sábado, 8 de novembro de 2008

O homem por trás da cortina

Reed Richards lançou cinco recuperadores dimensionais, visando analisar assinaturas energéticas variadas, que possibilitariam a cura de Ben Grimm. O jovem cientista fez isso em segredo, uma vez que Nick Fury o havia proibido. Porém, os resultados são revelados para todos com a chegada repentina do Esquadrão Supremo. O confronto está para começar.

Confronto Supremo

O Esquadrão ataca o Quarteto Fantástico, iniciando uma luta titânica. E o que a equipe de Hipérion deseja? Não sabemos, porque nenhum deles fala palavras compreensíveis. Seria uma incompatibilidade entre universos que gera essa falta de comunicação?

Confronto Supremo

De qualquer forma, temos algumas páginas de pancadaria que atrai até mesmo Homem-Aranha e Kitty Pryde, ainda um casal, que entram em auxílio da família fantástica. O Coisa é golpeado por Hipérion, reagindo e arremessando-o longe, rendendo uma cena bem divertida, com o Borrão de Atlanta correndo para pegá-lo.

Confronto Supremo

Por fim, os membros do Esquadrão começam a recuperar a fala. Ao que tudo indica, essa perda temporária da fala foi resultado da viagem dimensional, realizada através dos poderes de Arcanna Jones.

Hipérion retorna, derrubando Ben Grimm com facilidade, mas sendo atingido em seguida por um relâmpago, que indica a chegada dos Supremos e de Nick Fury. A batalha se intensifica, com confrontos óbvios, como Thor enfrentando Hipérion e Feiticeira Escarlate contra Arcanna. Outro relâmpago atinge Hipérion, dessa vez anunciando a chegada dos X-Men, convocados por Kitty.

Confronto Supremo

No entanto, a batalha é interrompida quando Hipérion dá voz de prisão para Reed Richards. Ele afirma que irá prendê-lo por crimes contra a humanidade, no que Falcão Noturno complementa, afirmando que o cientista havia destruído o mundo natal deles. Quando Reed responde não conhecê-los, acaba se calando quando Zarda mostra um de seus recuperadores dimensionais.

E o que teria acontecido, afinal? Estranhas criaturas se espalharam por todo o planeta do Esquadrão, como um tipo de invasão alienígena. Elas começaram a provocar mudanças ambientais, sendo um grande perigo para a humanidade. Mesmo Hipérion não conseguia destruí-las, mas ele localizou o recuperador de Reed em meio às criaturas. Nele, uma gravação do cientista explicava o propósito do aparelho e a possibilidade de troca de informações. Foi seguindo a trilha de transmissão que a equipe chegou ao Millenniumverso.

Confronto Supremo

Diante disso, Reed resolve se entregar. Susan Storm não aceita, criando um campo de força para impedi-lo. Este é destruído por um soco de Hipérion, que ameaça recomeçar o combate entre os heróis. Fury ordena que recuem e Reed se vai, junto com o Esquadrão. Quando Sue confronta Fury, reclamando do general ter permitido a prisão de seu namorado, ele responde que não deixaria um combate daqueles ocorrer em plena NY, mas apesar de Reed ter desobedecido uma ordem direta, ele montaria uma equipe para o resgate.

Assim, termina a 3ª edição e a parte escrita por Brian Michael Bendis, que dá lugar para J. Michael Straczynski. E já começa com uma cena muito divertida com o Aranha e Nick Fury. O general diz que o aeroporta-aviões vai levá-los até alguém que possa mostrar uma forma de seguir Reed, mas o Aranha dá uma idéia bem mais simples, usar os poderes de Thor para isso. O aracnídeo vai até o deus do trovão e pergunta se o "milho anil" (apelido que ele dá ao mjolnir, pois não consegue entender a pronúncia correta) poderia levá-lo à qualquer lugar. Diante da afirmação positiva, o jovem herói dá a idéia de usar o martelo para abrir um portal dimensional.

Ele é elogiado por todos os heróis, mas Nick apenas pergunta se, depois que Thor abrir o portal, será preciso o aeroporta-aviões para transportar todos. Agora, sabendo que estava certo também, eles podem avançar.

Com o portal aberto, eles rumam para o mundo do Esquadrão. Lá, Reed já possui uma teoria, que divide com Emil Burbank. A estrutura celular da criatura se assemelha à um esporo que encontrou em outras expedições, mas que não era perigoso. Parece que ele pegou carona no dispositivo e evoluiu antes de chegar ao planeta. Richards também descobre que milhões no planeta morreram por isso, o que o derruba.

Porém, ele logo se irrita com Burbank, pois este diz sempre querer saber como é assassinar milhões, mas nunca poderia perguntar para Hitler ou Stalin. Reed parte para cima do doutor, mas é derrubado por um choque que, segundo ele, é inferior ao que Richards sofrerá por seus crimes contra a humanidade. Sendo assim, o melhor era impedir que a contagem de corpos aumentasse, mas Reed não sabia ainda o que fazer.

No aeroporta-aviões, o Capitão América pede para Kitty chamar Nick, que não responde a chamada. Quando localiza o general, ela ouve parte de uma misteriosa conversa dele com alguém, onde o assunto principal é Reed. A missão parece não ser unicamente de resgatar o cientista, mas de impedi-lo de descobrir alguma coisa relacionada às sondas. A conversa termina e Kitty olha desconfiada.

Na atmosfera da Terra, Zarda questiona Hipérion se não seria o momento de "fazer o necessário" para salvar todos. Mas suas idéias de dominação são interrompidas pela chegada dos heróis do Millenniumverso. E Thor e Hipérion partem para o 2º round.

Confronto Supremo

Fury ordena que a Mulher-Invísivel e o Tocha Humana saiam e ajudem Thor. Já que o deus do trovão e o alienígena se equiparam, o auxílio dos irmãos poderia desequilibrar a luta em favor deles. Assim, os dois saem e o aeroporta-aviões segue seu curso. O Capitão e o Aranha não gostam da idéia de abandonar os companheiros, mas o general responde que apenas o Homem de Ferro, que está na reserva, consegue voar.

Sue prende Hipérion em uma bolha, enquanto Johnny Storm a enche de fogo. Esse curso de ação apenas queima as roupas de Mark Milton, que com sua rajada térmica, provoca uma explosão, derrotando os irmãos Storm. Em seguida, arranca o Mjolnir das mãos de Thor, nocauteando-o com o próprio martelo.

Confronto Supremo

O aeroporta-aviões se dirige para a versão dessa Terra de Washington, mas o Aranha pergunta se aqui não poderia ser diferente, e quem mandar no planeta não poderia ser Rússia, China ou New Jersey. O general mantém sua convicção, afirmando que faz sentido por tudo que viram até o momento. Wanda Maximoff puxa seu irmão Pietro, dizendo que é melhor não ser a mesma certeza sobre a localização de armas de destruição em massa.

Nesse momento, ocorre uma troca de bilhetes entre o Aranha e o Capitão, sobre o fato do general esconder alguma coisa, mas é interrompida pela chegada do próprio.

Reed é transferido, e acha estranho tanto armamento e escolta para alguém que se entregou. Ao olhar rapidamente para fora, vê que o motivo é o confronto de seus amigos e o Esquadrão.

Confronto Supremo

Um confronto repleto de boas cenas, como Borrão de Atlanta e Mercúrio lutando com tamanha velocidade que se tornam, na percepção dos outros, apenas um redomoinho. O Homem de Ferro destruindo a rajada energética do líder da equipe, o Dr.Espectro. Enquanto o Coisa, resistindo a sua crença de não bater em mulheres, cai na porrada com Zarda.

Confronto Supremo

Reed pede que Burbank o deixe sair, pois acredita que poderia convencer seus amigos a parar. O arrogante cientista não acredita na boa fé do jovem, utilizando-se de um gás para derrubá-lo.

No aeroporta-aviões, Wanda avisa o Fury que um confronto entre ela e Arcanna Jones poderia destruir o planeta, mas o general apenas responde que aquele planeta não era seu. E a Feiticeira Escarlate encara o combate.

Nesse momento, Nick Fury se mune de um verdadeiro arsenal, se dirigindo até a sala onde Kitty ouviu uma conversa misteriosa. Lá ele diz para a outra pessoa que vai aproveitar o momento de distração, oferecido pelo combate, para entrar e pegar todas as sondas. Sobre a equipe de resgate, ele diz que tentará salvar todos, mas alguns podem ser deixados para trás, pois prioridades devem ser respeitadas.

A pessoa misteriosa concorda, atacando violentamente o general, dizendo que ele nunca foi uma prioridade. Nick revida, dizendo que não era esse o plano, mas a pessoa afirma que era sim. Fury é derrubado, assim como uma equipe de agentes que corre ao ouvir os tiros.

Esse vilão misterioso derruba Pietro e Stanley, pisa em Vespa e Tom Polegar e encerra o confronto entre Wanda e Arcanna. A personalidade contida na joía de Joe Ledger o domina, afirmando que havia um inimigo que poderia ferir as crianças. Ele deixa o Homem de Ferro para trás, tirando Zarda do combate com o Coisa. Este é derrubado pelo novo inimigo, reconhecendo-o imediatamente.

Confronto Supremo

De volta para Fury, encontramos o único combatente que havia sumido, o Homem-Aranha. Ele estava desconfiado que estava ocorrendo algo nos bastidores e resolveu ficar para trás. O general corre, ignorando o Aranha, dizendo que "ele" não poderia colocar as mãos nas sondas. Um agente da SHIELD revela que, embora impossível, eles detectaram alguém nos sensores. O Aranha pede para contar quem é para os dois, pois ele manteria segredo até colocar no seu blog, mas a revelação da identidade do inimigo faz Peter Parker parar com as piadinhas.

Confronto Supremo

O Dr.Destino está de volta. Então, existia um acordo entre o vilão e o general Nick Fury, mas que tipo de acordo? O que envolvia exatamente? O quanto eles são responsáveis pela situação do mundo do Esquadrão Supremo? E como Victor Van Damme sobreviveu no mundo dos Zumbis Marvel?

Respostas na parte final dessa mini-série, que será escrita por Jeph Loeb, um motivo para preocupação, é claro.

Essa história, até o momento, tem sido muito interessante. Boas lutas, boas piadas (o Aranha está ótimo aqui) e uma conspiração que pode ser interessante. O grande problema continua sendo Greg Land, que continua com seus desenhos belos, mas de capa de revista de moda.

Até escolhi essa capa para ilustrar o artigo para ficar claro o que quero dizer. Muitas vezes vi o mesmo desenho sendo repetido, o que é lamentável, principalmente em uma história que possui tantas lutas interessantes, que não são melhores por causa do ilustrador.

No mais, resta esperar e torcer para que, na parte final, não venha ocorrer outro roteiro "clássico" de Loeb.


Eddie

P.S. título do artigo com referência ao Mágico de Oz

comments powered by Disqus