser detonado pela gangue do Ossos Cruzados.


A Viúva pode contar com a ajuda de Frank Castle para se safar desta, mas tinha pouco tempo para fugir dali antes que os explosivos detonassem. Encontrou o sujeito que cuidava das transmissões e redirecionamentos das ligações que partiam dali, mas ele também era só um laranja e não sabia de nada. Natasha mais uma vez foi contida, desta vez pelo Justiceiro, para não matar o cara. No fim, enquanto fugiam, acabou "traindo" Castle e o entregou pra uma prisão na Costa Rica antes de partir (e você acompanha o destino dele também na edição especial 2 do Justiceiro escrita por Edmonson).
No fim desta história, Romanoff ainda recebe uma péssima notícia - Isaiah foi capturado por algum inimigo seu.

Próxima história da Viúva Negra, trabalha em dois tempos diferentes. No passado, temos uma missão da mesma - na época, tendo o Gavião Arqueiro como antagonista - tendo que escoltar um fugitivo chamado Rashid até a fronteira norte do Paquistão. No presente, descobrimos que quem raptou Isaiah foi justamente Rashid, com intenção de subornar os serviços de Natasha mais uma vez.


As investigações iniciais da Viúva a levam até Macau, onde uma das suas mais desonestas informantes, Tori Raven, indica que aquilo que ela procura está no último andar daquele hotel-casino. Se os vilões estavam preparados para lidar com Natasha, certamente não esperavam que ela tivesse com reforço a X-23. Usando e abusando da capacidade da jovem mutante em se regenerar, a Viúva consegue despistar o foco dos atiradores enquanto ela imediatamente se posiciona na cobertura. Todavia, quando Natasha e Laura se encontram no último andar percebem que foram enganadas. Havia uma bomba plantada ali e elas tiveram poucos segundos pra se jogar pela janela e se safar.


Um helicóptero chegou ali logo em seguida para ver o resultado do seu plano e ter conseguido amolecer a Viúva para uma negociação. Contudo, ele deixou-a ainda mais enlouquecida, partindo para um tudo ou nada para salvar Isaiah. Laura cuidou dos seguranças do bandido, prometendo se conter desta vez. Já Natasha foi até o helicoptero prestes a cair na rua e resgatou seu parceiro. Ali, no entanto, antes de Rashid morrer, descobre que ele era apenas mais um peão mandado. Quem estava atrás disto tudo afinal?

O helicóptero caiu, Rashid sobreviveu e o tal misterioso mandante ligou para Tori Raven. Ele tinha uma missão pra mulher e em breve entraria em contato mais uma vez. Mas a Viúva Negra teria muitos outros problemas pela frente. As ações mais recentes dela vieram a tona e agora era objeto de discussão dos noticiários locais. Isso chamou atenção até mesmo do Presidente que foi tomar satisfações com Maria Hill. E Clint decidiu que era hora de ter a intervenção de um amigo nisto tudo.

Enquanto isso tudo rolava, a Viúva Negra estava em uma nova missão na Somália juntamente com o tal novo comando selvagem da SHIELD. Abusando de tecnologia de ponta, eles conseguiram juntos lidar com a milícia local e localizaram um jornalista que foi capturado. O resgate do rapaz foi feito na surdina, mas ainda assim não dispensou uma pequena guerra com direito a helicopteros contra baterias anti-aéreas.


Na volta pra casa, a coisa andava muito feio pra Natasha. Seu advogado Isaiah deixou uma recado contando todo o alarde que a imprensa fez dela no último dia. Já os Vingadores entraram em contato com a SHIELD e decidiram que era necessário se posicionar sobre esses trabalhos "fora dos registros" da amiga. E só para piorar todo o clima pra o terceiro e final volume, Isaiah acabou de ser alvejado por um atirador misterioso enquanto ia alimentar o gato da Viúva em seu apartamento.

Esse é provavelmente um dos melhores volumes feitos até hoje com a personagem. Tem um clima de espionagem necessário e não cai nos clichês de vilões russos ou passado sendo remoído. A arte é espetacular, quase fala sozinha sem necessidade de balões e é quase uma aula de narrativa sequencial aqui. Fiquei fã de vez do noto aqui. Já o roteirista tem se mostrado pra lá de interessante com o que faz tanto aqui quanto no Justiceiro. É alguém que a Marvel realmente deveria ficar de olho nos próximos tempos.

Coveiro

comments powered by Disqus