sábado, 28 de junho de 2008

Poderosos Vingadores: O dia em que a Terra parou

Existem milhares de livros, filmes, histórias, contos, etc. sobre como seria o fim do mundo como conhecemos. O homem parece aficionado em pensar nisso, mas e se esse dia realmente chegasse? Bom, assumindo que os Poderosos Vingadores existissem seria assim: eis aqui mais um conto de fim dos tempos.

Photobucket


Como vimos na edição 17 de Avante, Vingadores!, Ultron dominou as tecnologias e meios de comunicação da Terra depois de se “materializar” no lugar de Tony Stark, que, aparentemente, está morto, já que os Vingadores receberam uma mensagem acionada pela parada de seus sinais vitais em uma armadura. Agora, esta edição começa com o adeus de Ultron ao mundo. Ele (ou ela) diz que o homem sempre fantasiou com este dia e ele chegou. Sua forma de vida irá germinar e crescer em uma Terra onde nenhum organismo biológico poderá sobreviver, e não é uma ameaça, é só um aviso, não há nada que se possa fazer. Mas ele gosta da humanidade e está se despedindo dela, afinal, graças ao homem que ele existe, tanto que termina com a frase impactante “Eu amo vocês. Adeus.”.

Enquanto assistem a declaração do fim dos tempos na face de Jan, os heróis “interrogam” a armadura mensageira de Stark, que se revela chamar Starktech 9 e é uma inteligência artificial criada por Tony para, em sua ausência, ajudar a SHIELD e os Vingadores com a crise. Seu sistema opera independente das infra-estruturas mundiais o que lhe deixa imune ao acesso de Ultron. Ares não aceita muito bem, mas é interrompido de destruir a armadura com a chegada de Hank Pym, que alega que ajudou Tony naquele traje.

Photobucket

Pym é interrogado de todas maneiras o que está acontecendo e se ele é capaz de conter, mas todas suas respostas não ajudam muito, afinal ele fez sua criação para ser mais inteligente que ele (o que talvez não seja tão esperto...). Alguma resposta finalmente é dada quando Starktech 9 diz que Ultron acessou um experimento de Stark de controlar o clima global via satélite para, se bem sucedido, acabar com a fome em escala global (O que leva a todos que ouvem ou lêem isso a pensar um palavrão por diversos motivos, suponho. Não diferente de Miss Marvel que é a “mente suja” da vez no lugar de Viúva Negra na última edição). Nada que não possa ser resolvido pela destruição de bilhões em investimentos em satélites por Sentinela e Magnum sob ordens da líder Carol.

O clima tenso é sempre muito bem intercalado pelo humor de Bendis, principalmente quando Vespa caçoa da falta de humildade de Pym dizendo “Quando o mundo está prestes a acabar por causa de uma coisa que você criou e saiu de controle, ficar se gabando de sua inteligência não é legal.”.

Photobucket

Ultrona parte para seu plano B quando sua iniciativa inicial foi destruída e ele envolve um PEM (pulso eletromagnético) que deixa o mundo às escuras. Enquanto os “voadores e fortes” da equipe dão conta das naves inativadas pelo PEM, mais respostas são dadas pela armadura de Tony que explica que Ultron tomou conta da biologia de Tony junto com a armadura dado que ele tinha agora uma conexão com a armadura graças ao extremis. E ainda observa que todos os desastres climáticos que a inteligência artificial vinha causando já haviam ocorrido antes, o que leva Pym e Jan a uma conclusão: se ele não está agindo com originalidade, seu plano B devia ser de outra pessoa... Mas quem?

Photobucket

Um pequeno pulso de energia é identificado pela armadura e os heróis seguem para o local, onde encontram inúmeras armaduras do Tony controladas por Ultron para distraí-los.

Photobucket

Sim, porque o plano verdadeiro envolvia a morte de Lindy Reynolds, a mulher de Bob. Depois do Deus da Guerra (ou diet Thor, segundo o pensamento de Pym) destroçar as armaduras, 3 cenas finais deixam o gostinho de quero mais. Robert abraça sua amada com Ultron se aproximando. Ares diz: “Eu sei como detê-la”. E, em uma base de mísseis da Lituânia, parece que alguém está invadindo o sistema procurando por códigos de lançamento...

Photobucket

ps. Como achei a capa original meio "spoilerenta", troquei por uma imagem que gostei mais no início, quem quiser ver a capa original, clique aqui. E o título é em homenagem a uma música de Raul Seixas.

Cammy

comments powered by Disqus