segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Fabulosos X-Men: Revelações


X-men: Revelações

A mudança da base dos X-men para São Francisco a principio parecia uma boa idéia, já que a cidade sempre conhecida por receber os mais diferentes e discriminados de braços abertos. Contudo, quando a questão envolve mutantes, sempre as coisas ficam bastante complicadas. Há pouco, um descendente dos Trask fez declarações ferrenhas acusando que a chacina acontecida no Alasca recentemente de fato foi obra dos Homo superior. Fora isso, os X-men ainda tem que lidar com alguns outros problemas. Fera e Anjo estão reunindo uma equipe cientifica para resolver a questão da extinção da espécie. Já Pior, o Colossus, está se metendo no submundo da cidade afim de acertar contos com um velho inimigo do passado. Tudo isso que vimos na edição passada, parece ter uma conclusão nesta edição 97 de X-men.

As primeiras páginas desta continuação mostram Emma Frost sofrendo uma espécie de ataque mental simbólico. Ela acorda sobressaltada e descobre que se trata de um sonho, mas estaria ela vendo algo de dentro da sua cabeça ou na de seu marido?

X-men: Revelações

A próxima cena é em Oakland. Colossus está servindo como capanga disfarçado do mutante russo mafioso que assombrara sua família no passado. Junto com outros, ele abre um container dentro do porto local e tem uma surpresa de revirar o estomago. Pelo visto, aquele vilão está contrabandeando jovens russas para serem usadas como escravas sexuais no Novo Mundo. Por instinto, Colossus transforma sua pele em metal e espanca os demais bandidos. Seu disfarce foi estragado, mas ao menos as jovens estão a salvo.

X-men: Revelações

De volta as indústrias Graymalkin, no Condado Marin, atual base dos X-men, Ciclope faz uma pequena reunião para discutir o que fazer mediante as acusações de Trask. Isso certamente pressionara a criação de leis antimutantes em alguns Estados, porém Scott garantiu que a prefeita de São Francisco ainda os apóia.

A reunião repentinamente é interrompida. Fada chama a todos e avisa que há refugiados nos portões da base. Eles dizem que são ex-mutantes ou parentes deles. Pedem abrigo e, mesmo sem ter estrutura pra tal, Ciclope resolve abrir as portas. É nessa hora que chega Colossus e as vítimas russas. Ele pede para Scott as receberem, pois o resto é problema que ele quer resolver sozinho.

Então, seguimos para outro cenário. A ilha Kunashir, no Japão, é o próximo ponto de parada de Fera e sua nova equipe científica. Eles estão buscando o último integrante, o Dr. Yuriko Takiguchi, dado como morto alguns anos atrás. De cara, são recepcionados por sistemas de segurança biologicamente engenhados. Ou seja, monstros criados pela mão do doutor para proteger o lugar.

X-men: Revelações

Mesmo diante do interesse em estudar como tais monstros foram criados, o momento é de sobreviver. Dr. Nêmesis, Madinson, Fera e Anjo partem para o ataque contra os caranguejos gigantes, mas logo percebem que há muitos. É impossível derrotar todos. Assim, correm para a fortaleza próxima e lá encontram quem procuravam, o Dr. Takiguchi.

Anjo e Fera se apresentam e fazem sua convocação. Contudo, Yuriko os alerta que por pensarem ser russos, havia ativado a sequencia de autodestruição da base. E ela é nada mais, nada menos que um gigantesco largato aquático tal qual o lendário Godzilla. A frase do Dr. Nêmesis certamente resume tudo ali... “Só pode ser brincadeira”.

X-men: Revelações

Sob orientação de Ciclope para agir da maneira mais discreta possível, Colossus parte em sua missão para vingar as pobres mulheres russas exiladas. Contudo, ele vai ser obrigado a contar com uma ajuda inesperada. Emma Frost, aparentemente solidária a questão das moças, pede para ir com o mutante de aço orgânico e quebrar umas caras. E é abrindo literalmente um buraco na parede no distrito Richmond que eles chegam até o esconderijo dos bandidos.

X-men: Revelações

Na parte seguinte, duas histórias parecem dividir sequencias bem similares de ação. Enquanto Colossus e Emma Frost estão jogando pesado contra os mafiosos russos, a equipe científica dos mutantes estão se esforçando o máximo para sobreviver ao mostro japonês. E para tal, o Anjo acaba tendo que abruptamente revelar seu mais novo segredo na frente de todos – tornar-se o Arcanjo.

Hank McCoy o olha absorto. Primeiro, sem acreeditar no que vê. Depois, demandando explicações. Worrington III alça vôo e pede para as respostas ficarem para depois. Seu ataque a criatura é imediato e letal.

X-men: Revelações

Já no esconderijo russo, Colossus e Emma não tem a mínima dificuldade em derrotar a gangue. A última luta, no entanto, fica entre Piotr e o outro mutante russo. Após garrafadas, balas e socos, Rasputin consegue derrotá-lo e obriga o vilão a usar seu dom mutante de capaz de conhecer o medo das pessoas modelando-o em sua tatuagem. Emma tenta impedi-lo, mas Piotr está seguro do que quer.

Então, o vilão russo abre sua camisa e em seu tórax é possível ver muitas lembranças da desaparecida Kitty Pryde desenhada. O que ele vê é “perda”, uma “perda inimaginável. Então, Colossus o larga e se entrega finalmente ao choro. Nos braços de Emma, lamenta a dor que sente.

X-men: Revelações

No Japão, após a derrota do Godzilla, finalmente o “Clube X” organizado pelo Fera já pode voltar pra casa. Contudo, McCoy não parece nada satisfeito com o que acabou de descobrir sobre seu amigo, o Anjo. Ele passa friamente pelo colega e esbarra em seu ombro. É o fim da missão.

Segue, então uma série de epílogos fechando algumas pontas e então abrindo outras.
O primeiro mostra Piotr voltando para a loja de tatuagem. Receosa, a tatuadora o alerta de que ficara muito brava se ele quebrar sua terceira máquina. Colossus apenas diz que está pronto e ela faz seu serviço. Em seu peitoral, estará agora sempre o nome de Katya.

Já Ciclope tem mais uma reunião com a prefeita da cidade. Apesar de ter dado apoio absoluto a Scott, desta vez, ela parece preocupada. Os movimentos racistas só aumentaram nos últimos tempos e para piorar, aos olhos dos outros, parece que os X-men de Ciclope estão criando uma verdadeira milícia no Condado Martin. Scott a corrige e para surpresa fala que não se trata de uma milícia, mas sim de um exército.

Um terceiro epílogo nos traz um surpreendente encontro entre Emma Frost e Sebastian Shaw na prisão da base dos X-men. Para entender realmente como Shaw foi parar ali, só lendo a edição de fevereiro dos mutantes. Por hora, o que sabemos é que Emma o prendeu e têm algo relacionado entre os dois e o príncipe Namor. Seria isso alguma coisa ligada aquela reunião final da Cabala depois da Invasão Secreta?

X-men: Revelações

Por fim, a equipe cientifica finalmente chega na base. Fera tenta mais uma vez obter respostas sobre a situação de seu amigo, o Anjo, mas sem sucesso. Nem Scott está presente e nem Emma pode atendê-lo. Assim, ele encontra o anjo a noite, mas Worrington apenas alça vôo e diz que não pode falar nada sobre isso com ele. Desculpa-se e some.

X-men: Revelações

A parte final nos traz agora para um ex-mutante que teve pouca evidência no ano passado. Magneto está de volta e em associação com o fabuloso geneticista conhecido como Alto Evolucionário. Num experimento que envolveu até mesmo a morte de um celestial, eles tentam reativar os poderes de Magneto. E, pelo sorriso de Erik no final, é quase certo que possamos dizer que Magneto voltou...

X-men: Revelações

E assim, temos o encerramento deste arco trazendo a reunião de Matt Fraction, Terry Dodson e sua esposa Rachel na criação desta duas últimas edições. Estas são as histórias mais fascinantes dos Fabulosos X-men nos últimos anos. Ao que parece, o roteirista acertou a mão em criar esse “clube X” e certamente muito mais coisa há de vir com essas discussões de desconfiança entre Anjo e Fera, assim como entre Emma e Ciclope.

Coveiro

comments powered by Disqus