quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Jovens X-Men: Um gato entre os pombos (ou um humano entre os mutantes)

*artigo escrito pelo colaborador Fernando Saker

Quando os Jovens X-Men foram reunidos, Pedreira observou que havia uma falha com sua unidade “Cerebrex”, feita pra localizar mutantes, já que na sala havia seis mutantes mas o equipamento só detectava cinco. Como vimos algumas edições depois, o “Ciclope” que reuniu o grupo era, na verdade, Donald Pierce disfarçado. Mistério solucionado, certo? Errado...

Photobucket


Quem prestou atenção nesta cena algumas edições atrás notou que, na verdade, havia sete pessoas na sala, o sétimo elemento sendo o misterioso Jonas Graymalkin, que só agora começa a se adaptar à vida em sociedade e aos dias de hoje (mas já está até usando gírias, como “tipo” e “doidão”). Isto deixa os Jovens X-Men preocupados em descobrirem quem não é o mutante na equipe.

Mas vida de X-Men (mesmo jovem) não deixa muito tempo livre, e a equipe – agora sem Olhos Vendados e o falecido Lobinho, mas com a entrada de Anole – é levada por seus mentores Mancha Solar e Danielle Moonstar para resgatar 56 pedreiros desaparecidos numa ilha de um amigo de Beto. Sempre otimista, ele tem certeza que os pedreiros não estão mais vivos, enquanto Dani tenta manter as esperanças.

Mesmo durante a missão, as especulações continuam. Pedreira comenta com que, segundo Fera, Graymalkin é certamente um mutante, o que elimina um suspeito. Que por sua vez, ficou com os X-Men em São Francisco, para análise; Emma Frost diz que o rapaz não é louco, mas passou por algum trauma. Ela pede autorização para sondar sua mente. Ele nega o pedido.

Photobucket

Enquanto isso, Santo parece ter certeza que o humano entre os jovens mutantes é o Tatuado, mais um motivo para pegar no pé do colega. Isto chama a atenção de Danielle, e ao separar a equipe para procurar os pedreiros, ela faz questão de que Pedreira seja seu parceiro. Ela conversa com o jovem sobre a perseguição que ele tem feito ao Tatuado, e deixa no ar a pergunta: e se o próprio Santo for o não mutante?

Em outro canto, Anole conversa com Mancha Solar sobre o período de Roberto como Lorde Imperial do Clube do Inferno, deixando claro que voltou para a equipe contra a vontade e não quer se aliar a quem passou para “o lado negro da Força”. Beto garante que não se tornou um mutante maligno e reconhece que sua breve estadia no Clube do Inferno foi um erro, mas não há muito tempo pra conversas: monstros gigantes surgem e começam a atacar os Jovens X-Men em duas frentes.

Dani e Beto deduzem que os monstros são “anticorpos” da própria ilha, uma ilha viva da mesma espécie da falecida Krakoa. No caso da ilha atual, fica claro que os treinamentos na Sala de Perigo prepararam os Jovens X-Men e os ex-Novos Mutantes para esse tipo de confronto, com a equipe vencendo os monstros sem grande dificuldade exceto por um deles, que avista Tatuado e não faz nada, deixando que o jovem sozinho resgata os pedreiros ainda vivos .

Photobucket

Após a missão, Santo revela que não confia no Tatuado por ele ter trabalhado para Donald Pierce, e o culpa pela morte do Lobinho, mas Moonstar o lembra de que outros X-Men já foram vilões no passado, e que ninguém tem como saber se Nicholas teria sobrevivido se Eric não tivesse feito o que fez. Ela finalmente revela a identidade do humano da equipe; por sua vez, Soraya se consulta com Pierce, o qual não só sabe que ela quer saber quem na equipe não é mutante, mas que ela torce para ser esta pessoa. Ela explica que não liga se é mutante, mas gostaria de não ser mais parte dos X-Men, depois das mortes que testemunhou e da descoberta (mantida em segredo entre ela e Pierce) de que está morrendo.

Finalmente, Pierce revela a verdade para Pó: ele a localizou exatamente porque ela é mutante; o não mutante da equipe é o Tatuado, e, exatamente por isso, ele teve facilidade no resgate dos pedreiros já que a nova Krakoa, tal como a antiga, só ataca mutantes. Mas se ele não é mutante, de onde vêm seus poderes? E como Pierce o localizou? Acontece que o rapaz cheio de tatuagens não é mutante... Mas seu tatuador é.

Photobucket

Como Tatuado vai reagir quando souber a verdade? E o que isso muda no seu convívio com seus colegas? E por que Soraya está morrendo? As próximas edições trarão as respostas... espero.

ps. Título inspirado no romance policial Um gato entre os pombos, de Agatha Christie


Fernando

comments powered by Disqus