sexta-feira, 25 de março de 2011

Homem-Aranha: Primeira faísca

Amazing Spider-Man #612

Sasha Kravinoff, junto de sua filha Ana, vem se movimentando para se vingar do Homem-Aranha pelo que aconteceu com Kraven, o caçador. Não apenas do Homem-Aranha, mas de todos aqueles que ligados à Aranha. Suas maquinações vêm sendo traçadas meticulosamente, e já de posse das capturadas Madame Teia e Mattie Franklin, inicia sua cartada final, intensificando suas manipulações e iniciando o que promete ser uma grande caçada com os maiores inimigos do aracnídeo. E tudo começa na edição 111 da revista Homem-Aranha, em história de Mark Waid e arte de Paul Azaceta, com Max Dillon, o Electro, em uma onda de calor e muito pessimismo em Nova York, causado pela crise financeira que atinge os EUA.

Max está se sentindo mais marginalizado do que nunca. Seus poderes fora de controle e a ruína financeira em que se afundo depois de vários especuladores perderem todo o seu dinheiro investido na crise o fazem pensar em suas origens, e em como sempre houve pessoas muito piores do que ele, que se aproveitam das pessoas comuns. Isso tudo se agrava quando ele pede ajuda ao Pensador, que só concorda em salvá-lo de seus próprios poderes em troca de uma soma imensa de dinheiro, que Dillon não tem.

Ao mesmo tempo, Peter sente um pouco da animosidade de Nova York, e em seguida descobre como o Dexter Bennett, dono do CD, planeja salvar-se da falência com ajuda financeira do governo, que nessas épocas costuma ajudar grandes empresários e não o “cidadão comum”. Essa informação chega até Electro pelos jornais, o que é o suficiente para fazer explodir sua fúria.

Feliz com a ruína de Bennett e da necessidade de auxílio, o prefeito JJ Jameson, como toda a população da cidade, fica surpreso quando Electro surge no topo do prédio do CD fazendo um discurso (com um fundo para lá de verdadeiro, apesar de ter motivos escusos) sobre o abuso que é o benefício recebido por seu dono. Conclama a população que se sente lesada a protestar junto dele em frente à Bolsa de Valores da cidade.

Homem-Aranha Vs. Kaine

A rejeição a Bennett e ao CD começa a sua escalada, e Peter, depois de mais uma discussão com Michele tem conhecimento do discurso de Electro, indo como Homem-Aranha investigar de perto.

Como esperado, ele está no local (onde uma pequena multidão se aglomera), mas é espero o suficiente para se aproveitar de seus poderes ampliados e logo jogar a população que vê sua luta com o Aranha contra o herói. É claro que, com o homem que (os manipulando) chamou ao protesto sendo agredido, logo, todos se voltam contra o escalador de paredes, avançando contra ele como uma turba violenta.

Homem-Aranha Vs. Kaine

Sem querer machucar ninguém, ele consegue escapar pelos esgotos, mas já planeja como revidar.

Em seguida, Max fala com o Pensador e garante que terá o dinheiro para realizar a intervenção cirúrgica, já que seus poderes continuam extremamente irregulares. Não demora para ficar claro o quanto ele está realmente interessado em uma revolta social (nada), pois vai até a casa de Bennett e o chantageia prometendo interromper as agitações caso consiga o que quer. Acuado, mas aparentemente escondendo algo, Dexter concorda.

Homem-Aranha Vs. Kaine

Demonstrado mais uma vez sua genialidade científica, Peter cria um dispositivo de rastreamento semelhante aos seus tradicionais aparelhos. Mas esse detecta picos elétricos. Mesmo com isso causando um curto-circuito em seu apartamento (o que Michele “adorou”), o experimento foi um sucesso.

Mesmo contra a vontade de sua assistente, o Pensador aceita o dinheiro de Electro (que já nem consegue pensar direito por causa da sua condição) e se prepara para iniciar a operação. [*só eu achei meio tosco o uso de uma expressão famosa em um vídeo que rodou a internet ser encaixada na fala do Electro? Aliás, pode ser chatice minha, mas as traduções coloquiais e regionalizadas em excesso.]

O Pensador revela que a única forma de estabilizar Elekro é fazendo com que seus poderes aumentem, para horror de sua ajudante. Quase no fim do procedimento o Aranha (que detectou os picos de energia) invade o laboratório e tenta impedir o fim da cura de Max, mas acaba colocando sua vida em risco segundo o Pensador. Mas o cientista cheio de soberba está errado, e o Electro se livra das máquinas a que estava preso mais poderoso do que nunca.

Ele agora se transforma em eletricidade, podendo se transportar rapidamente por qualquer coisa que seja condutora.

Homem-Aranha Vs. Kaine

Electro escapa deixando o laboratório para explodir. O Pensador também escapa, mas vê compensação no prejuízo, pois assim o Aranha (inconsciente) acabaria morrendo.

Não demora para Max vir a público novamente, e com seus poderes ampliados, novamente ameaça Bennett, que se enfurece por ter sido “traído” pelo vilão. Em um bizarro discurso messiânico, conclama a população a lhe ajudar, ligando seus aparelhos elétricos simultaneamente que ele acabe com o dono do CD. Em uma aguda distorção do que é um líder, todos atendem ao pedido de Electro.

O Aranha acaba salvo por bombeiros, e arrisca novamente a vida para conseguir algo que acredita poder deter o vilão. Ao mesmo tempo, no CD, Bennett trata de iniciar um processo de evacuação do prédio, pois sabe o que logo deve acontecer. Aos poucos, sabendo das ameaças, as pessoas obedecem e começam a fugir, mas é tarde demais. O prédio foi isolado eletricamente por Electro.

Do lado de fora a polícia só consegue controlar o movimento nas ruas, com a presença do prefeito Jameson. Aliás, assim que chega ao local o Aranha vai direto até JJJ e faz um pedido inusitado: que ele lhe “empreste” o Esquadrão Antiaranha.

Do lado de dentro, Electro corre atrás de Bennett demonstrando todo o seu poder. Simplificando e distorcendo a ideia de “poder do povo” (até John Lennon se contorce no túmulo*).

Com cuidado para não ser eletrocutado, o Homem-Aranha entra no prédio e salva Bennett em cima da hora. Enquanto começa a confrontar Electro (e o dono do CD a correr), policiais chegam ao subsolo do prédio, desligando a força, impedindo a saída do vilão pela linha elétrica.

Homem-Aranha Vs. Kaine

Furioso ao perceber o corte de energia, Electro começa a atacar as cegas, destruindo progressivamente as estruturas do prédio. Da rua, Jameson se desespera, pois mesmo tendo vendido o local, ainda sente forte ligação com ele. O prefeito não se segura, e arrisca a própria vida indo atrás do responsável por aquela destruição.

Um homem furioso é perigoso, e Max consegue derrubar o Aranha e correr em procura de Bennett, que já está no térreo, esbarrando com o prefeito. Mas o aracnídeo coloca em prática seu plano. Cobrindo sua teia com o material isolante usado pelo Pensador, começa finalmente a virar o jogo.

Bennett demonstra toda sua falta de caráter ao preparar uma armadilha para Jameson, mandando-o ao local onde ocorre a luta fazendo-o acreditar que apenas o Aranha, inconsciente, estaria por lá. Mas o karma é instantêno (segunda referência ao Lennon no mesmo artigo!), e o piso acima de sua cabeça desaba com Electro e o Aranha lutando sobre ele.

Electro acaba preso pelo herói, que tenta salvar Bennett preso debaixo dos escombros. Mas não há tempo para paramédicos, como sugere Jameson, e os três saem correndo enquanto o prédio finalmente vem ao chão, deixando o prefeito desolado.

Homem-Aranha Vs. Kaine

A desolação toma conta de todos. Jameson em choque, Bennett paraplégico. E já sem seu uniforme, Peter conversa com Betty sobre o tanto de história sumiu com aquela demolição. Pensando o quanto um vilão até então considerado de terceira classe pode fazer de estrago, Peter teme pelo futuro. E deve temer.

Crendo estar preso Electro logo é surpreendido pelo Camaleão, e por Sasha Kravinoff, demonstrando que essa caçada ao Homem-Aranha apenas começou.


João

* Não entendeu a referência? Só procurar “Power to the People”, de autoria do Beatle.

comments powered by Disqus