segunda-feira, 11 de março de 2013

Hulk: O último desejo

Photobucket

Greg Pak realmente é o nome mais marcante sob os roteiros do Hulk nos últimos 10 anos. Quando tomou a frente do Gigante Esmeralda e inovou com seu planeta Hulk, os fãs aplaudiram de pé seu trabalho. Anos depois, chega a vez do escritor se despedir e assim ele o faz no arco em seis partes “No coração do Monstro”, publicado aqui na Universo Marvel 32, 33 e 34.



Quem leu a última edição, sabe que a missão a la “007” do Hulk não teve bem um final feliz. Quando parecia que ele finalmente iria se entender com a sua ex-esposa, Betty Ross, os dois se desentenderam, a moça virou mais uma vez a Mulher-Hulk Vermelha e escapou com um velho vilão do herói, o gênio fora de sua época, Tyrannus. Desde então, Hulk vive o dia inteiro com aquela raiva acumulada, extravasando numa sala de treinamento. Isso preocupa seu amigo e companheiro, Amadeus Cho, que decide convocar a prima de Banner, a Mulher Hulk original, e seu mais velho amigo, Rick Jones, agora o Bomba-A.

Photobucket

A presença ali de parte da “Família” parece até que foi obra do destino, já que no mesmo dia, o Hulk recebe a visita de Monica Rappacini, a nova cientista suprema da Hidra, num corpo mais envelhecido que de costume. Monica implora ajuda ao Verdão, que no passado já foram amigos de faculdade segundo um recente retcon, e conta como seu plano de roubar a fonte da Juventude de Tyrannus acabou dando errado. A moça, uma bioquímica do mais alto gabarito, tentou criar uma fonte da Juventude a partir daquelas águas, só não imaginava o quão catastrófico seria os resultados disso caso desse certo.  A Mulher-Hulk é a primeira a tocar a água milagrosa e isso põe La Vegas, que servia de quartel general para Tyrannus, em perigo.

Transformando-se em Hulk, nosso protagonista segue para a cidade acompanhado de Cho, Jennifer e Rick, mal tendo ciência do que esperavam encontrar por lá. De cara já são recepcionados por um monstro gigante, que quebra a aeronave e os derruba numa gigantesca fonte da cidade. E é esta fonte que é o novo “Poço dos Desejos” criado por Rappacini. Uma vez banhados por aquela água, os desejos de todos são realizados... mas nem sempre como imaginamos. É algo que Cho tenta alertar a eles para se precaver. Todavia, é o próprio Amadeus quem comete o primeiro erro e descuidadamente convoca mais inimigos do Hulk para o lugar quando tenta pedir ajuda.

Photobucket

Bifera, Fing Fan Foom, Wendigo, o troiano Armagedon e a bruxa da dimensão negra, Umar, surgem ali, trazidos de diferentes lugares e ambos querendo sua parcela de vingança contra o Hulk. Pra piorar, durante o combate com o verdão, todos eles acabam se molhando com a água encantada. Assim, começa uma “briga por desejos” entre heróis e vilões. E olha que a coisa só piora quando o Hulk quer mesmo é confusão, desejando brigas mais vorazes e, consequentemente, colocando muita gente em perigo.

Photobucket

Wendigo e Bifera, apesar de assumirem proporções, são os primeiros que o Hulk leva a nocaute. Armagedon decide montar uma estratégia mais precavida e abate moralmente o verdão ao derrotar seu amigo e prima, tirando-lhe os poderes e os espancando bem na sua frente. O resultado disto é um Hulk muito mais raivoso espancando o troiano quase até a morte. Mas é Umar o maior perigo ali. A feiticeira consegue seduzir o Gigante Esmeralda e transformá-lo em seu amante e protetor na Dimensão Negra. E lá, também acaba ficando presa a Mulher-Hulk Vermelha.

Photobucket

Pensando numa nova estratégia pra lidar com a situação, Amadeus Cho recorre ao Dr. Estranho para ajudar o amigo. Curiosamente, vemos mais uma vez Strange tentado a exilar o Hulk mais uma vez, para o bem da Terra, mas logo concorda com os demais que no final, Bruce sempre arruma um jeito de voltar. Assim, com a ajuda de Monica Rappacini e da Dra. Cosino, especialista em mitologia grega e que conhecemos no arco anterior, Amadeus e Strange conseguem abrir um portão para a Dimensão Negra.

Lá, o grupo acaba se vendo no meio de um conflito liderado por diferentes casais. Hulk e Umar contra a Mulher-Hulk Vermelha e Tyrannus, que surge surpreendentemente no meio da história controlando Fin Fan Foom. Ao ver a ex-mulher e o vilão mais uma vez juntos, Banner enlouquece de novo, tornando-se o Quebra-Mundos e conseguindo desta vez liberar todo o seu poder sem “freios”. Toda a raiva reprimida entre ele e Betty é colocada pra fora, se debatem como dois animais, enquanto que aquela realidade se esfacela.

Photobucket

Todavia, enquanto ocorre aquela balbúrdia em outra dimensão, a grande traição acontece. Valendo-se do desejo de Fin Fan Foom de dominar o mundo, Tyrannus o domina mentalmente e assim é ele quem lidera a criatura de volta para a nossa Terra, afim de finalmente ter o mundo a seus pés.

Strange, Cho e a doutora Sofia voltam para nossa dimensão pra tentar impedir os planos de Tyrannus, mas sabem que vão precisar de uma força bruta ali. A primeira coisa que o Dragão fez ao voltar a Terra foi se alimentar de bombas gama, conseguindo assim um nível de energia incalculável. Jennifer e Rick tentaram impedir a criatura, mas acabaram superbanhados com a energia radioativa e perderam o controle. Cabia então, num esforço conjunto de Strange, Cho e Rappacini, usar a máquina dos desejos uma vez mais e armar um combate deles com o Hulk e a Mulher-Hulk Vermelha.

Photobucket

A batalha final acontece de volta da Dimensão Negra. O nível de energia liberado ali estoura todos os limites já vistos nestes personagens. E no ápice deste embate, tudo explode, incluindo a máquina criada pela Cientista Suprema. Então, vemos o mundo normal mais uma vez. Ou quase. E com alguns desejos realizados finalmente.

Todos estão na Terra. Tyrannus é preso. Jennifer e Rick Jones voltaram a suas formas humanas e agora o Rick pode virar Bomba-A quando desejar. Betty Ross percebe que seu marido não está ali entre eles e ciente de que tem um pouco da água dos desejos nela, pede seu retorno. Contudo, não é como ela imaginava. A moça desejou que Banner tivesse tudo que queria, mas lá aparece seu alterego verde. No fim, fica mais que claro que no fundo isso foi sempre o que Banner quis. Pois, Hulk e Banner são os mesmos. E assim ele se despede. Parte sozinho para o futuro, pra outras mãos, numa nova fase escrita por Jason Aaron.

Photobucket

O pequeno epílogo no final, num encontro entre Amadeus Cho e Banner num botequim de estrada, bem parecido com que o menino topou com o Hulk pela primeira vez não é lá parte da história. Serve mais como uma recapitulação dos últimos momentos de Pak no título, justificando o porquê do afastamento do herói. O final, no entanto, abre portas para muitas ideias, com o “casal hulk” juntos mais uma vez. Todavia, veremos que o novo escritor tem planos diferentes.

Photobucket

Quanto ao Pak, só posso dizer como é lamentável ver sua derrocada nos últimos anos a frente do Hulk. A liberdade criativa que ele teve ao assumir o primeiro ano o Verdão com seu Planeta Hulk foi algo certamente memorável. Não é a toa que surjam falsos boatos de que este seria o mote para um novo filme do Verdão. E mesmo com o tropeço que foi o Hulk contra o Mundo, ele foi um bom norte nas histórias do Hulk logo após o evento, principalmente quando reintroduziu Skaar como parte da mitologia do personagem. Provavelmente, a coisa só foi desandar pra valer com as Guerras dos Hulks e  Queda dos Hulk, quando acabou se perdendo junto com o Loeb num enredo imaturo, pífio. Contudo, somente com a história do Filho Sombrio, Hiro-Kala, senti que o escritor estava perdido de vez. As histórias na sequência são altamente descartáveis e, infelizmente, este último arco certamente não foi o “melhor desejo” de Greg pro personagem. É por isso que apoio a premissa de que se saia por cima, no auge. Pak perdeu este ponto, infelizmente.

No mais, não tenho o que falar do desenhista desta história, Paul Pelletier, sempre magnífico e um dos que sempre esteve mais presente ao seu lado. Pelletier tem um traço limpo, que bebe bastante das influencias de outros tradicionais Dale Keown e Gary Frank. Certamente, é o que mais salva-se nessa história, tendo o difícil e meticuloso trabalho de desenhar tantas cenas de ação sem se perder. Espero, quem sabe, que um dia volte aos Guardiões da Galáxias de novo.

Agora,  vamos esperar a próxima edição, quando nada menos que três números da nova fase do Hulk estarão em Universo Marvel 35. Até Lá!

Coveiro

comments powered by Disqus