Como a maioria das propriedades da Disney, o Universo Cinematográfico Marvel foi criticado pela falta de representação LGBTQ+ por muitos anos. A participação especial do cineasta Joe Russo como um homem gay em Vingadores: Ultimato não foi a primeira vez de fato que isso aconteceu e se passou muito tempo até acontecer. E embora Eternos tenha sido considerado um passo na direção certa, foi só com a série da Disney+ Agatha desde Sempre que tivemos uma retratação que agradou os fãs com o romance entre Agatha Harkness e Rio Vidal/Morte. Elas se beijaram no penúltimo episódio, mas novamente houve alguma decepção sobre como o relacionamento foi tratado na tela.
Independentemente de qual lado do debate você esteja, a showrunner de Agatha All Along Jac Schaeffer finalmente esclareceu o status do relacionamento de Agatha e Rio em uma entrevista com o Collider no SCAD TVFest.
"Trabalhamos muito na sala dos roteiristas para construir a história dessas duas mulheres", ela explicou. "O que acabou na página não foi tudo isso. Foi, 'Onde elas estão agora?' E houve momentos em que pensávamos: "É o suficiente? Está claro?" Porque em nossas mentes, eles eram casados, de alguma forma bruxa. E pensávamos: "Precisamos deixar isso aparente".
É difícil dizer se Agatha desde Sempre deixou isso aparente o suficiente, embora tenha sido a impressão que muitos fãs tiveram (embora não tenha sido confirmado, também foi amplamente teorizado que Nicky era filho de Agatha e Rio). Schaeffer creditou o que Plaza trouxe para a mesa na série por ajudar a aprofundar o relacionamento entre as duas personagens.
"Quando Aubrey foi escalada, Aubrey é uma força por si só, mas foi realmente a primeira vez que eles estavam no set, e eles estavam opostos um ao outro, e eu fiquei tipo, 'Oh, eu não tenho que fazer nada'", lembrou a escritora. "Este é um universo inteiro em si mesmo. Você sentiu isso no set. Foi incrível. Estava crepitando na sala."
"Quando estávamos na pós, [para] o Episódio 4, onde eles cantam a balada no julgamento de Alice... para mim, aquele episódio era sobre a performance delas, sobre ser uma banda, certo? E é, é fantástico. Mas então, quando estávamos cortando aquela cena final entre Rio e Agatha, foi tipo, 'Oh não, não, não, este episódio é sobre um quase beijo entre essas duas mulheres.'"
"Foi tão poderoso quando estávamos na pós. Mesmo assim, eu não esperava que o fandom simplesmente fugisse com isso", concluiu Schaeffer.
A Marvel Studios ainda não revelou como a história de Agatha desde Sempre continuará. Embora a série do Visão possa continuar de onde esta série parou, parece mais provável que Billy Maximoff e Agatha retornem - ao lado do Tommy Maximoff mais velho, talvez - no tão comentado filme da Feiticeira Escarlate.
Coveiro