terça-feira, 10 de junho de 2008

Novos X-Men: Algum Tipo de Magia*


New X-Men #37

Desde o Dia M, quando quase todos os mutantes do mundo perderam seus poderes, a mais nova geração de X-Men tem sofrido mais do que qualquer um. Perdas irreparáveis de ex-companheiros, mortos por fanáticos religiosos, perseguição por um sentinela do futuro e experimentos para transformá-los em armas fizeram parte de seu cotidiano desde então. Tais reveses acabaram fazendo com que os membros remanescentes, mesmo os que não fazem da equipe titular dos Novos X-Men, aproximem-se muito uns dos outros. Craig Kyle e Chris Yost, roteiristas responsáveis por essa boa fase dos jovens mutantes começam a nos fazer relembrar bons tempos de Novos Mutantes. E não falo isso à toa.

Em X-Men 78, Reunidos à noite, próximos à lareira da Mansão X, alguns dos jovens mutantes contam históricas (das quais se destaca a hilária recapitulação promovida por Pedreira) quando Olhos Vendados os interrompe. Em um momento de precognição, a menina sem olhos lembra da história de mais uma ex-aluna perdida devido às contingências da vida dos X-Men: Illyana Rasputin, a Magia, irmã mais jovem de Colossus.

Novos X-Men

Dessa forma, relembramos como a menina foi capturada pelo demônio Belasco, levada para uma dimensão infernal. Com todos à sua volta assustados, Olhos Vendados lembra quando Illyana voltou, mais velha, transformada não só pelo ritmo temporal diferente do lugar em que estava, mas pela influência que seu agora mestre teve sobre sua alma.

Novos X-Men

Nesse momento Faísca sai da sala e vai até o quarto de Mercury, seriamente traumatizada desde que foi capturada para que usassem seu metal líquido em experimentos científicos, sendo salva por Satânico e X-23, como vimos na última edição. Julian está ao lado de Cessily, que ainda sofre muito com tudo pelo que passou nas mãos de seus raptores. Noriko conversa com ele (aliás, os dois esqueceram a rivalidade besta que nutriam anteriormente), perguntando se tem algo que possa fazer para ajudá-lo. O Satânico só consegue responder que tem a impressão de que a noite ainda será longa, quase prevendo o que virá em seguida.

Novos X-Men

Olhos Vendados continua a história de Magia, contando como ao longo de sete anos Belasco corrompeu sua alma, usando-a para que passagens para o mundo dos humanos fossem abertas, dando acesso para que seus mestres infernais o adentrassem. Mas Illyana resistiu, e com a ajuda daquelas que a precederam, e forjando uma espada com sua alma, combateu seu corruptor, banindo-o para o Limbo. É nesse momento que Anole se dá conta que já ouviu isso em algum lugar, percebendo que foi nos arquivos dos X-Men. Aquela história não era fictícia.

Enquanto Nezhno – o introspectivo mutante wakandiano – reclamava do barulho que eles faziam e atrapalhava sua meditação, mais uma coisa suspeita acontecia em paralelo. Com a ajuda das irmãs Stepford, Josh Foley, o Elixir, parece querer algo do Fera. Mesmo com uma das Três-Em-Uma preocupadas pela desconfiança que as ronda desde a Canção de Guerra da Fênix, elas atendem o pedido de Josh e criam uma espécie de elo psíquico com o veterano X-Man.

A história continua, chegando ao ponto em que Illyana morreu, vítima do vírus legado, e, substituída por Amanda Sefton no comando do limbo (uma maga que já namorou Noturno e acompanhou X-Men e Excalibur em algumas aventuras), mantendo o exílio de Belasco. Porém, ele se manteve à espreita, aguardando o momento de voltar. Foi quando viu a mudança promovida por Wanda e Pietro Maximoff, durante a Dinastia M, quando por um breve momento Illyana renasceu e fez parte da versão dos Novos X-Men naquele mundo distorcido, em seguida novamente desaparecendo.

Novos X-Men

Isso faz com que todos fiquem confusos, porque não sabem de nada de alteração da realidade e muito menos da ressurreição da ex-nova mutante (ainda dá tempo de mais um momento hilário do Pedreira).

Mas isso dá forças a Belasco para lutar novamente por seus domínios, combatendo ferozmente as forças da nova Magia, Amanda Sefton, crendo que aquela seria, na verdade, a perdida Illyana. Ele vence e, frustrado por não ser quem procurava, bane Amanda para a nossa realidade, tendo isso ocorrido há dois dias, como visto na edição passada.

Novos X-Men

Novamente senhor do Limbo, Belasco agora busca aqueles que tiveram contato com aquele fugaz retorno de Illyana Rasputin, crendo que assim conseguiria chegar até ela. E esses são os Novos X-Men! É nesse momento que Olhos Vendados fala “ele está vindo trás de nós”.

Estupefatos, os jovens mutantes se dão conta que aquela história, iniciada em um passado distante, fala em seu final do presente! Aquilo não aconteceu, mas está acontecendo nesse momento. Olhos Vendados, em um último momento de precognição, diz sentir muito pela perda de Megan (a Fada), e um imenso rombo no solo draga as duas, além de Pedreira, Anole, Nezhno, Estopim, Lobinho e Loa.

Novos X-Men

Em seguida, temos um rápido retorno no tempo de sete minutos para vermos o que acontecia na mansão enquanto a fenda no solo engolia cerca quase todos os estudantes do Instituto. Enquanto Cessily sofria acamada, Victor e Santo discutiam, Soraya, a , rezava em reclusão e X-23 treinava na sala de perigo, David Alleyne, o Prodígio, procurava por Noriko. É nesse momento que Elixir (cujo poder ultrapassa a “cura”, e atinge status de “biomanipulação”) o interpela, e percebemos que, graças às Stepford, ele agora detém todo conhecimento científico do Fera. Dessa forma, ele cura a miopia de David com um simples gesto, deixando-o boquiaberto.

Novos X-Men

Lá fora, sob supervisão dos agora mais amistosos sentinelas da UNI, Julian e Noriko conversam. O rapaz, cuja proximidade com X-23 parece se equiparar apenas a como ela o assusta, tenta encontrar suporte na líder dos Novos X-Men. Faísca, porém, parece frustrada por, carregando o fardo de liderança, considerar que não exerce bem esse papel. Jura, então, que nada mais sairá de seu controle. Seu amadurecimento, dadas as circunstâncias recentes, é claro. Contudo, é nesse exato momento que todos os jovens que estavam dentro da Mansão (o que excetua os dois) são levados para o limbo.

Novos X-Men

E caem lá em grupos separados. De imediato vemos Pó, Prodígio, Elixir, Mercury, X-23, Três-Em-Uma, e outros, totalmente aprisionados, com seus poderes bloqueados. Com David tentando entender a situação e Cessily em desespero por se ver mais uma vez cativa, há apenas tempo para Soraya notar que estão no inferno, antes que Belasco surja, ladeado pelo demônio Sym. Ele não se demora e pergunta logo: “Onde está ela?” Diante da resposta negativa, promete muito sofrimento. Elixir é o único tranqüilo, pois sabe que pode curar qualquer um ali. Porém, X-23 alerta que as ameaças não são de tortura, mas de morte.

Novos X-Men

Em outro ponto, os outros estudantes parecem semelhantemente perdidos. Enquanto Pedreira, único “titular” não faz idéia de como agir (e admite isso), Anole se mostra cético quanto a um resgate por parte dos X-Men, já que eles não parecem dar muita bola para os novatos ultimamente. Olhos Vendados novamente prevê o que está pela frente, dizendo que “ela” não chegará a tempo, novamente alertando que a Fada deve ser protegida, pois não pode ser consumida pelas trevas.

Eles são, então, atacados por demônios e começam a reagir. Frente à inabilidade de Santo, Anole parece assumir a liderança, até de forma competente. Aliás, mesmo inexperientes, os jovens mutantes se saem razoavelmente bem. Contudo, compensando suas trapalhadas com muita coragem, Pedreira acaba literalmente explodindo quando tenta usar seus poderes. Em seguida é Anole que sofre um revés, tendo seu braço direito arrancado.

Novos X-Men

É então que ela chega. Illyana! Acompanhada do demônio N’astirh, Magia salva a todos.

Novos X-Men

Em seu castelo, Belasco continua o interrogatório, ficando cada vez mais irritado com a confusão causada nos seus reféns, pois afirma sentir o cheiro de Illyana neles – fruto da experiência que tiveram na Dinastia M. X-23 parece pressentir o que está para acontecer, tentando fazer com que todos resistam e se livrem do cárcere. Mas é tarde, e a primeira vítima é feita. Belasco, em fúria, arranca o coração de Prodígio e exige saber onde está Magia. Mais um novo X-Men tomba em frente a seus colegas.

Novos X-Men

Com a arte fora do convencional (em se tratando de Marvel) de Skottie Young, e com um roteiro cada vez mais refinado e agressivo, a busca por Magia e a luta por sobrevivência dos Novos X-Men continua.


« Jøåø »


* Título do artigo inspirado na canção A Kind of Magic, da banda inglesa Queen.

comments powered by Disqus