segunda-feira, 25 de março de 2013

50 anos de Homem de Ferro: Latinha na vida real!

* Artigo escrito por nossos colaboradores, Arc Cappela e Pirata Dandi

Photobucket

   Quando me refiro ao Homem de Ferro por “latinha” não é pejorativo, mas sim uma nostalgia dos velhos tempos do personagem nas HQs do “formatinho”, onde era esse seu apelido. Mas em se tratando de Tony Stark, não vim a esta preleção tratar do passado, mas falar do presente e do futuro!   Com o crescente aumento da comunidade cosplay ao redor do globo, tutoriais e incentivos dos próprios cosplayers de partilharem suas técnicas de construção, até mesmo uma réplica da armadura complexa como a do Homem de Ferro pode ser construída no conforto de sua casa — através de muitas horas de dedicação a este hobby, é claro. Esse artigo reúne algumas amostras de cosplayers brasileiros que resolveram criar suas próprias armaduras. Confira!




Vocês já devem ter visto pela internet (ou mesmo presencialmente) alguns cosplays espetaculares do Homem de Ferro, e ao vermos os resultados, cogitamos sobre a dificuldade em se obter uma peça de tamanha complexidade, muitas vezes desanimando pela ideia dos altos custos.Mas nem sempre é assim, e muitos cosplayers aqui mesmo do Brasil já provaram do que somos capazes! Ao contrário do que pressupõem o grande público, muitas vezes o maior custo de um projeto destes é o do esforço do cosplayer na construção das peças — e não financeiro.

Reunimos então uma seleção de fotos de alguns desbravadores nacionais para compartilhar seus resultados e técnicas, para que possam ver de quantas formas diferentes podemos chegar ao resultado desejado. Vejam algumas formas diferentes de se construir sua própria armadura:

Papercraft - é um método de construção de objetos tridimensionais a partir de papel, semelhante ao origami, onde se podem modelar as diversas estruturas da armadura em materiais baratos como EVA (placa de espuma) ou chapas de PVC, entre outros. Para se trabalhar com papercraft é necessário um programa de computador próprio, um arquivo da armadura desejada, e muito papel para impressão! Com as peças montadas, é possível realizar inúmeros tipos de acabamentos sobre elas, desde massas comuns até fibra de vidro (típica de armaduras populares como as de storm troopers).

Seguem exemplos do processo do papercraft por:

 photo paper0.png

 photo paper4.jpg



Já a armadura de Vitor Neves, de São José do Rio Preto (SP), usa o mesmo processo só que com EVA:

 photo vitor1.jpg


 photo vitor1.jpg photo vitor3.jpg

 photo vitor7.jpg  photo vitor6.jpg
Metal - trabalhar com metal não é para qualquer um. Não se trata simplesmente de competência, mas de experiência e ferramentas apropriadas, ou alguém que possa fazer isso para você.Abaixo veremos as armaduras de Ricardo José Vicente, de Taubaté (SP) algumas inclusive construídas em chapas de metal.   Sim, meus amigos: Tony Stark é brasileiro.

 photo Ricardo1.jpg  photo Ricardo5.jpg

 photo Ricardo6.jpg


Papelão - Da mesma forma em que trabalhamos com o papercraft pode-se montar a armadura direto em papelão. Mas não se enganem pelo material mundano, pois o bom resultado depende apenas da qualidade do acabamento! Neste caso pode ser feito com menos dobradura, no entanto será preciso de uma estrutura mais resistente para que a peça não se quebre facilmente. Sejam estruturas de arame, acabamento de papietagem, ou peças complementares recicladas na sua estrutura interna.

Confira os videos a seguir do Dario Prianti e Paulo Pereira , respectivamente:



Gostaram?! Bom, como vocês viram, tendo iniciativa e criatividade, é possível, sim, você ser o Homem de Ferro por um dia! Que tal porem a mão na massa? Ou Ferro? Ou papel? Ou...

 photo armor1.jpg
Ricardo, com outro cosplayer, Eder.


Arc Cappela e Pirata Dandi

comments powered by Disqus