sexta-feira, 13 de junho de 2008

Maratona 616: Top 10 Versões do Hulk


Hulk Top 10

Continuamos a Maratona Hulk pegando uma idéia do próprio site da Marvel como inspiração, resolvemos preparar um TOP 10 das versões que o Incrível Hulk já teve. E, acredite, foram muitas. Talvez tantos Hulks quanto Tony Stark teve armaduras de Homem de Ferro. Sempre digo que listas como essa são “engraçadas”. Totalmente influenciadas pelo presente, sua unanimidade é impossível, e a discussão em torno dos nomes escolhidos é sempre muito forte – tente fazer uma lista dos 10 maiores álbuns de música, por exemplo, para você ver. Bom, sem mais delongas, aí vai a contagem regressiva.

10 – Hulk: O Professor

Um dos símbolos dos anos 90, o Hulk Professor, que fundia a força de várias versões anteriores do golias esmeralda e o intelecto ampliado de Bruce Banner, talvez tenha sido aquele que agiu de forma mais semelhante a um “super-herói tradicional”.

Hulk Top 10

09 – Hulk: Dinastia M

Publicado recentemente em Universo Marvel, enquanto o mundo foi alterado pelas maquinações de Pietro Maximoff e poderes de sua irmã wanda, a versão do Hulk em Dinastia M mostrou um Bruce Banner imbricado na Austrália, associado a uma tribo aborígine, cujos místicos tentavam lhe ajudar a controlar seu lado “monstruoso”. Porém, quando seus amigos são atacados pelos mutantes que então dominavam o mundo, ele se transforma no Hulk, e, aliado à IMA, à Escorpiã e outros, acaba conquistando e se tornando senhor do continente australiano.

Hulk Top 10

08 – Hulk: Maestro

Na minissérie Futuro Imperfeito, o Hulk Professor acabou confrontando uma versão de si próprio no futuro conhecida como O Maestro. Nessa linha temporal, quase todos os heróis foram mortos pelo Maestro, uma versão poderosíssima do verdão, cuja resistência estava apenas em um pequeno grupo de rebeldes liderados por Rick Jones. São eles que fornecem a máquina do tempo ao Hulk Professor para que ele derrote o Maestro enviando-o de volta no tempo até o momento em que ocorreu a explosão que gerou a primeira transformação de Bruce Banner.

Hulk Top 10

07 – Hulk: Era do Apocalipse

Nessa realidade, causada pela morte de Charles Xavier nas mãos de seu filho Legião, quando este tentava assassinar Magneto no passado, quando os dois mutantes eram amigos, permitindo que, sem os X-Men, Apocalipse se tornasse senhor da Terra, Bruce Banner nunca foi exposto às radiações gama que dariam origem ao Hulk. Banner acabou se tornando um cientista designer de armas que fazia parte da resistência humana na Europa. Porém, ambicioso, acabou se tornando um traidor, prestando lealdade a um dos cavaleiros de Apocalipse, Mikhail Rasputin, que lhe fornecia espécimes mutantes para experiências de laboratório. Essas experiências, que Banner acabou realizando em si mesmo, acabaram transformando-o no Coisa, a versão apocalíptica do Hulk.

Hulk Top 10

06 – Hulk: 2099

No editorialmente extinto Universo 2099, o Hulk é John Einsenhart. Fútil executivo da versão futura de Hollywood, Eisenhart acaba exposto à radiação gama graças às ações dos Cavaleiros de Banner – um culto ao Hulk original – que queriam criar sua própria versão do Golias esmeralda. Antes da exposição, ele tinha denunciado o culto à polícia, arrependendo-se e se unindo a eles depois que muitos foram mortos a sangue frio pelas autoridades. Porém, um traidor no grupo tenta matar a todos com uma bomba gama, e Eisenhart é pego na explosão, transformando-se em Hulk, continuando a luta dos Cavaleiros de Banner, vivendo uma vida dupla até ser morto pela SHIELD.

Hulk Top 10

05 – Hulk Selvagem

O site da Marvel o descreve como um ser com intelecto de criança e força de um deus. Isso resume o que é a primeira versão do Hulk. Quase impossível de ser detido, protagonizou algumas das batalhas mais memoráveis, angariando uma legião de fãs que só faz aumentar desde a década de 60.

Hulk Top 10

04 – Hulk: Tiros na Noite

Nessa versão do Universo Marvel pelas mãos de J. M. Straczynski, recentemente publicada em Marvel MAX, Bruce Banner não é o Hulk. Por outro lado, com a morte prematura de seu tio Bem, Peter Parker se torna um jovem sem direção na vida e acaba no lugar errado na hora errada. Buscando combustível para um jipe que tinha roubado com uns amigos, o rapaz acaba inadvertidamente exposto à explosão da bomba gama, transformando-se no Hulk. Enfrentando o mesmo medo e rejeição da versão 616, Parker acaba se afastando da humanidade depois de matar acidentalmente o herói americano Steve Rogers, o Homem de Ferro, isolando-se por anos até a chegada da Galactus e do Surfista Prateado na Terra. Sem um Quarteto Fantástico (já que apenas Reed Richards sobreviveu, sem poderes, à expedição espacial que fez com Sue, Ben e Jonnhy), o Hulk acaba se sacrificando e ajudando a salvar o planeta da ameaça do devorador de mundos.

Hulk Top 10

03 – Hulk: Sr. Tira Teima (Hulk Cinza)

Com Peter David nos roteiros, demonstrando que Banner tinha problemas de personalidade antes mesmo da explosão que o transformou, a versão Hulk do Cinza acabou refletindo um pouco esta perspectiva ao assumir o papel de Sr. Tira Teima. Bem mais inteligente que a maioria das versões anteriores, esse Hulk assumiu aquela alcunha ao se tornar um Leão de Chácara em Lãs Vegas. Esse Hulk “valentão”, que rendeu ótimas histórias, ganha a medalha de bronze.

Hulk Top 10

02 – Hulk: Millennium (Ultimate)

Versão criada por Mark Millar para a série dos Supremos (Ultimates), o Hulk ultimate é fruto de uma tentativa mal sucedida de recriação do soro do supersoldado pelo frustrado cientista Bruce Banner. Dessa maneira, o monstro acaba refletindo os piores aspectos da personalidade de Banner, tornando-se a primeira grande ameaça enfrentada pela versão daquele mundo dos Vingadores e, mais tarde, na conclusão do volume dois, um dos principais responsáveis pela resistência a uma severa invasão aos EUA liderada por Loki. Talvez uma das versões mais brutais do Incrível Hulk, que partiu o Wolverine daquele mundo em dois (!!), fica com a medalha de prata.

Hulk Top 10

01 – Hulk: Planeta Hulk

Quem acompanhou a saga Planeta Hulk de perto deve concordar comigo que é, pelo menos, uma das fases mais legais que o Hulk já teve. Exilado pelos Illuminati, o Hulk acaba caindo no planeta Sakaar, onde se torna escravo e gladiador. Recuperando suas forças, relegando seu lado Banner ao segundo plano, o Hulk acaba reunindo um grupo de guerreiros ao seu redor, tornando-se uma lenda viva no planeta, confundindo-se inclusive com uma profecia local que via nele um salvador e destruidor de mundos. Com uma força e raiva que não se via há muito tempo, essa versão do Hulk (que é bem inteligente, apesar de truculenta) acaba se tornando rei do planeta, apaixonando-se por uma guerreira, Caiera, que acaba se tornando sua esposa, rainha e futura mãe de seu filho. Porém, a explosão da nave que o levou até Sakaar, mata Caiera e condena o planeta. Mais enraivecido, e forte, do que nunca, o Hulk reúne forças e prepara a retaliação àqueles que lhe causaram tanta dor. É essa vingança que acompanhamos atualmente em Hulk Contra o Mundo. É medalha de ouro para toda criação de Greg Pak.

Hulk Top 10

Faltaram muitas versões memoráveis (e outras nem tanto) do Hulk. O Hulk zumbi de Zumbis Marvel, Rick Jones transformado em Hulk, Hulk cavaleiro de Apocalipse, Hulk da Terra X, o Hulk separado de Banner depois da batalha contra Massacre, Hulk o Fim... são muitos! Como falei, a lista é pessoal e de momento, e nada anima mais atualmente do que o Hulk Cicatriz Verde, líder de uma revolução planetária e de uma vingança fulminante em rota de colisão com a Terra. E a sua lista, como ficaria? Se quiser, pode responder no nosso tópico da maratona na Universo Marvel 616 no orkut.


« Jøåø »

comments powered by Disqus