quarta-feira, 6 de novembro de 2024

Jac Schaeffer fala sobre a decisão de transformar Agatha em um fantasma no final da série

Agatha desde Sempre concluiu na semana passada com um final de dois episódios no Halloween, e o show terminou de uma forma que provou ser uma surpresa (embora se você é um fã da Marvel Comics, você pode ter previsto) para muitos espectadores. Depois de receber uma recarga de poder de Wicano (Joe Locke) no episódio 8, Agatha Harkness (Kathryn Hahn) parece deixar o "Adolescente" para ser entregue a Senhora Morte, mas quando ele pergunta sobre seu falecido filho, Nicholas Scratch, a bruxa muda de ideia e toma o lugar de Billy Maximoff beijando Rio Vidal, também conhecida como Morte, (Aubrey Plaza), dando assim sua vida pela dele. Mas isso não é uma despedida da personagem, já que ela ainda volta no último episódio como uma Fantasma e mentora de Billy.



Ao falar com o Collider, a showrunner Jac Schaeffer revelou que o destino do personagem-título foi decidido desde o início - e que ela ficou surpresa que mais pessoas não o viram chegando:

"[D]esde o começo absoluto, sempre íamos colocar Agatha como um fantasma", ela disse. "Fiquei tão feliz que não era uma teoria grande dos fã. [P]orque é uma das poucas coisas que está diretamente nos quadrinhos."

"Esta é uma bruxa que tem mais de 400 anos. O show é sobre a morte. Sabíamos que queríamos que ela morresse e se tornasse um fantasma. A mensagem disso, a temática disso, e qual foi o momento de sua morte, tudo era uma conversa maior, mas o jogo final sempre foi Agatha e Billy e ser sua guia espiritual." disse a showrunner.

Quanto ao motivo pelo qual Agatha consegue ficar no plano mortal enquanto outros - como Lilia e Alice - seguem em frente, Schaeffer explica que Harkness simplesmente não está pronta para deixar ir e enfrentar seu filho na vida após a morte.

"No final das contas, gostamos de ser um pouco mais instintivo, que de alguma forma os fantasmas estão além do alcance do Rio. Está ligado à ideia de que um fantasma ainda não está pronto para se render à morte. Também gostamos da ideia de que Agatha não está pronta para se render à morte, não por causa do Rio, mas por causa do Nicky."

A relutância de Agatha em lidar com a morte de seu filho, Nicholas Scratch, foi um ponto de contato emocional implícito em Agatha desde Sempre, mas finalmente foi verbalizado nos minutos finais do show na discussão entre Billy e Agatha. Em vez de encarar seu filho, Agatha escolhe permanecer em um plano liminar e oferecer sua mentoria a Billy, que a lembra muito de Nicky.



Em outra entrevista ao The Wrap, Schaeffer explicou melhor sua decisão sobre o final fantasmagórico de Agatha:

"Sempre terminaria com Agatha sendo um fantasma. Tipo, bem antes da sala dos roteiristas, esse era o ponto B. O que, eu acredito que você tem que entrar nessas coisas sabendo onde você vai parar. Claro, nunca funciona assim. Você acaba escrevendo a última cena várias e várias vezes. Mas o tipo de mecânica de "É aqui que colocamos esse personagem", sempre foi o plano de fazer Agatha se tornar um fantasma e se tornar a guia espiritual de Billy".

Ela prosseguiu: "Fazer isso acontecer foi muito, muito complicado (risos). Mas sim, eu vejo o arco de Agatha se tornando uma mentora, realmente entrando nesse papel. Uma guia espiritual é um tropo clássico de mentora. Nos quadrinhos, ela passa tanto tempo como um fantasma, fiquei bastante surpresa que isso não estava no cartão de bingo de todo mundo. Eu sei que estava em muitos cartões de bingo, mas pensei que seria mais barulhento. Então foi meio divertido que isso não parecesse uma conclusão totalmente precipitada. E o show era prático, então fizemos as coisas fantasmagóricas de forma prática, o que foi desafiador".

 Agatha: Desde Sempre, estrelado por Kathryn Hahn como Agatha Harkness, conta com Outras adições incluem Aubrey Plaza (Rio Vidal), Joe Locke (Billy), Sasheer Zamata (Jennifer Kale), Patti LuPone (Lilia Calderu), Ali Ahn (Alice Gulliver), Miles Gutierrez-Riley, Okwui Okpokwasili e Maria Dizzia no elenco. Outros rostos conhecidos de WandaVision, incluindo Emma Caulfield Ford (Sarah Proctor), Debra Jo Rupp (Sharon Davis), David Payton (John Collins), David Lengel (Harold Proctor), Asif Ali (Abilash Tandon ), Amos Glick (Dennis), Brian Brightman (xerife Miller) e Kate Forbes (Evanora Harkness).

Além de roteirista, Jac Schaeffer irá dirigir alguns episódios ao lado de Gandja Monteiro (Wednesday; The Chi) e Rachel Goldberg (Cloak & Dagger; Mayans M.C.)

Coveiro

comments powered by Disqus