quinta-feira, 24 de setembro de 2009

X-Men Anual 4: Novas aventuras dos primeiros X-Men


X-Men Anual 4

As aventuras nunca antes contadas dos primeiros X-Men estão no seu segundo volume, e aqui no Brasil, no seu terceiro anual consecutivo na edição de X-Men Anual 4, com 148 páginas e seis histórias que criam a sua própria mitologia que estreitam os laços de amizade desses pioneiros mutantes, e que contam ainda, em sua maioria, com os desenhos do brazuca Roger Cruz!

Por mitologia, quero dizer que essas histórias têm uma ligação entre elas, como pano de fundo para as aventuras que começam por:

- O Catalisador, Parte um: O Professor Xavier é convocado pela NASA para usar seus poderes como uma sonda para analisar um cometa que responde a sinais de vida inteligente extraterrestre. Mesmo não conseguindo fazer leitura, algo se desprende do cometa e se dirige à Terra.

X-Men Anual 4

No outro dia, coisas estranhas começam a acontecer com os mutantes da mansão X. Todos perdem seus poderes, e neste exato momento, dezenas de Sentinelas construídos por um Molde Mestre desgarrado de sua programação atacam o QG dos X-Men.

X-Men Anual 4

- O Catalisador, Parte dois: Mesmo sem poderes, os mutantes sem poderes se defendem do ataque inicial e Xavier usa o supercomputador Cérebro pra interferir na programação dos Sentinelas. Os robôs gigantes realizam nova leitura dos X-Men e ao constatar que não têm mais poderes, partem em busca de outros mutantes mais próximos daquele local - no caso, os gêmeos Pietro e Wanda, que desde a edição passada, são amigos próximos dos X-Men, principalmente Jean e Wanda. Usando o jato para ir socorrê-los, de repente, os poderes de Ciclope voltam inesperadamente, mais fortes do que nunca!

X-Men Anual 4

Ele destroça sem querer a cabine do jato. Nisso, as asas do Anjo, que haviam se depenado - literalmente - começam a crescer novamente. O Fera ganha uma força muito maior do que ele já possuía e ataca do ar a cabeça de um Sentinela. Jean e Bobby também se juntam ao ataque, com mais poder do que podiam imaginar. Logo, Xavier descobre que o responsável pela sua involução e consequente evolução, foi o ser que veio no cometa, e que estava atrás da mansão.

X-Men Anual 4

Jean e o Professor usam seus poderes para o Catalisador devolvê-los ao estado original antes que eles fiquem permanentemente tão poderosos. E depois o levam à NASA para enviá-lo de volta ao espaço.

- Aventura & Medo: Tanta aventura no Centro Espacial Kennedy, que fica no estado da Flórida, acabam afetando o Nexo de Realidades, disparando várias coisas estranhas pelo pântano. Os X-Men vão investigar, e acabam se deparando com o Homem-Coisa, o guardião do portal, e figura emblemática da região. Aventura com belos desenhos do também capista Eric Nguyen.

X-Men Anual 4

- A Nova Recruta: Nesta aventura, Roger Cruz tem a ajuda da também brasileira Julia Bax, mas residente em Paris. A Viúva Negra (em um dos seus uniformes antiquíssimos) é incumbida por Nick Fury de recrutar a Feiticeira Escarlate para se tornar agente da SHIELD. Ela só não contava com a interferência de um ataque da organização terrorista Hidra a uma inauguração de um novo submarino para atrapalhar o recrutamento.

X-Men Anual 4

- Frederick: Sofrendo com uma incursão ao México por terem tomado um refresco feito com água contaminada com uma virose, todos os X-Men ficam doentes, com excessão de Ciclope, por ter bebido água mineral engarrafada. Por isso, sobrou pra ele investigar o caso de um poderoso mutante que está aterrorizando uma cidadezinha no interior do estado da Vírginia Ocidental em busca de vingança contra quem o maltratou durante os anos de sua vida. Desenhos de Craig Rousseau.

X-Men Anual 4

- Fato Consumado: A aventura mais estranha da edição começa em uma gibiteria, ou como dizem lá fora, numa comic shop. A aparição do Dr. Destino, Duende Verde, Abominável, Caveira Vermelha, Mefisto, Loki e Dormammu juntos, só poderia ser decifrada por quem conhece bem o Universo Marvel. E quem conheceria mais a continuidade do que Os Continuístas? Vejo a aventura como uma bela homenagem aos leitores mais assíduos e que não deixam passar fato nenhum da cronologia dos seus heróis preferidos. Desenhos de Nick Dragotta e Colleen Coover.

X-Men Anual 4

Muitos não gostam da série X-Men: First Class, que deu origem a este anual e aos outros dois anteriores, mas acho extramamente válido, para quem não conhecia o dia-a-dia dos X-Men originais, por ser uma leitura leve, descompromissada, e mesmo assim, que dá valor à história dos mutantes tão queridos pelos fãs. A série deu visibilidade ao escritor Jeff Parker, e lá fora, ele assumiu o texto de Thunderbolts, um especial com O Capuz, e a saga vindoura World War Hulks, ainda inéditos por aqui.

A edição ainda conta com uma mini história de seis páginas com uma aventura das meninas Feiticeira Escarlate e Garota Marvel, também desenhada pela artista Colleen Coover.



Jeferson

comments powered by Disqus