O final de Agatha desde Sempre terminou com a bruxa centenária Agatha Harkness (Kathryn Hahn) recebendo seu prêmio no final da Estrada das Bruxas: o retorno de seus poderes, que foram roubados dela pela Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen) no final de WandaVision. O filho de Wanda Maximoff, Billy (Joe Locke), reencarnado como Wicano, devolveu o "roxo" de Agatha para que pudessem lutar contra Rio/Morte (Aubrey Plaza). No final, parecia que a Sra. Harkness faria mais uma traição, mas por fim ela impediu a Morte de levar Billy, que roubou uma segunda vida e foi acusado de interromper o equilíbrio sagrado ao habitar o corpo de William Kaplan.
Em vez de fazer Billy se entregar à Morte como eles concordaram, Agatha morreu sacrificando-se para salvar o filho da Feiticeira Escarlate. Sua forma corpórea então envelheceu e decaiu rapidamente. Ela foi tragada pelo solo de Westview, mas antes do fim, a série levou ao retorno de Agatha do túmulo — como uma fantasma. Billy inicialmente tentou um encantamento para banir o fantasma de Agatha para a vida após a morte, mas quando ela confessou em lágrimas que não conseguia encarar seu filho Nicholas Scratch (que foi levado pela Morte em 1700), Billy a deixou ficar neste plano. Com o espírito como seu guia, Billy e Agatha então partiram para encontrar seu irmão gêmeo Tommy como um 'Coven Two'. Agatha desde Sempre termine com Agatha em sua forma espectral, e isso não deveria ser nenhuma surpresa para os fãs dos quadrinhos. Afinal, nas páginas, Agatha já morreu, virou Fantasma e voltou à vida nos quadrinhos. Por duas vezes.
Recapitulação seus primeiros momentos:
Agatha Harkness é uma bruxa centenária que remonta aos anos de 1400s e vivia na Transia, perto do Monte Wundagore. Quando se mudou para a America, foi uma das fundadoras da comunidade de bruxas de Salem, Massachusetts. Após os famosos eventos de caça as portadoras de magia daquela époa, Agatha se afastou com sua comunidade e se mudou para o Colorado, começando a cidade de Nova Salem. Lá, ela se casaria e daria à luz um filho, chamado Nicholas Scratch.
Por décadas, Agatha construiu uma boa reputação como governanta, professora de crianças em lares particulares. Quando Reed e Sue Richards tiveram um filho, chamado Franklin Richards, Agatha foi contratada para ser babá do menino. Isso não foi feito apenas porque ela parecia ser uma doce mulher mais velha, mas também por sua capacidade de manter Franklin longe do mal, até mesmo do sobrenatural, se necessário. Agatha e Franklin tinham um bom relacionamento, e Franklin era frequentemente deixado sob seus cuidados quando o Quarteto Fantástico partia para uma aventura. Ela logo percebeu algo estranho sobre o menino. Franklin era um mutante extremamente poderoso, ao que parecia. Ela foi a primeira a avisar seus pais sobre seu poder de distorcer a realidade.
Ao longo dos anos, ela se tornou uma aliada indispensável para o Quarteto Fantástico. Ela deu a eles avisos proféticos sobre ameaças do Overmind e do Air-Walker. Ela os abrigou quando os atlantes atacaram a cidade de Nova York. Ela até mesmo resgatou Reed quando ele estava preso na Zona Negativa. Durante a luta com Ultron, o Quarteto Fantástico se uniu aos Vingadores e isso deu a Agatha a oportunidade de cruzar o caminho da Feiticeira Escarlate. Sentindo seu potencial, ela anunciou ao Quarteto Fantástico que Franklin não precisava mais dela e convenceu Wanda a aceitá-la como professora. Ela continuaria a ensiná-la até seu casamento com o Visão.
Assassinada pelos próprios descendentes:
Em Fantastic Four #186 de 1977, o filho adulto de Agatha, o feiticeiro Nicholas Scratch, fez com que seus filhos devolvessem sua avó a Nova Salem, Colorado: uma comunidade secreta de bruxas que Agatha deixou para viver entre os mortais no século XVII. Chamando a si mesmos de Sete de Salem, o esquadrão sobrenatural formado por Vertigo, Brutacus, Gazelle, Hydron, Reptilla, Thornn e Vakume tentou executar Agatha por supostamente revelar a existência de Nova Salem ao mundo mortal. Mas o Quarteto Fantástico salvou Agatha, e Scratch foi banido para o Reino Sombrio pelas bruxas e bruxos de sua Terra Natal. Depois que os Sete de Salem retornaram em Fantastic Four Annual #14 de 1979, Agatha os despojou de seus poderes e os enviou de volta para Nova Salem.
Os Sete de Salem retornaram mais uma vez, desta vez na minissérie The Vision and the Scarlet Witch #3 de 1985, e queimaram Agatha na fogueira. Agatha amaldiçoou o coven agora liderado pela sacerdotisa Vertigo, que então tentou sacrificar a Feiticeira Escarlate a um deus do inverno depois que ela e o Visão encontraram Nova Salem enquanto conversavam sobre começar uma família.
A primeira volta como um Fantasma
O fantasma de Agatha Harkness apareceu pela primeira vez do além-túmulo quando ela ajudou Wanda a canalizar seus poderes mágicos para derrotar os Sete. Depois que Wanda usou seus poderes Hex de alteração de probabilidade para engravidar, a fantasma de Agatha reapareceu em 'The Vision and the Scarlet Witch #4' para avisar Wanda sobre uma ameaça que chegaria no Halloween, quando os véus entre o mundo mortal e o mundo espiritual são mais finos.
Na noite de Halloween, uma Wanda grávida usou um encantamento para invocar o espírito de Agatha em 'The Vision and the Scarlet Witch #5'. Os mortos-vivos Sete de Salem capturaram Wanda e, no reino morto do demônio Samhain, que buscava obter vida por meio da magia de Wanda e da vida que ela criou: seu filho. Foi neste reino que Agatha, em sua forma humana, enviou as forças das trevas de Samhain para os cadáveres dos Sete de Salem para impedir a transferência do demônio para o corpo do filho não nascido de Wanda. Agatha então partiu para seu "tão esperado descanso em paz".
A ressurreição de Agatha Harkness
Após os eventos do arco 'Vision Quest' — onde o marido sintezoide de Wanda teve sua memória apagada quando ele foi desmantelado e remontado como o Visão sem emoção e todo branco — Agatha retornou em carne e osso em 'Avengers West Coast #50' de 1989 para ajudar a cuidar do Visão e os filhos gêmeos de Wanda, Tommy e Billy Maximoff (que nasceram em 'The Vision and the Scarlet Witch #12' de 1986).
Em Avengers West Coast #51, uma Agatha ressuscitada disse a Wanda que a morte era um "terrível inconveniente" para uma bruxa verdadeira como ela. Agatha explicou que retornou porque estava preocupada com os gêmeos, e foi revelado que as crianças desaparecem da existência sempre que não estão nos pensamentos de Wanda. Como os poderes de Wanda não conseguiam criar vida verdadeira, ela inconscientemente capturou almas para os gêmeos — fragmentos do demônio Mephisto. Quando Mephisto reabsorveu suas partes perdidas dentro de si mesmo, efetivamente apagou os gêmeos da existência. Então, Agatha derrotou Mephisto e apagou os gêmeos da memória de Wanda para poupá-la da dor de perder seus filhos.
Uma nova Morte e mais uma vez Fantasma
Wanda finalmente se lembrou de seus filhos, fazendo com que ela sofresse um colapso mental que desmontou os heróis mais poderosos da Terra em Avengers #500 de 2004. Em Avengers #503, foi revelado que Wanda matou Agatha por apagar seus filhos de sua mente. Wanda atacou os Vingadores quando seus antigos companheiros de equipe a confrontaram sobre a fantasia que ela conjurou para trazer Billy e Tommy de volta, e o Doutor Estranho usou o Olho de Agamotto para mostrar a Wanda a verdade.
Passado os eventos de Dinastia M, vimos uma Wanda amnésica peramburando por aí tentando expiar seus crimes. Depois, ela se reuniu com Billy e Tommy — que reencarnaram como os Jovens Vingadores Wicano e Célere — durante a minissérie Avengers: Children's Crusade, o fantasma de Agatha retornou como guia espiritual de Wanda em Scarlet Witch #1 de 2015. Quando Wanda descobriu que a Bruxaria estava quebrada, a Feiticeira Escarlate e sua mentora fantasmagórica partiram pela Estrada das Bruxas, um plano de existência onde apenas bruxas podem pisar. Lá, eles encontraram o espírito da mãe biológica de Wanda: Natalya Maximoff, a Feiticeira Escarlate antes dela.
Natalya revelou mais tarde que o Caos — uma entidade cósmica cujo ser está no coração de sua magia do caos, a forma mais antiga de bruxaria — era a causa da doença da Bruxaria. Como Donzela (Wanda), Mãe (Natalya) e Anciã (Agatha), o trio curou a deusa das bruxas quando Natalya sacrificou sua alma para salvar a Bruxaria. Em seus momentos finais, ela então ressuscitou Agatha mais uma vez, devolvendo-a à vida em Feiticeira Escarlate #14.
Ressuscitada e agora jovem
Viva novamente, Agatha se afastou de Wanda e começou a ensinar magia para jovens místicos como os alunos da Academia Estranho. Junto com sua aluna Zoe Laveau e vários outros heróis mágicos, Agatha enfrentou um apocalipse místico trazido por Korrosion, um poderoso místico e velho amigo. Quando Agatha destruiu um portal místico chamado Black Mirror, sua juventude foi restaurada em MIDNIGHT SUNS (2022) #5 por Ethan Sacks, Luigi Zagaria e Alberto Foche. Desde que recuperou sua juventude, Agatha tem agido de forma questionável.
Na minissérie Contest of Chaos, decidiu forjar um novo Darkhold roubando o coração de Chthon como um canal. Ela acredita que esta é a única maneira de proteger a realidade do caos puro que se liberta. Trabalhando no Triângulo das Bermudas, Agatha colocou os heróis uns contra os outros para gerar e conter a magia do caos, deixando o vencedor dos confrontos sob seu controle. Ao final desta história, Agatha estava dando os retoques finais nesta segunda edição do Darkhold, quando foi impedida por Wanda e Carol Danvers. Quando Carol agarrou o Darkhold, um pulso de energia foi liberado, dando a Agatha a oportunidade de escapar. Mais tarde, ela foi parar em uma praia onde foi recebida por um garoto que alegou ser o Darkhold.
Por meses, Agatha fingiu ser a mãe de Darkhold enquanto viajavam pelo mundo tentando manter um perfil discreto. Darkhold fugiu depois de se cansar da proteção de Agatha. Ele era muito poderoso e se escondia facilmente de seus feitiços de rastreamento. Foi só quando seus antigos alunos da Academia Estranho o rastrearam durante uma tentativa do culto de vampiros, The Structure, de dominar o mundo, que ele foi achado. Agatha tentou se aproximar dele, mas em vão. Neste momemto, com os alunos da Academia agora ao seu lado, Darkhold lançou uma explosão de energia na bruxa que a afastou e deixou bem ferida.
Mais recentemente, Agatha foi vista se recuperando em Amanna - um planeta alimentado por magitech - e olhando para a bola de cristal de um vidente. Lá, uma visão de sua antiga aluna Amaranth aparece como um presságio, fazendo com que Agatha destrua o cristal por raiva. Ela então parte de Amanna, insistindo que Amaranth pode precisar de um novo professor, e segue para o Empório de Wanda Maximoff.
Coveiro