domingo, 23 de fevereiro de 2025

A história em quadrinhos que contou o paradeiro de Samuel Sterns no UCM após o filme do Incrível Hulk de 2008

Desde sua criação em 2008, o UCM deixou várias tramas não resolvidas ao longo do caminho. Mas passe o tempo que for, em algum momento pontas deixadas soltas podem ser resolvidas quando menos se espera. E a da vez acontece no filme atualmente nos cinemas, Capitão América: Admirável Mundo Novo com a volta de Samuel Sterns, de Tim Blake Nelson.  No filme, ele acaba se tornando o vilão, assim como nos quadrinhos ele virou o Líder. Foram mais de dez anos desde o Incrível Hulk sem nenhuma menção do personagem. Quer dizer, houve sim uma menção, fora das telas, numa quadrinização prequel de Vingadores.

Vamos lembrar como Samuel Sterns debutou no UCM: Sob o pseudônimo de Sr. Azul, Sterns se comunicou com Banner durante seu tempo em fuga em um esforço para encontrar uma cura para sua condição de Hulk. A dupla científica foi finalmente capaz de sintetizar um antídoto temporário para sua condição de Hulk, mas caiu em uma discussão, pois Sterns tinha mais ambição para a sua pesquisa.


Sterns também foi, não por escolha, o cientista responsável pela criação do Abominável. O futuro Líder foi mantido sob a mira de uma arma por Emil Blonsky e forçado a injetá-lo com o sangue de Banner, adicionando ao seu Soro de Super Soldado infundido pelo governo e, finalmente, criando o Abominável.

Depois que Blonsky passou por sua primeira transformação movida pela raiva no Abominável, ele destruiu o laboratório de Sterns e feriu o cientista no processo. Tendo sofrido um ferimento na testa, Sterns foi exposto ao sangue do Hulk, fazendo com que sua cabeça crescesse e um sorriso torto aparecesse em seu rosto; O Líder nasceu ali.


Essa foi a última vez que Sterns foi visto na tela, e sem nenhum filme solo do Hulk tendo sido feito em 14 anos, os fãs temeram o pior para a história do Líder. Mas, como o canto do Hulk no UCM começou a ser revisitado aos poucos. Primeiro em Vingadores: Guerra Civil com a volta do General Ross. Depois, o Abominável aparecendo na série da Mulher-Hulk (e brevemente em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis). Agora, o Líder foi revelado como o principal vilão de Capitão América: Admirável Mundo Novo.

Mesmo que a percepção possa ser mínima sobre onde Sterns esteve todos esses anos, uma história em quadrinhos do UCM ofereceU um gostinho da história do Líder depois de O Incrível Hulk, revelando uma interação secreta com a Viúva Negra de Scarlett Johansson. Samuel Sterns retornou uma vez no quadrinho Fury's Big Week - um prelúdio para Os Vingadores que expande os eventos de O Incrível Hulk, Homem de Ferro 2 e Thor, todos os quais ocorrem na mesma semana.

Depois que o General Thaddeus "Thunderbolt" Ross começou sua missão para caçar o Hulk, Nick Fury enviou a Viúva Negra à cena para trazer Bruce Banner em seu lugar. A Viúva Negra se deparou com um estranho pedindo ajuda ao ver a criação do Abominável, este acabou sendo o recém-infundido com gama Samuel Sterns.

A espiã da SHIELD rapidamente reconheceu Sterns pelo nome, apenas para ele compartilhar sua crença de que aquele era "talvez alguém que ele tenha sido", indicando o estado mental que imediatamente veio com sua transformação em O Líder. O Líder já havia começado a formular o que claramente parecia um plano vilanesco enquanto ele traçava seu "futuro ilustre movido por poder e influência", um esforço para o qual ele tentou recrutar a Viúva Negra.

Como era de se esperar, a Vingadora de Scarlett Johansson não estava a bordo do plano e começou a atirar em sua perna antes de chamar uma equipe de extração para colocá-lo sob custódia da SHIELD. O Líder foi visto mais tarde no local em que a SHIELD estava desenvolvendo suas armas superpoderosas da Fase 2. Sterns foi mantido no laboratório em um tanque de líquido e sendo estudado sob o codinome "Projeto Sr. Azul" - uma referência ao codinome que ele usava para se comunicar com Bruce Banner em segredo.



Então, supondo que a Marvel Studios opte por considerar o quadrinho tie-in Fury's Big Week como cânone, o Líder foi visto pela última vez sendo estudado sob custódia da SHIELD. Mas como a HIDRA estava operando dentro da SHIELD naquela época, há Chances de que tenha havido coisas mais vilanescas acontecendo nesses experimentos. Talvez por isso ele tenha "piorado" seu estado, como vimos no filme.


No entanto, com a queda da HIDRA e da SHIELD tendo ocorrido muitos anos atrás, tudo indica que Samuel Sterns saiu da tutela da organização, mas continuou aprisionado sob a custódia do General Ross como visto no filme. Ele ficando sob custódia do governo todo esse tempo foi uma maneira inteligente de explicar sua ausência de 14 anos.

Em Capitão América: Admirável Mundo Novo, após se encontrar com o recém-eleito presidente dos EUA Thaddeus Ross, interpretado por Harrison Ford em sua estreia no Universo Cinematográfico Marvel, Sam Wilson de Anthony Mackie se vê no meio de um incidente internacional. Ele deve descobrir a razão por trás de uma trama global nefasta antes que o verdadeiro mentor faça o mundo inteiro ver vermelho. O filme é estrelado também por Danny Ramirez, Shira Haas, Xosha Roquemore, Carl Lumbly, Giancarlo Esposito, Liv Tyler e Tim Blake Nelson. O filme é dirigido por Julius Onah e produzido por Kevin Feige e Nate Moore. Louis D'Esposito e Charles Newirth são os produtores executivos.

Capitão América: Admirável Mundo Novo já está nos cinemas.

Coveiro

comments powered by Disqus