segunda-feira, 18 de março de 2013

Vingadores Secretos: Sob Nova Direção


A passagem de seis edições de Warren Ellis pelo título dos Vingadores Secretos chegou ao fim. Você acompanhou as cinco primeiras edições aqui, e a última foi publicada na edição de Capitão América e os Vingadores Secretos 20, que veio recheada com 148 páginas devido à vindoura mega saga Vingadores vs X-Men que começa já neste mês de março. Nesta edição começa a nova fase sob a mão de Rick Remender, onde um novo líder se encarregará de substituir Steve Rogers.

Tendo o Conselho das Sombras dominado o cenário antagônico das histórias dos Vingadores Secretos desde a primeira história de Ed Brubaker, a última de Ellis também não poderia deixar de apresentá-los. Steve Rogers, Fera, Viúva Negra, Cavaleiro da Lua, Máquina de Combate e Sharon Carter invadem a sede da UNI para interrogar um agente infiltrado do Conselho das Sombras em seus mais altos escalões. Mas o que parecia ser uma missão de contra-espionagem acabou se tornando mais uma peça esquista do modus operandi da organização maligna: o prédio guardava seres extradimensionais que serviriam de portais para os mentores do Conselho. A saída foi esmagar todo o edifício com os monstros dentro (não antes de terem evacuado todos os funcionários). Com arte de Stuart Immonen, essa aventura fechou a participação de Ellis no título, no seu 21º número.

A edição 21.1 foi lançada para apresentar o novo rumo que a equipe tomará. O Capitão América leva o Gavião Arqueiro numa missão de espionagem no país fictício de Bagalia, um oásis para todo tipo de pecado para quem puder pagar. Atrás de um alto funcionário do governo norte-americano, eles caem numa armadilha, deixando o Capitão muito nervoso com o Arqueiro, que por sua vez não gostou de descobrir que estava sendo testado, uma vez que é um Vingador veterano há tanto tempo quanto o Capitão. Rogers acaba capturado pouco tempo depois, mas Clint o liberta, fingindo que o havia deixado pra trás, sendo que estava infiltrado desde sua captura.


Na edição 22 e na 23, vemos a entrada de Brian Braddock, o Capitão Britânia do nosso universo 616, guardião da Cidadela do Multiverso (que lembra das histórias do Excalibur?), e de Flash Thompson, o agente Venom (que tem suas histórias próprias, publicadas em A Teia do Homem-Aranha nos últimos meses). Eles enfrentam o caso de uma jovem mãe paquistanesa, que ao presenciar um atentado de um homem-bomba, acaba engolindo a explosão resultante, apenas para liberá-la logo depois, com muito mais intensidade, arrasando uma pequena vila.


Tal ato ativa quatro superadaptóides ao redor do mundo, que a capturam depois de um confronto com os Vingadores Secretos e a entregam ao seu pretenso criador. Um cientista maligno que se diz responsável por sua geração e a do seu filho, que possuirá mais poder que sua mãe.


Vale destacar os novos conceitos que Remender introduziu nessas poucas histórias: O Farol, a nova estação espacial supersecreta dos Vingadores, encolhida por Hank Pym, virtualmente indetectável; as disputas hilárias entre os dois gênios Hank McCoy e Hank Pym; o ar soberbo do Capitão Britânia, apesar de ele trabalhar bem em equipes; Jim Hammond, o Tocha Humana original ajudando a equipe, por terem descoberto que os superadaptóides derivaram da tecnologia de que ele foi feito; a negativa do Gavião Arqueiro em trabalhar com o Venom e o descartando antes mesmo da sua primeira missão; e o modus operandis do Homem-Formiga (Eric O'Grady) que sempre se infiltra entre os vilões para descobrir seus planos... mas desta vez parece ter levado a pior.



Apesar de ter citado o Conselho das Sombras na edição 21.1 e apresentado uns novos Mestres do Terror (citando: o Capitão América foi capturado por Max Fury, Princesa Píton, Vigança e Chicote Negro), Remender criou novos inimigos para os Vingadores Secretos, dando margem às suas próprias histórias. Eu mesmo preciso que ele feche este arco para dizer que foi bom, apesar de já ter garantido algumas doses de suspense, principalmente sobre o destino do Homem-Formiga. Com desenhos de Patrick Zircher (Thor, Aniquilação) na 21.1, e Gabriel Hardman (Hulk Vermelho) na 22 e 23, veremos a continuação robótica na próxima edição. Até lá!


Jeferson

P.S.: Clique nas últimas imagens para vê-las em tamanho maior. ;-)

comments powered by Disqus