sábado, 7 de junho de 2008

Confronto Supremo: Contato de Risco

No Universo Millennium, um acidente com um teleportador de Reed Richards deu origem ao Quarteto Fantástico e ao Dr.Destino. Depois, em experiências extra-dimensionais, Reed encontrou outra versão sua, com quem acreditou que poderia trocar idéias e aprender. Porém, o que ele descobriu, de fato, foi o terrível mundo dos Zumbis Marvel. Agora, o cientista fará outra experiência do tipo, o que poderá levar dois universos à um Confronto Supremo.

Confronto Supremo

Tudo começa do lado de fora do Projeto Pégasus, onde um grupo de mulheres, que se apresenta como Esquadrão Serpente, está determinado a recuperar de volta algo que lhe roubaram. Esse objeto, segundo elas, seria a Coroa da Serpente. Só que, para isso, precisarão derrotar o Quarteto Fantástico.

Confronto Supremo

As duas equipes se enfrentam, e como não poderia deixar de ser, Johnny e Ben se empolgam com a beleza de suas adversárias. Quando repreendidos por Sue, Ben diz que o Namor pelado será todo dela no próximo confronto.

A luta prossegue, com o Quarteto em vantagem. Com exceção de Reed ser atingido por uma bola de fogo do Tocha (desviada por uma das adversárias), tudo leva para a vitória da equipe de heróis. Entretanto, um fato bizarro acaba acontecendo, a última inimiga ainda de pé atinge Ben Grimm de surpresa. Até aí, nada demais, o que é inusitado é o resultado desse golpe.

Confronto Supremo

Simplesmente, um pequeno pedaço das rochas que formam o Coisa se solta. Estaria ele quebrando? Com o Esquadrão Serpente derrotado, Reed e Sue começam a teorizar sobre o que teria acontecido com Ben.

O agente da SHIELD, Wendelll Vaughn, se apresenta ao Quarteto como responsável pela segurança do Projeto Pégasus. Ele explica que o Esquadrão Serpente é uma seita, que acredita que a Coroa da Serpente, uma fonte energética ilegal, foi roubada e está em posse do Projeto.

Porém, quando questionado se isso era verdade, ele responde que tudo que se refere ao Projeto Pégasus, incluindo a sua real natureza, é secreto segundo a Doutrina Gruenwald.

Antes de ir, Ben faz um comentário, que as mulheres devem ser jogadas junto com os outros "monstrengos". Isso recebe uma resposta de Mamba Negra, uma das inimigas, que fala para o herói se olhar, pois era um nojo, mais feio que bater na mãe (essa doeu) e que iria morrer sozinho. Isso, claro, deixa aquele baita "climão", mexendo profundamente com Reed, que relembra da culpa que sente pela condição do amigo e da promessa de curá-lo.

Confronto Supremo

Depois de refletir bastante e, diante do portal para a Zona-N, Reed se pergunta o porquê de não conseguir fazer isso. Ele acaba tendo uma idéia.

Ele se dirige ao Triskelion, onde se reúne com várias pessoas importantes da SHIELD, incluindo Nick Fury e Carol Danvers, pedindo uma financiamento de 22 milhões de dólares. Nick, irônico como sempre, diz que vai pegar o talão de cheques.

E qual seria a finalidade desse dinheiro? Reed pretende criar 4.200 recuperadores interdimensionais, que seriam lançados em todas as dimensões encontradas, possibilitando a criação de uma biblioteca de assinaturas energéticas variadas. Só que Nick Fury, que não nasceu ontem, interrompe Richards, concluindo que tudo isso, na verdade, era uma forma de reverter o estado de Ben Grimm.

Confronto Supremo

O jovem cientista não nega as conclusões do general, mas lembra que todas as suas descobertas, mesmo o acidente com o teleportador, geraram milhões para o governo. Fury diz que não se trata de dinheiro, mas o clima atual não favorece uma exploração interdimensional, afinal de contas, foi um ano repleto de situações: Gah Lak Tus, invasão alienígena, os próprios zumbis e a Atlântida, apenas para citar alguns.

Diante da recusa, Reed resolve seguir adiante por seus próprios meios, mas é proibido pelo general. A Capitã Danvers lembra ao cientista do "efeito borboleta", aquela velha teoria, onde pequenas coisas podem se tornar maiores depois. Ela diz que esses experimentos podem gerar efeitos que Reed poderia não controlar, mas este responde que não fazer nada também gera esse efeito.

Confronto Supremo

Nick Fury diz que não dará a verba, Reed fala da promessa que fez ao amigo e que não poderia cumpri-la com os dados que possui. O general responde que o cientista é esperto e dará um jeito, mas a resposta ainda é não, encerrando a reunião.

De volta ao Baxter, depois de pensar bastante, Reed faz o lançamento dos cinco recuperadores que havia construído.

Confronto Supremo

Satisfeito, ele sai do laboratório e vai encontrar seus amigos, que estavam analisando os bonecos articulados da equipe. Johnny diz que articulações demais prejudicam os bonecos, com Reed concordando com ele. Bem, na verdade, eu também concordo.

Infelizmente, o momento de alegria é breve. Ocorre um barulho, com uma parte do prédio caindo em cima da equipe. Susan consegue protegê-los e afasta os destroços, a tempo de ver os visitantes que acabaram de chegar ao Millenniumverso.

Confronto Supremo

O Esquadrão Supremo acabou de chegar, que o confronto comece.

Essa história possui algumas referências interessantes. Primeiro, e mais evidente, é com a Saga da Coroa da Serpente, que foi uma das maiores participações do Esquadrão Supremo original na cronologia 616, onde a equipe se aliou aos Vingadores para deter a ameaça da coroa.

Outra referência é o Projeto Pégasus, que fazia testes com supervilões (Electro e Blecaute, por exemplo), pois o Esquadrão original morou nas instalações do Projeto enquanto exilado na Terra 616.

Por fim, o agente da SHIELD menciona a "Doutrina Gruenwald", que poderíamos pegar como homenagem ao Mark Gruenwald, que foi roteirista de títulos Marvel, incluindo Capitão América, e também editor da Casa das Idéias, sendo idealizador do crossover Marvel vs DC, em 1996, mesmo ano de seu falecimento.

Bem, um excelente começo dessa mini-série em 9 edições, que promete abalar as estruturas dos dois universos, particularmente do mundo do Esquadrão Supremo. O nome Brian Michael Bendis seria motivo de celebração e confiança, mas ele dividirá a mini com J. Michael Straczynski e Jeph Loeb.

Straczynski foi excelente quando a série tinha o nome de Poder Supremo, ainda na linha Max, mas perdeu um pouco a mão quando o título mudou de linha e de nome. Fora que ele cometeu Pecados Pretéritos no título do Homem-Aranha. Jeph Loeb já é figurinha tarimbada, com ele estou apenas esperando o assassino misterioso no final.

Na arte, temos Greg Land, que deveria ser capista da Voguel. Só para notar o "talento" dele, basta olhar o Wolverine na capa da edição e percebe-se que é muito parecido ao da capa da mini X-Men: O Fim. Além disso, o Tom Polegar que aparece na chegada do Esquadrão é exatamente igual ao Hipérion da capa. De fato, alguns artistas são superestimados.

Confronto Supremo

Bem, rever os Supremos e o Esquadrão Supremo já será muito bom, fora que promete importância cronológica.

Aguardemos.

Eddie

P.S. título do artigo baseado em um filme de Jennifer Lopez e Ben Affleck

P.S. 2 créditos ao Jeferson pela observação sobre a semelhança de Tom Polegar e Hipérion

comments powered by Disqus