terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

O Rei da Guerra...

Uma guerra, sem dúvida, é um acontecimento terrível. Vidas são perdidas e poucos podem escapar das conseqüências do conflito. Feridas, emocionais e físicas, atingem praticamente a todos. Em meio ao conflito, linhas são cruzadas em prol da vitória e, com isso, crimes podem ser cometidos. Em Guerra Civil não seria diferente, ainda mais quando na Marvel os crimes possuem um rei.

Crimes de Guerra

Tudo começa com um jovem Wilson Fisk observando alguns garotos jogarem baseball. Graças ao seu físico pouco atlético, as crianças não permitem que jogue. E qual a relevância disso? Fisk, ao observar, aprendia tudo sobre o jogo e, com o tempo, controlava o jogo antes que os garotos se dessem conta. Exatamente o que ele faz no presente, quando apenas observa seus colegas presidiários da Ilha Ryker.

O Rei

Na Ryker, Wilson ainda é um rei. De seu "trono" ele observa os Executores castigando um presidiário que usou seu boxe de chuveiro exclusivo. Só que Fisk não trata diretamente com ninguém, utilizando-se do velho conhecido das histórias do Demolidor, o Tucão. Confesso que essa cena me deixou com uma dúvida: o Tucão está desbotando? Porque aquele que me lembro era bem mais negro. Seria a falta de sol da Ryker? Enfim, em sua aparição recente durante a rebelião na Ryker ele estava o mesmo de sempre, mas enfim, deixemos isso de lado.

Tucão, o desbotado

Depois que os Executores terminam o trabalho, Fisk começa a almoçar tranquilamente, sempre guardado por Tucão. Mas o auxiliar de Fisk não consegue segurar o Cabeça-de-Martelo, que se aproxima para se gabar de sua saída da prisão e, inclusive, afirma que vai se aproveitar da Guerra Civil para aumentar seu território. Quando os guardas o levam, ele afirma até que vai mandar um cartão postal de seu novo trono, uma clara alusão ao antigo posto de Fisk no submundo.

Rei vs Cabeça-de-Martelo

Antes que Fisk possa esboçar alguma reação, um guarda avisa Tucão que chegou uma visita ao seu chefe. E o visitante não poderia esperar, sem dúvida, uma vez que trata-se nada mais, nada menos que Anthony Stark. Os dois vão jogar uma partida de xadrez, algo que faziam tempos atrás em um iate clube. Só que essa partida de xadrez é apenas uma desculpa para uma conversa muito mais importante.

Wilson Fisk oferece ajuda para que Stark vença a guerra. Ele relembra o caso de um gângster chamado Lucky Luciano, que colaborou com o governo contra os nazistas. O diálogo dessa cena é muito bom, pois Fisk cita que muitos debatem as razões de Luciano, alguns acreditando que ele era patriota e outros sendo mais céticos sobre isso. Stark questiona se ele seria o governo e Fisk faria o papel de Luciano. Wilson concorda e brinca com o fato de Rogers não poder ser confundido com nazistas. Em seguida, Tony pergunta os motivos dessa ajuda, o Rei diz que, por enquanto, diria que seria patriotismo. Tony Stark responde que então, por enquanto, seria um pouco mais cético. Diálogo brilhante.

Stark e Fisk

Tony sabe que Fisk irá cobrar um preço em algum futuro próximo, mas fala para o criminoso demonstrar boa vontade e mostrar que é capaz de cumprir sua parte. Stark aperta a mão de Fisk e sai, ligando para Maria Hill em seguida. O milionário está preocupado com esse acordo, mas a então diretora da SHIELD acha que valerá a pena se isso puder encerrar a guerra. Essa cena me deixou com uma dúvida semelhante ao desbotamento de Tucão: onde foi parar o cavanhaque de Tony Stark? Pois, se notarem ele sumiu quando ele está no telefone. Teria ele raspado antes e usado um falso, com medo de Fisk não reconhecê-lo? A resposta para esse mistério, provavelmente, nunca saberemos.

O desaparecimento do cavanhaque

Do lado de fora, o Cabeça-de-Martelo está iniciando um exército de vilões. O criminoso tenta se colocar como um 3º lado na Guerra Civil, uma alternativa para os vilões que não confiam em se registrar junto ao governo e, muito menos, não querem o heroímo à moda antiga de Rogers. O primeiro a aderir é o Ardiloso, conhecido como Pete Pote de Pasta em outros tempos, motivado pelo assassinato do Esquivo, que tentou mostrar o erro de tomar território de Wilson Fisk. Ele é morto pelo mais novo aliado do criminoso, o Submundo, um antigo rival dos tempos que o Cabeça-de-Martelo disputava contra o Cabelo de Prata.

Baixa?

Na prisão, a situação de Tucão está complicada. Depois do acordo com Stark, Wilson Fisk está em custódia protegida e com contato bem mais difícil com seu auxiliar. Os outros presos começam a achar que o Rei é um delator, inclusive os Executores, que afirmam trabalhar para o Cabeça-de-Martelo agora. O grupo bate no desbotado Tucão e atacam Wilson Fisk no chuveiro. Nem preciso dizer que o eterno Rei do Crime vence facilmente os antigos capangas.

Sempre o Rei do Crime

Wilson continua seu trabalho, entregando as identidades falsas que os Vingadores Secretos utilizavam, advertindo que eles já devem ter abandonado muitas, mas alguns poderiam ser capturados com isso. Stark fica duplamente satisfeito, com a informação e com o fato de ter vencido mais uma partida de xadrez.

A mulher de Tucão (nem sabia que ele tinha) aparece para visitá-lo e passa informações do que o Cabeça-de-Martelo anda fazendo e o rapaz manda que ela envie um recado para alguém misterioso.

Por fim, Wilson Fisk dá o seu preço. Ele não quer uma redução da pena, mas quer um indulto completo, saindo livre da prisão. Stark afirma que não pode conceder isso. Wilson pede para falar com Hill e, simplesmente, oferece o esconderijo dos Vingadores Secretos. Diante disso, Maria Hill ordena que Tony Stark providencie os procedimentos de soltura.

Em seguida, o Homem de Ferro e um batalhão da SHIELD se aproximam de um prédio. Paralelamente, testemunhamos uma reunião do Cabeça-de-Martelo e seu exército de vilões. O que acontece em seguida é óbvio, o endereço fornecido por Fisk não era o QG dos Vingadores Secretos, mas do gângster rival.

Xeque-mate

Obviamente, os vilões são derrotados e presos e Stark vai cobrar satisfações de Wilson Fisk. Lá encontra apenas Tucão, que entrega um relógio de presente, que faz referência às antigas partidas de xadrez com, inclusive, Fisk dizendo que finalmente venceu uma partida. Stark diz que não era contra Fisk que ele estava jogando.

Nisso vemos o Capitão América e seu aliados. Steve era a pessoa que a esposa de Tucão procurou, ou seja, o supersoldado apoiou Wilson Fisk. Steve sabe que beneficiou o Rei, mas fez isso para tirar o exército do Cabeça-de-Martelo das ruas. Cruzou uma linha e , com isso sacrificando uma parte de sua alma, como frisou Hércules. Curioso que tanto Stark, como Rogers negociaram com Wilson Fisk nessa história. A Guerra forçando decisões difíceis de ambos os lados.

Linhas cruzadas

Encerrando, testemunhamos o assassinato do Cabeça-de-Martelo, morto pelo seu aliado, o Submundo. Ele estava desde o começo ao lado de Wilson Fisk, pois sabe que o Rei do Crime sempre retorna. E, falando nele, o final é com ele em seu trono na Ilha Ryker, mostrando que apenas ele merece a alcunha de Rei do Crime.

Uma fantástica história, onde vemos mais um pouco dos bastidores do conflito que abalou o Universo Marvel.

Eddie

comments powered by Disqus