quarta-feira, 3 de abril de 2024

Roy Thomas passou a receber créditos como Co-Criador do Wolverine e gera polêmicas no meio dos quadrinhos

 Muitas vezes há uma disputa de créditos de criação de personagem na Marvel Comics. E assim, tardiamente, alguns nomes que estavam nos bastidores, recebem posteriormente os devidos louros na participação de determinada obra. E desta vez, tivemos mais uma dessas mudanças que fez com que o célebre roteirista Roy Thomas receba um crédito por ajudar a criar um dos personagens mais populares da editora, o Wolverine. Essa mudança logo virou uma polêmica que rapidamente se tornou assunto no Twitter. Thomas, um ícone de longa data da Marvel Comics, atuou como editor-chefe da Casa das Ideias durante o período em que Logan apareceu pela primeira vez. Agora, quase 50 anos depois, Thomas foi oficialmente adicionado à lista de criadores de Wolverine, que também inclui o escritor Len Wein, o artista Herb Trimpe e o designer John Romita Sr

Essa novidade foi compartilhada recentemente pelo ex-Editor Chefe da Marvel Bobbie Chase que falou recentemente com a viúva de Wein.

"Recentemente, minha amiga e viúva de Len Wein, Christine Valada, recebeu uma ligação do executivo da Marvel, David Bogart, informando-a que no próximo filme de Wolverine e Deadpool (que será lançado em julho), Roy Thomas será agora creditado como o co-criador do Wolverine no filme junto com Len Wein e John Romita Sr., e David disseram que é um acordo fechado” compartilhou Chase em uma longa postagem no Facebook no início da semana. "Eu estava na cozinha de Christine no domingo passado quando ela me contou sobre o telefonema. É claro que Christine está seriamente preocupada com o legado de Len. Len Wein foi profundamente importante para a indústria de quadrinhos, e esse legado está sendo mudado para pior, seis anos após sua morte."

Os movimentos de Roy Thomas para receber os créditos vem já de alguns anos. Alguns sites como o Bleeding Cool fizeram algumas pesquisas para exemplificar isso e publicaram o depoimento completo do ex-editor da Marvel Comics, Bob Chase: 

"Roy e seu empresário John Cimino enviaram um artigo ao CBR para publicação on-line, que publicaram em 9 de fevereiro de 2019. Parece que o "artigo" enviado ao CBR foi um artigo que John Cimino escreveu em seu blog no início de 2018, apenas alguns meses depois da morte de Len. É intitulado 'Arma eX-plicado: co-criador de Wolverine revela a verdade por trás de sua origem'. Pode valer a pena notar que isso foi feito quatro anos depois da morte de Herb, dois anos depois da morte de Len e três meses depois da morte de Stan. Nesta peça Roy finalmente “descobre” a verdadeira história da origem de Wolverine, na qual ele diz ter co-criado o personagem. Como Roy diz naquele artigo, ele sugeriu o nome e pediu que o personagem fosse canadense". 

Na época que saiu a matéria, um amigo da Viúva chegou a alertá-la sobre o artigo quando ele foi publicado, mas ela não estava preocupada no momento. Ela estava de luto.

Bob Chase prosseguiu: “Mesmo que Roy pudesse ter contribuído tanto para o personagem quanto Len – ele deveria receber o crédito? Contribuir com um nome e um país de origem significa que ele merece uma porcentagem do patrimônio do criador, quando fazia parte da equipe da empresa? A Marvel agora merece uma divisão, já que eles seriam então cocriadores, tendo contratado o editor agora assumindo o crédito? A Marvel é a proprietária do personagem, neste caso específico e na maioria dos casos, 100%. O patrimônio do personagem não implica de forma alguma que os criadores possuam qualquer parte de um personagem".

"Na época da criação de Wolverine em 1974, Roy Thomas era então editor-chefe da Marvel Comics, uma função que já ocupei, embora não tão significativamente. Roy foi apenas o segundo Editor-Chefe que a Marvel já teve, tendo substituído Stan. o próprio Stan "o cara" Lee. Portanto, pode-se dizer que foi em sua qualidade de editor que ele sugeriu ao escritor Len o nome Wolverine, e então assistiu enquanto Len criava a descrição do personagem, história por trás, poderes, maneirismos de fala e, junto com o artista John Romita Sr criou seu visual. Então meu velho amigo Herb Trimpe deu vida ao Wolverine, com linguagem corporal e maneirismos físicos, começando em Hulk #180" disse Chase.



Outro amigo da Viúva, o produtor de cinema  Carr D'Angelo, que escreveu o curta metragem The American Comic Book: A Look Through the Panels, apoiou as palavras de Chase e disse:

“Não estou de forma alguma sugerindo que Roy não contribuiu para a criação de Wolverine, embora nunca saberemos o quanto ele mereceu, especialmente quando este artigo na CBR foi publicado pouco mais de um ano após a morte de Len. Tendo feito tudo isso como editor-chefe, ele tem alguma reivindicação contratual sobre o personagem ou apenas o direito de se gabar? Se eu estivesse envolvido da mesma forma com a criação de qualquer personagem na minha época como editor ou editor-chefe, seria certamente algo que não me renderia nenhum crédito, nem eu desejaria nenhum. Trabalhar com criadores faz parte do trabalho de ser um funcionário da Marvel. “Não é como se esses personagens estivessem sendo co-criados por Roy; é como se eles estivessem sendo criados pela Marvel”.

"Pesquisei o Wiki para o Justiceiro e, aparentemente, Stan Lee leva o crédito por substituir o nome de Gerry, que seria O Assassino (inspirado em Executor) por O Justiceiro. Mas mesmo Stan nunca recebeu o crédito por co-criar o Justiceiro – porque editar/desenvolver/orientar é trabalho do Editor" alertou Carr e disse que "Há outro artigo que é interessante porque aponta que a "contribuição" de nacionalidade de Roy já havia sido apresentada por um fã na FOOM [a revista de fãs da Marvel, "Friends of Ol' Marvel"]. E Dave Cockrum alegou que as apresentações/designs de seus personagens que levaram aos Novos X-Men incluíam um personagem que deveria se chamar Wolverine. (Sempre se presume que seja baseado em algumas de suas idéias não usadas para a Legião de Super-heróis). Basicamente, a questão é que um nome e uma nacionalidade não significam que você criou um personagem. Se fosse assim, todos nós temos listas de milhares de personagens/nomes que criamos em nossos arquivos. Então agora, além de "Quem criou o Wolverine? ," Tenho uma nova pergunta: "Será que Len Wein, John Romita Sr e MARVEL criaram Wolverine?"

Bob Chase voltou a falar: "Alguma ideia, pessoal? Não sou historiador da Marvel e nunca afirmei ser. Carr, Craig e eu estávamos quebrando a cabeça no domingo à noite tentando descobrir quem mais poderia estar por perto na época e saber a resposta para todas as nossas perguntas. Por favor, avalie esta discussão e, se eu estiver errado, diga-me. Nesse caso, receberei o crédito por Danny Ketch, Motoqueiro Fantasma, quando o ex-escritor Howard Mackie e o artista Javier Saltares estiverem mortos, é claro. E talvez também depois da morte do meu ex-editor assistente, Christian Cooper, para garantir".




A REAÇÃO DA COMUNIDADE DE QUADRINHOS

Desde que o novo crédito de Thomas foi revelado, muitos criadores proeminentes se manifestaram contra ele, incluindo Tom Brevoort, Rob Liefeld e Mark Waid:

"Os criadores recebem o crédito, os editores recebem a culpa. Esse é o pacto do trabalho, e aqueles que não podem cumpri-lo isso desonra nossa profissão. Don Draper tinha razão: "É para isso que serve o dinheiro!" disse Tom Brevoort, editor executivo da Marvel, vice-presidente sênior de publicação da Marvel Comics.

"Como editor de quadrinhos há 30 anos, concordo 100%. Somos treinadores e pastores, nunca somos donos" concordou Mike Marts.

"Decisão injusta. Não há como os editores serem creditados como criadores. Esta decisão injusta é agravada pelo facto de Len já não estar aqui para contrariar o argumento ou defender-se" disse Dan Jurgens.

“Pessoal, deixe-me dizer que Christine Valada, a viúva do falecido e grande Len Wein, me contatou na segunda-feira passada para compartilhar as notícias do Wolverine. Fiquei imediatamente perturbado e terrivelmente chateado”, Rob Liefeld compartilhou. "Estou fervendo desde então. Recebi centenas de pedidos nas últimas 24 horas para avaliar este assunto e o farei. Acredite, isso está chegando. Só preciso de mais tempo para resolver."

Mark Waid acrescentou: "Uma regra nos quadrinhos: os editores não podem reivindicar o crédito de co-criador dos personagens que seus escritores e artistas criam para eles. Dar sugestões e fazer brainstorming faz parte do trabalho do editor. Tente mudar minha ideia. EuEstou brincando. Você nunca vai mudar minha opinião sobre isso".


A RESPOSTA DE ROY THOMAS

Roy Thomas demorou um pouco, mas finalmente se manifestou sobre o assunto dias depois:

“Esta situação é lamentável porque estou apenas tentando finalmente obter crédito por algo cujos fatos são conhecidos há muitos anos, e estou sendo retratado como um vampiro tentando roubar o cadáver de Len Wein em busca de crédito e dinheiro. Em primeiro lugar, esta não é uma questão financeira. Não estou recebendo um centavo, até onde eu sei, e isso de forma alguma prejudica tudo o que as famílias de Len [Wein] e John [Romita] possam estar recebendo, ou qualquer coisa", explicou ele. "Não sei qual é o acordo financeiro deles com a Marvel. Já estou recebendo dinheiro de minhas outras contribuições para a Marvel; não preciso do dinheiro do Wolverine, muito obrigado."

Thomas acrescentaria mais tarde que "eu tinha quatro requisitos para o personagem: que ele se chamasse 'Wolverine', fosse canadense, fosse feroz porque os wolverines são criaturas ferozes e que ele fosse baixo, porque os super-heróis geralmente são altos. Eu poderia tê-lo atribuído a um escritor diferente usando meus quatro parâmetros e o design de John [Romita]. Wolverine teria sido algo diferente porque não foi Len quem o escreveu, mas eu ainda teria sido o co-criador."



Wolverine foi criado para Incredible Hulk #180 pelo escritor Len Wein, desenhado por John Romita Sr e desenhado por Herb Trimpe em 1974, antes do personagem ser escolhido por Wein para Giant-Size X-Men #1. As histórias de bastidores, no entanto, respaldadas por várias entrevistas feitas já naquela época ditam que no caso em particular do Wolverine, Roy Thomas teria algumas especificações muito detalhadas sobre como deveria ser esse personagem. Mas a questão é: Os editores também deveriam receber mesmo tais créditos como co-criadores por mais envolvidos que estejam na construção do novo personagem? A polêmica está só começando...

Coveiro

comments powered by Disqus