quarta-feira, 4 de junho de 2008

Em Foco: Planeta Hulk & Hulk Contra O Mundo


Planeta Hulk - Hulk Contra o Mundo

Escrita por Greg Pak – cujos trabalhos mais notórios são A Derradeira Canção da Fênix, A Canção de Guerra da Fênix, Homem de Ferro: Dinastia M, Battlestar Galactica, nos quadrinhos, e o filme Robot StoriesPlaneta Hulk se encerra como um dos maiores épicos vividos pelo clássico personagem da Marvel, o Hulk. Contida exclusivamente na revista mensal Incredible Hulk, a saga conta a história do exílio forçado pelo gigante esmeralda por pessoas que ele considerava amigas (Reed Richards, Raio Negro, Homem de Ferro e Doutor Estranho, reunidos como os Illuminati).
Caindo fora do destino programado, um planeta sem vida inteligente e muita vida selvagem, ele acaba parando em um planeta extremamente violento, governado por um tirano, que é derrotado pelo Hulk e os amigos que lá fez, substituindo-o na função de rei. Porém, a mesma nave que o fez lá chega, explodiu e acabou com tudo que foi construído. Agora, junto daqueles que sobreviveram, o Hulk volta para a Terra em busca de vingança. Hulk Contra o Mundo se inicia, e a saga se espalha por várias revistas do Universo Marvel.

Para falar da história que levou a Hulk Contra o Mundo e as projeções para essa saga, temos presença do editor Ed Vando (hehehe) e dos redatores JR Dib e Rafael Brizola, além de mim, João, conduzindo o debate. O Coveiro não pôde participar. Mas mandou avisar que a informação que ele não gosta do Hulk é uma grande calúnia. (É mentira mesmo, ok? Só estou sacaneando ele.)

« Jøåø » diz:
Dessa maneira, começamos o Em Foco Planeta Hulk - Hulk Contra o Mundo já com a primeira pergunta.

Primeira e talvez a pergunta mais importante. O que vocês acharam do exílio do Hulk que deu origem à saga que acabou de se encerrar? Até onde as ações dos Illuminati envolvidos podem ser consideradas certas ou erradas?


Eddie diz:
Essa é uma questão "espinhosa", bem parecida com a Guerra Civil. Se analisarmos, veremos erros e acertos nos dois lados. Poderia-se dizer, claro, que deveriam tentar curá-lo, mas quantas vezes isso foi feito? E quantas vezes ele voltou ainda pior que antes? Eu chego até a pensar se a idéia do Stark, prevendo o confronto dos heróis, não era tirar um "coringa" do meio, pois sabemos que o Hulk é imprevísivel em suas atitudes. Só que, analisando o debate entre Jen e Leonard, acabei concordando com ela. O Hulk sempre foi usado nos grandes conflitos e, depois deles, deixado de lado. Fora que, no Universo Marvel, as civilizações extraterrestres são uma realidade, será que não pensaram que algo poderia dar errado (como de fato ocorreu) e o verdão fosse parar em um planeta habitado?
Os Illuminati estavam certos em tentar conter a ameaça do Hulk, mas se utilizaram dos métodos errados. Da forma como fizeram, ameaçaram outras civilizações e criaram um grande problema a longo prazo. Aliás, como Namor previu.


J.R. Dib diz:
Temos de analisar que esse exílio foi algo que inicialmente, dadas as circunstâncias, era correto. O Hulk havia destruído Las Vegas, matando pessoas inocentes no processo. A ação dos Illuminati foram mais focalizadas pelo desespero do que pela razão, mesmo parecendo que não. Richards e Estranho seriam os mais indicados para ficar ao lado de Banner e tentar redimir ele, mas mesmo eles ficaram contra manter ele na Terra. As escolhas deles foram medidas de acordo com o que eles acharam que seria melhor para a Terra e para ele, mas eles se esqueceram de consultar Banner sobre isso. Esse foi o erro.
Se ele tivesse se auto exilado não haveria qualquer problema nessa escolha, o problema foram eles se imporem sobre o Hulk. A mera imposição de uma pena de banimento a ele por parte dos Illuminati foi o maior erro deles, afinal o Hulk não gosta de receber ordens.


Rafael Brizola diz:
Eu acho que se não fosse o Hulk, teria sido uma decisão acertada. Um monstro incontrolável que quebra tudo? Se livrem dele, mandem para o espaço ou sei lá o que! Mas o Hulk não é assim, ele só é perigoso quando dominado, como qualquer outro herói seria nessa situação. Agora, o argumento dos Illuminati é correto sim, o poder do Hulk é grande demais, seu perigo extremo.
É uma decisão difícil e na época, por causa da Queda dos Vingadores e do Dia M, escolheram a opção mais conveniente. Isso é, o Stark não aceitaria mais nenhuma tragédia, ele estava num momento pessoal delicado, e o Hulk simplesmente na hora e lugar errado (ser uma aberração verde gigante não ajuda muito também).
Não que isso torne absurda a idéia de exilá-lo. Faz algum sentido o que falei? hehehe


J.R. Dib diz:
Claro que faz... Dá para perceber que o medo foi o maior motor no exílio dele.

« Jøåø » diz:
Bom, não acho que dê para concordar totalmente com a decisão unilateral desse grupo. Até mesmo o ato de sua fundação, em segredo daqueles que convivem com eles, é um tanto presunçoso de sua parte. Decidir por exilar um ser que já os ajudou diversas vezes é, no mínimo, um pouco hipócrita. Até porque todos ali, sem exceção, já foram ameaças em algum momento, e considerados ameaças em outros.
Talvez com exceção do Reed, mas esse já fez muita merda que colocou várias pessoas em perigo (e pior, conscientemente). Mas o JR e o Brizola levantaram algumas questões importantes, e meu maior problema, assim como o deles, é com a arbitrariedade do ato.

Planeta Hulk - Hulk Contra o Mundo

Rafael Brizola diz:
É isso mesmo, nenhum ali é tão inocente assim.

Eddie diz:
O único ali que entendia como o Hulk funcionava era o Namor, que tentou alertá-los.

J.R. Dib diz:
O problema todo é que os Illuminati, no momento em que decidiram exilar o Hulk, agiram como juizes e carrascos, esquecendo que um amigo estava sendo mandado para outro planeta.

Rafael Brizola diz:
Para o bem dele, mas enfim...

J.R. Dib diz:
Para o bem dele ou da Terra?

Eddie diz:
Eu acho que eles não pensaram no Hulk em nenhum momento. Pensaram mais na Terra e, pior, neles mesmos.

« Jøåø » diz:
Pois é. Não posso dizer que foi uma atitude totalmente fdp, mas acho que o que podem e não fazer ficou fora da lógica dos Illuminati. Esqueceram qualquer limite.

Rafael Brizola diz:
Aliás, teria o Banner condições psicológicas para tomar uma decisão dessas? Ou qualquer outra?

« Jøåø » diz:
O curioso é que isso vai de encontro à idéia do Registro, porque faz com que os "super humanos" decidam pelo restante da população sem consultas.

Rafael Brizola diz:
Eu diria que confirma a tese do registro, João. hehehe

J.R. Dib diz:
Bem, ele foi ao espaço de livre e espontânea vontade. Talvez ele pudesse ser consultado.

Eddie diz:
Foi ao espaço com a melhor das intenções e foi traído.

J.R. Dib diz:
É.

« Jøåø » diz:
Sim, como o Ed falou, isso tudo é muito espinhoso. Não dá para dizer que tem um "certo e errado". Acho que justamente a ambiguidade de toda situação que faz da premissa algo interessante.

Rafael Brizola diz:
O cara é doido.

Eddie diz:
É aquilo, fizeram o que era certo, da maneira errada.

« Jøåø » diz:
Chegando a Sakaar, o planeta alienígena no qual toda saga se passa, o Hulk foi aprisionado, escravizado e transformado em gladiador. Porém, ficando cada vez mais furioso, e conseqüentemente mais poderoso, ele ascendeu da condição mais subalterna possível até a de soberano quase incontestável de todo Sakaar. O que pergunto é o seguinte, toda essa trama é compatível com o Hulk? Caso aquela explosão não tivesse causado todo estopim para sua vingança, vocês acham seria possível o verdão viver por muito tempo daquela forma? A idéia de um “monstro” governando “monstros” poderia durar?

Planeta Hulk - Hulk Contra o Mundo

J.R. Dib diz:
A vivência de Hulk com seus novos aliados e amigos do Pacto de Guerra tornaram as necessidades de muitos maiores que as dele. Ele estava feliz com aquela nova realidade, afinal o Hulk não é uma máquina de guerra em eterno conflito. Ele quer paz e após a derrubada do Rei Vermelho, ele seria um novo rei em um mundo de desgovernados. Essa última parte não se encaixa na realidade do Hulk. Isso nunca iria durar pois em algum momento o conflito voltaria a buscar por ele, voltando a trazer o monstro incontrolável à tona.
O Hulk não pode viver em paz porque a paz nunca fica ao seu lado, e nunca iria acontecer dele ficar assim.


Rafael Brizola diz:
O interessante seria ver o como ficaria o equilíbrio Banner-Hulk com o tempo, mas acho que eles estavam em paz. Talvez o Banner até pudesse assumir mais ou criasse uma amálgama com o Hulk, meio homem e meio monstro. Sei lá, acho que o Hulk se daria melhor em Sakaar do que naquele planeta paradisíaco. O exílio foi uma benção para ele na verdade. Os métodos do Illuminati, apesar de recrimináveis, se justificariam no final. Infelizmente, nada dá certo para o Hulk.

Eddie diz:
Eu acho que combina bem com o personagem. Violência, lutas grandiosas e tudo mais. E o Hulk, finalmente, encontrou "seus iguais", vivendo feliz e em paz. Como disse a mãe da Elloe, aquele seria um mundo bom e, acredito, iria durar muito ainda. Só que, como disse, o Hulk é imprevísivel e temos muito o que considerar. Será que todas as facções do planeta iam aceitar seu governo? E como ficaria o Banner nessa equação? Infelizmente, nunca saberemos essas respostas, pois assim como problemas perseguem o Parker, as lutas e a violência parecem fazer o mesmo com o Hulk.

« Jøåø » diz:
A princípio achei a idéia uma viagem. Uma maneira de largar o Hulk de fora da Guerra Civil, porque contê-lo durante a saga seria virtualmente impossível, dado o nível de poder dele atualmente. Porém, tenho que dar o crédito ao Greg Pak. Sei que isso é “lugar comum” entre os comentários sobre Planeta Hulk, mas ele conseguiu fazer da história uma espécie de Conan, o Bárbaro, no melhor dos sentidos.
Como ele mesmo diz na entrevista que podemos ver em Hulk Contra o Mundo 1, criou todo um mundo cheio de detalhes e peculiaridades bem trabalhados, e inseriu o Hulk perfeitamente ali. Até o Hulk Rei ficou legítimo naquele contexto. E acho que poderia gostar das histórias do Hulk em Sakaar por muito tempo, porque encontraria conflito nesse ambiente. Mas, claro, em algum momento ele voltaria à Terra, de uma forma ou de outra.


Eddie diz:
Isso é algo que merece parabéns. Escrever histórias muitos fazem, criar universos inteiros e com consistência é para poucos.

« Jøåø » diz:
Algo que o Brizola falou bem, e vamos trabalhar melhor à frente, é a o "sumiço" do Banner. Isso fez um pouco de falta.

Rafael Brizola diz:
Sim, foi uma melhores caracterizações do Hulk, esse lado bárbaro dele.

Eddie diz:
Como gosto de filmes de gladiador, achei massa essa fase.

Planeta Hulk - Hulk Contra o Mundo

J.R. Dib diz:
Imaginei agora o Eddie fantasiado de Gladiador em algum encontro de RPG.

O Hulk, ao contrário do que Apocalipse achava, não é um agente da Guerra, mas do Caos, ele não consegue viver em paz porque tudo a sua volta se desvirtua e acaba criando situações terriveis para ele.


« Jøåø » diz:
Boa, JR. Também acho que ele é mais um ser caótico do que bélico.

Eddie diz:
Isso prova, mais uma vez, que o Apocalipse é um idiota.

Rafael Brizola diz:
Apocalipse com Hulk? Que podre. hahaha

J.R. Dib diz:
Houve uma época em que o Apocalipse recrutou ele como Guerra.

« Jøåø » diz:
Isso prova, mais uma vez, que o Apocalipse é um idiota. [2]

hahahahahaha


J.R. Dib diz:
Foi quando o Rick Jones ficou paralítico, mas voltou a andar.

Eddie diz:
Lembrar disso não deve fazer bem.

Rafael Brizola diz:
Cara, parei de ler na hora certa...

« Jøåø » diz:
Eu só soube disso. Não li também. Amém.

J.R. Dib diz:
É bom sim, sabe por quê? Porque ele voltou a andar em Vingadores Eternamente.

Eddie diz:
Preciso terminar de ler Vingadores Eternamente.

« Jøåø » diz:
Ainda nessa linha de raciocínio, não podemos nos esquecer do grupo de confiança formado por diversos e bons personagens ao redor do Hulk. Elloe, Korg, Hiroim, Miek, Sem Nome da Ninhada (o Pacto de Guerra), além da relação desenvolvida com Caiera, são determinantes para o desenvolvimento de Planeta Hulk e para estimular sua volta à Terra.
Não é a primeira vez que ele trabalha em grupo, mas dessa vez parecia estar de fato se sentindo em casa. Para vocês, esse grupo colou?


Rafael Brizola diz:
E como. O Pak conseguiu criar personagens muito carismáticos, sem dúvida. Korg, Miek, Hiroim, todos ótimos. É isso aí, é tão perfeito que comentar estraga. Mas acho que Hiroim e Korg vieram para ficar no universo Marvel.

Eddie diz:
Por incrível que pareça, colou e muito, na minha opinião. Depois que passou a estranheza inicial, me amarrei nos personagens. O Pak colocou o Hulk com uma equipe de monstros, tão rejeitados como ele e formaram uma verdadeira família. O Pacto de Guerra poderia virar um título mensal. rsrrsrrs

Mas o Sem Nome da Ninhada ainda me causa arrepios, toda vez que entra em cena eu acho que vai colocar um ovo na barriga de alguém.


Rafael Brizola diz:
hahahahaha

« Jøåø » diz:
Hahahaha Trauma de leitor de X-Men!!

Eddie diz:
Culpa do Chris Claremont esse trauma.

J.R. Dib diz:
Com certeza! Um grupo totalmente heterogêneo em que monstros e residentes de Sakaar se uniram para um objetivo comum. Como bem se sabe, todo grupo de heróis ou vilões deve ser formado por seres distintos, com capacidades e técnicas que se completam de forma que o grupo só se fortaleça.
Apenas o fato de ter ocorrido várias divergências internas, especialmente entre Miek e Elloe, mostra que nem tudo são flores e que o grupo, unido como foi, tende a continuar crescendo na relação dos seus membros.


« Jøåø » diz:
De tão inusitado foi bacana. Até mesmo a Ninhada fora de seu ambiente de “mente coletiva” soa como algo plausível. O mais importante ali, na minha opinião, é que o Pak teve tempo e espaço para fazer com que cada um desenvolvesse uma personalidade própria, fazendo com que não fossem coadjuvantes para ficar simplesmente de fundo nas histórias.
Vemos isso na ira do Miek, nas contradições da Elloe, na solidão do Hiroim, solidez de Korg, e por aí vai.O grupo não é homogêneo, e por causa disso é que pode render bons roteiros.

Planeta Hulk - Hulk Contra o Mundo

Eddie diz:
Temo pelo fim do grupo com essa saga atual, espero estar errado.

J.R. Dib diz:
Acho que todos concordamos que o grupo é fabuloso e tem tudo para ficar no universo Marvel, especialmente Hiroim e Miek.

Eddie diz:
Não, fabulosos são os X-Men.

« Jøåø » diz:
Eu sou fã do Hiroim.

J.R. Dib diz:
Essa foi fraca, Ed.

« Jøåø » diz:
Hahahaha Mas eu ri.

J.R. Dib diz:
É porque você gosta de piadas sem graça.

« Jøåø » diz:
Isso é.

Rafael Brizola diz:
Não achei inusitado, senti afinidade pelo grupo quase imediatamente. Quando eles fizeram o Pacto senti que seria um run histórico. Gostava do carinha que morreu tb.

J.R. Dib diz:
Como que ele se chamava mesmo?

« Jøåø » diz:
Boa pergunta. Ele era do grupo da Elloe, né?

Eddie diz:
Sim, mas não lembro do nome.

J.R. Dib diz:
Cadê o Sábia numa hora dessas?

Rafael Brizola diz:
Pela cor, Barney (o dinossauro).

Eddie diz:
hahhahhahha

« Jøåø » diz:
Hahahaha Que vacilo.

J.R. Dib diz:
MEU DEUS!!! É O DIA DAS PIADAS FRACAS!!! Jão vai se mijar de rir!

Rafael Brizola diz:
Pois é. hahaha

Eddie diz:
Minha piada foi boa, você que é um chato....hahhahhahaha

« Jøåø » diz:
Hahahahahahaha

J.R. Dib diz:
hahhuahuahuha

« Jøåø » diz:
A principal base que sustentou o Hulk como novo rei de Sakaar foi a relação direta de sua chegada com a profecia que anunciava a aparição de um ser de grande poder que seria ou aquele que salvaria a todos ou que destruiria o mundo. Que papel o Hulk acabou cumprindo?
O desfecho de Planeta Hulk, de alguma maneira, define a profecia do Filho de Sakaar e/ou do Quebra-mundos como verdadeira, ou isso ainda se confirmaria com Hulk Contra o Mundo?

Planeta Hulk - Hulk Contra o Mundo

Eddie diz:
Esse é um negócio que me dá um nó ainda. Acredito que ele desempenhou os dois papéis, salvou e causou a destruição daquele povo. É meio complicado, porque na salvação ele participou ativamente, mas a destruição não foi culpa dele. Talvez ele seja o Filho de Sakaar naquele planeta, mas o Quebra-mundos na Terra.

Rafael Brizola diz:
Sabe que eu sempre boiei nessa parte? Acredito que a resolução completa disso só venha em Hulk Contra o Mundo, não tem outro jeito.
Mas talvez seja que só bem no futuro tenhamos uma resposta definitiva, já que se trata de destino e tal, escolher qual desses caminhos seguir ou aceitar.
Sei lá, acho que funciona como uma sombra, sabe? É como o Hiroim falando da profecia, é um conceito que está sempre presente, como o bem e o mal. E o Hulk tem isso de sobra.


J.R. Dib diz:
Não acho que ele se tornou salvador ou destruidor de Sakaar. Ele foi o instrumento que levou o povo a se unir e derrubar o seu tirano rei. Obviamente que sua força superior ajudou a salvar o planeta quando este estava condenado, mas não vejo o Hulk como um salvador, afinal, devido a uma herança maldita (a nave), ele acabou matando milhares de pessoas e perdendo sua esposa e filho.
Por ele ser meramente o Hulk acabamos por ver que ele não se tornou o Worldbreaker também, afinal, em sua fúria pela morte de Caiera, ele poderia ter destruído tudo, mas não o fez, deixando Sakaar para trás, em busca de uma vingança contra quatro homens que ele pensava serem seus amigos. Se a profecia pode vir a ocorrer, isso eu não sei, mas acho improvável.


« Jøåø » diz:
Achei esse elemento místico da saga algo interessante, porque bateu de frente com alguém totalmente cético com o Hulk/Banner. Sempre se sentiu como alguém ou amaldiçoado ou alvo de uma perseguição sem sentido, dependendo de qual dos egos estamos falando.
Sobre o destino dele, parece que isso ainda vai ser definido, já que o mundo que ele pode destruir (figurativamente) seja a Terra, pois, para mim, parece que já salvou Sakaar do Rei Vermelho. As duas funções podem ser unidas em um ser só.
Achei o comentário do Brizola perfeito nesse sentido. É um destino.. talvez não tenha que se definir a curto prazo. É algo que vai segui-lo por toda sua vida.


Eddie diz:
Ele será sempre o salvador para alguns e o destruidor para outros.

« Jøåø » diz:
Por aí, Ed. Faz parte da contradição do personagem. Talvez o Pak tenha conseguido colocar isso como um destino místico.

Planeta Hulk - Hulk Contra o Mundo

J.R. Dib diz:
Não sei se esse é o caso, ainda mais que para que haja um destino no sentido místico, deve haver uma crença nele e o Hulk fatalmente não crê nisso.

Rafael Brizola diz:
E por que não todos nós, João? (nada a ver essa hehehe)

« Jøåø » diz:
Mas é mesmo, Brizola. Talvez a idéia passe por uma idéia de tentar equilibrar um lado mais bondoso com um lado mais egoísta de qualquer personalidade.
Parece meio viagem, mas é um questionamento pertinente quando falamos do Hulk.


J.R. Dib diz:
Fato.

« Jøåø » diz:
E sobre a crença do Hulk, concordo que ele não acredita nisso agora. Mas isso pode mudar.

Rafael Brizola diz:
Veremos.

Eddie diz:
Ou não.

Rafael Brizola diz:
Ou sim.

J.R. Dib diz:
Espero que não, o Hulk é fruto de uma geração tecnológica, atrelar sua vida a algo místico não dá muito certo, vide Homem-Aranha.

« Jøåø » diz:
Olha o mau augúrio!

J.R. Dib diz:
Não pode falar do HA?

Rafael Brizola diz:
Só mal.

« Jøåø » diz:
Brincadeira, cara! hahahaha É que O Outro foi fraco em alguns aspectos.

Eddie diz:
Só que o legal é justamente ele não acreditar, mas as pessoas ao redor dele acreditarem. Isso gera um conflito interessante.

« Jøåø » diz:
O Hulk é quase como o Brian de A Vida de Brian! hahahahahahahaha

J.R. Dib diz:
huauhahuahuauha Verdade!

« Jøåø » diz:
"Eu não sou o Messias"

"É sim!"


Eddie diz:
É verdade (fingindo que entendi a referência).

Rafael Brizola diz:
Ah, entendi agora!

« Jøåø » diz:
Assista ao filme. Obrigatório.

Eddie diz:
Depois de ter sido o único a boiar no comentário, vou assistir com certeza.

J.R. Dib diz:
Voce nao assistiu a Vida de Brian? "Always look on the bright side of life!!"

Rafael Brizola diz:
João é culto demais.

« Jøåø » diz:
Eu não. Sou é besta. hahahaha Monty Python é bobeira pura.

« Jøåø » diz:
O Hulk parece não querer deixar Bruce Banner ter nenhum tipo de participação nas decisões tomadas desde a chegada a Sakaar. Sua aparição durante toda saga Planeta Hulk se resumiu a uma luta contra tal condição, perdida até com certa facilidade, e o momento em que Caiera pede para conhecer tudo que forma o homem que ela ama.
Como vocês vêem essa relação entre Banner e Hulk atualmente?


Rafael Brizola diz:
Eu não consigo deixar de ver o Banner como oprimido. O cara se entregou completamente ao Hulk, não que Sakaar deixasse escolha, mas me incomoda ele tão entregue assim, parecendo que desistiu.
Acho que as brigas pelo controle deixavam a coisa mais equilibrada. Mas por outro lado Banner e Hulk nunca pareceram em tanta harmonia. E ver só o Hulk barbarizando sem a lenga-lenga de Médico e o Monstro é bem mais divertido. hehehe


J.R. Dib diz:
O Hulk está cada vez mais isolado do mundo, o seu lado humano focalizado na pessoa de Banner ficou preso dentro dele e não consegue mais se expressar sem que haja uma autorização do Hulk. Porém, Banner parece não querer mais controlar a situação, deixando o Hulk controlar tudo a maior parte do tempo. Talvez ele se sinta incapaz de controlar isso tudo e se deixou à mercê de seu alter ego.
Ou então talvez, o Hulk não queira mais saber de Banner em sua vida.


Eddie diz:
Sinceramente? Sinto muita falta. A relação Banner-Hulk faz parte daquela batalha clássica entre o homem e o monstro, tão inspirada em "O médico e o Monstro". Gosto de ver outros tipos de versões do Hulk, como na época que suas personalidades foram unidas ou, mesmo agora, onde o Banner não se encaixava e o monstro tinha que ficar era à solta mesmo. Só que a batalha entre os dois é algo que, para mim, deveria estar sempre presente.

« Jøåø » diz:
É interessante mas, ao mesmo tempo, acabou suprimindo um lado muito legal do Hulk que é a contradição homem/monstro. Ainda que esse Hulk esteja plenamente consciente do que está fazendo, sinto falta desse aspecto do personagem. O Hulk simplesmente disse: “Estou puto demais para pensar em deixar você sair. Até porque você não duraria um minuto aqui fora”.

Não podemos esquecer que em determinado momento, quando o Hulk se "distraiu", ele volta a ser Banner, que fica surpreso por ter conseguido se livrar. Logo em seguida o Hulk retoma o controle. A repressão é ostensiva. Não é um "acordo".


J.R. Dib diz:
Como eu disse, o Hulk se cansou do Banner, mesmo ele tendo tutano como ele mesmo falou.

Planeta Hulk - Hulk Contra o Mundo

« Jøåø » diz:
Pois é. O Hulk mesmo reconhece algum valor no Bruce. Mesmo ele sendo um "fracote".

Rafael Brizola diz:
Sei lá, acho que já saturou essa abordagem, pessoal.

Eddie diz:
Depende, Brizola. Todo mundo acha que o Aranha estava saturado, mas o Millar chegou e fez uma excelente história, com todos os elementos atuais e clássicos. Um roteirista bom consegue usar essa abordagem de maneira criativa, com certeza.

« Jøåø » diz:
Apesar de gostar, acho válido dar uma pausa na abordagem médico/monstro sim. Porque se não acaba desgastada.

Eddie diz:
Legal isso que citaram, pois é engraçado o Hiroim perguntar "quem é Banner?" e a resposta não deixa claro que, na verdade, o Banner está ali, do lado dele.

J.R. Dib diz:
É isso aí, por anos os dois tem convivido e o Hulk hoje tem consciência de seus atos, mas a fúria pode tomar conta do seu corpo a qualquer momento, e isso é o perigo que ele incorre ao suprimir o Banner. Seu lado humano está se afastando dele.

« Jøåø » diz:
Acontece quase o mesmo quando a Caiera pede para ver todos os aspectos do Hulk, Ed.

Eddie diz:
Pois é, interessante isso.

« Jøåø » diz:
Ele não nega que o Banner faz parte de si. Só quer esquecer isso por um tempo.

Rafael Brizola diz:
Eu nem saberia por onde começar se fosse escrever o Hulk, por isso aprovo quase tudo que o Pak bolou na saga.

« Jøåø » diz:
Verdade. O cara foi bem habilidoso.

J.R. Dib diz:
Bem, convenhamos, agora pelo lado editorial. O Hulk só foi isolado para que o lado que ele escolhesse na GC não ficasse mais forte. Ainda mais que o Thor estava desaparecido.

Eddie diz:
Só um adendo, na Guerra Civil o Hulk não escolheria um lado, ele iria baixar a porrada nos dois.

« Jøåø » diz:
Hahauhauhauhahuahaahauhauhauaha Ia mandar geral se ferrar.

Eddie diz:
Isso daria um "What if...?" bacana.....hehhehhehhe

Rafael Brizola diz:
Ouvi dizer que pensaram em Planeta Hulk bem antes de Guerra Civil.

« Jøåø » diz:
Pensaram sim. Quando soube disso fiquei feliz por não ter sido um tapa-buraco.

J.R. Dib diz:
Bem, meno male, já estava pensando que eles mandaram os pesos pesados para o espaço de propósito.

Eddie diz:
Eu faria o Rick Jones ser baleado por um assassino misterioso.....hahhahhahha

« Jøåø » diz:
Hahahahaha

Depois dessa versão Loebiana do Ed, melhor seguirmos.


J.R. Dib diz:
Ei, que que você tem contra o Loeb?? (me agachando para evitar as pedradas)

« Jøåø » diz:
Contra ele nada. Só contra o que ele tem escrito. hehehehe

J.R. Dib diz:
hahuauhauha

« Jøåø » diz:
Voltando-nos para o número um da série, em que temos na verdade o prelúdio lançado originalmente, temos uma grande argumentação da Mulher-Hulk a favor de seu primo. Qual a opinião de vocês a respeito disso? A guerra que o Hulk está prestes a lançar por vingança é justa?

J.R. Dib diz:
Nenhum tipo de vingança é válido. Há um dito que traz que enquanto mantivermos a chama da vingança acesa em nossos corações, nunca poderemos alcançar a paz interior. O Hulk quer vingança, inicialmente pelo seu exílio e depois pela morte de amigos, esposa e filho graças à nave dos Illuminati, que teve um rompimento nuclear, desencadeando uma explosão, que pareceu, de diversos modos, algo forjado não para não matá-lo, mas deixá-lo sem meios de fuga. Talvez a vingança seja válida de diversas formas e pontos de vista, mas ainda assim, poderia implicar em mais sofrimento para ele e seus companheiros. Nada de bom advém da vingança.

Eddie diz:
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena.

J.R. Dib diz:
Isso Ed!!

« Jøåø » diz:
Hahahahaha Chaves obrigatório!

Rafael Brizola diz:
Que referências vocês fazem, hein... hehehehehe

Eddie diz:
Quanto a Jen, comentei antes o debate e concordo com ela. Hipocrisia dos caras que o mandaram ao espaço. O Leonard, como ela mesmo diz, parece que decorou tudo, tanto que nem soube defender o Raio Negro.

E a sabedoria do Seu Madruga deve ser sempre citada, Brizola.


J.R. Dib diz:
"Curtura inútir"!

Rafael Brizola diz:
Achei todo o argumento da Jen uma furada, querer falar da situação em termos legais é ridículo. Quem resolve esses problemas sempre foram os heróis, é a jurisdição deles, ninguém melhor que eles para fazer o julgamento. Se a Jen prova alguma coisa é que o registro defendido pelo Stark é correto, porque assim eles agiriam como legítimos representantes da lei.
Por outro lado, ao invés do Hulk ser mandado para um mundo paradisíaco, seria contido numa instalação militar como um doente, um infectado por radiação, e nunca mais seria solto. O Banner seria só uma vítima de um distúrbio horrível. O Samson tenta falar racionalmente, mas a Jen se recusa a ver que os Illuminati queriam ajudar seu primo.

Planeta Hulk - Hulk Contra o Mundo

« Jøåø » diz:
Justa até pode ser. O problema é que a destruição que ela pode causar cria o risco de atingir quem não tem nada com isso. O que mostra, mais uma vez, como os próprios Illuminati foram irresponsáveis, porque essa retaliação seria óbvia, como a própria Jennifer fala.
Mas, ao mesmo tempo, tem esse aspecto que o Brizola ressaltou. Isso não pode ser tratado como uma questão legal "normal".


Eddie diz:
Namor levanta a placa "eu avisei".

« Jøåø » diz:
Hahahaha Pois é. O Namor agora deve estar tranquilão pensando "Aqui ele não vem".

Eddie diz:
hahhahhahhaha.... Garantiu o dele.

Rafael Brizola diz:
hahahahaha

J.R. Dib diz:
JR levanta a placa: "Vende-se Escort XR3 1990"!

« Jøåø » diz:
Putz! Hoje a coisa está fraca mesmo. hahahaha

J.R. Dib diz:
hahuuhauhaha Tinha que fazer a minha!

Eddie diz:
Depois o JR reclama da gente. Pelos menos, as nossas são referências do mais alto nível.

J.R. Dib diz:
Ou, Escort XR3 foi massa!

Rafael Brizola diz:
Quase fechei a janela aqui depois dessa. hahahaha

J.R. Dib diz:
huauhahuahua

« Jøåø » diz:
A minha foi tão boa que quase ninguém entendeu! \o/

J.R. Dib diz:
Eu entendi, mas ainda assim não teve graça! A minha além de não ter graça foi infame.

Eddie diz:
cofcofchatocofcof

Rafael Brizola diz:
João ganhou pontos citando Monthy Pyton, deixem ele.

« Jøåø » diz:
Dada a fúria que o Hulk demonstra em sua viagem até a Terra, e o aparente planejamento do ataque encabeçado por Hiroim quais seriam suas projeções para Hulk Contra o Mundo? O que pode sair de bom daí?

Eddie diz:
O Coveiro deixou minhas expectativas lá embaixo com essa história, sendo assim, acredito que eu vá curtir bastante. Afinal, o que vier vai ser lucro.....hehhehhehhehhe. Na pior das hipóteses, terei uma boa sessão de porradaria para curtir.

« Jøåø » diz:
E Romitinha!! \o/

Eddie diz:
Da 1ª edição, ao menos, eu gostei muito. A preparação, as histórias clássicas que foram lembradas. Muito bacana.
E aquele tenebroso bicho da Ninhada....arghhh


Rafael Brizola diz:
Eu imagino que o Hulk é capaz de derrotar qualquer herói no braço, não seria exagerado ou overpower, eu achava isso antes de ler no original inclusive. É difícil comentar já tendo lido, mas... bem, é melhor não dizer nada. Eu pulo essa. Posso?

« Jøåø » diz:
Claro. Hehehe Fica complicado mesmo comentar.

J.R. Dib diz:
Bem, pelo jeito o primeiro alvo são os Inumanos. A partir desse ponto poderemos ver se algo de bom pode surgir daí. Não vejo a destruição como algo bom, mas a fim dos fatos vistos como leitor, realmente é interessante de se ver e imaginar o que o Hulk pode vir a fazer contra Raio Negro, Professor Xavier, Homem de Ferro, Dr. Estranho, Reed Richards e Namor. O grande problema é ver o quanto isso pode afetar o mundo pós guerra civil e se isso não incitaria mais e mais medo entre os humanos fracotes, afinal, os atos do Hulk na Terra desencadearam, em grande parte, os fatos que levaram à Guerra Civil.
É isso que eu quero ver, como a comunidade vai reagir ao seu retorno.

Planeta Hulk - Hulk Contra o Mundo

« Jøåø » diz:
O poder de destruição que o grupo tem é absurdo. Eles tomaram um planeta inteiro com muito menos recursos. Hulk Contra o Mundo promete ser bem menos de “conversa” do que Planeta Hulk. Uma pancadaria generalizada que pode desagradar quem não é tão fã do Hulk, mas deixará seus maiores admiradores bem empolgados.

Rafael Brizola diz:
Isso vai.

Eddie diz:
"Não vejo a destruição como algo bom". JR anda bonzinho ultimamente.

J.R. Dib diz:
Realmente.

« Jøåø » diz:
Sob esse aspecto do registro, acho que reforçará mesmo a necessidade de sua existência. Pode acabar funcionando a favor dos que são a favor.

Eddie diz:
E contra os que são contra.

« Jøåø » diz:
¬¬ Você etendeu.

Rafael Brizola diz:
Stark armou isso tudo,podem esperar.

Eddie diz:
Eu sabia que era tudo culpa do Stark!!

« Jøåø » diz:
Hahahaha Stark calculou os custos!

É ruim, hein. Deve estar se cagando de medo.


Eddie diz:
Maldito seja!

J.R. Dib diz:
Bem, o Stark vai ficar mais branco que o Eddie quando souber que o Hulk voltou.

Planeta Hulk - Hulk Contra o Mundo

Eddie diz:
Na verdade, o Stark, como futurista e empreendedor, deve ter investido em construtoras.

J.R. Dib diz:
Ou em hospitais!

Rafael Brizola diz:
hahahaha

« Jøåø » diz:
Credo. Nem brinquem com isso. Se fosse assim ele agiria pior do que no tempo em que vendia armas.

J.R. Dib diz:
É o mundo capitalista de Tony Stark.

Rafael Brizola diz:
Din-din é bom.

J.R. Dib diz:
Concordo.

« Jøåø » diz:
Haja dinheiro para consertar os estragos, viu?

J.R. Dib diz:
Nem quero ver o saldo final da volta do verdinho.

Eddie diz:
Aí, essa é uma curiosidade grande que eu tenho. O papel do Hulk depois de tudo isso, pois ele é o protagonista da história, mas age como "vilão".

Rafael Brizola diz:
Ah, isso se conserta em 1 edição sempre.

J.R. Dib diz:
Tem que chamar os X-Men para reconstruir... Toda vez que a mansão é destruida eles consertam em meia edição.

« Jøåø » diz:
Hahahahahahah Isso é surreal mesmo.

Eddie diz:
Quanto aos consertos, basta chamar os caras que trabalham no Instituto Xavier, o lugar mais destruído do Universo Marvel..... JR maldito, roubou minha piada.

« Jøåø » diz:
Falaram o mesmo! hahahaha

J.R. Dib diz:
huahuahuauha

« Jøåø » diz:
Mas é um "lugar comum".

Rafael Brizola diz:
Opa! hahaha Que nerds.

J.R. Dib diz:
hauahauhauhaa como se você nao fosse, né, Brizola?

Rafael Brizola diz:
Não, sou culto como o João.

J.R. Dib diz:
huhauhahua Nerd é diferente de culto agora?

« Jøåø » diz:
Pô, "culto" porque vi Vida de Brian?

J.R. Dib diz:
Jão é o nerd mór. A nuvem de sabedoria que paira!

« Jøåø » diz:
Hahahahahahahaha

Eddie diz:
Sério, caras. Se eu morasse na Terra-616 ia montar uma construtora em Westchester.

J.R. Dib diz:
Eu ia é vender material de construção. Ia ficar rico em duas edições.

« Jøåø » diz:
Acho que eu teria medo de morar em Nova York. 99% das merdas rolam por lá.

Rafael Brizola diz:
De verdade também.

Eddie diz:
Esquecemos de comentar o "Raiunego".

« Jøåø » diz:
huahuauhahuha Ele enrola o nome em inglês também, Ed.

J.R. Dib diz:
Raiunego foi de chorar!

« Jøåø » diz:
Achei muito engraçado o "Raiunego".

J.R. Dib diz:
Como que é em inglês?

« Jøåø » diz:
Putz.. peraí que vou ver.

Eddie diz:
Não, JR. De chorar foi o "agarântio".

Rafael Brizola diz:
Parece jogador de futebol do nordeste.

J.R. Dib diz:
Nossa, realmente, concordo Eddie, agarântio foi patrocinado pelo Grupo Capivara.

Quem que traduziu aquilo?


Eddie diz:
Marcelo Soares.

« Jøåø » diz:
Raiunego é "Blagbult" no original. Que seria como se uma criança estivesse falando.
Já o "agarântio" foi uma adaptação de algo similar em inglês (adreditem), provavelmente tirado da TV.


J.R. Dib diz:
Bem, ao nosso caro Marcelo Soares, obrigado pela tradução e uso de expressão tão coloquial.

« Jøåø » diz:
Bom, como esse em Foco é na verdade uma forma de criarmos uma ponte entre Planeta Hulk e Hulk Contra o Mundo, não vamos falar muito mais sobre a saga, que na verdade ainda não começou (já que só tivemos o prelúdio). Portanto, acho que é hora de fazermos as considerações finais e terminarmos o Em Foco.

Eddie diz:
Espero me divertir com essa saga, curtindo muito a ação (que parece que vai ser o principal). E, falando me me divertir, esse foi um dos Em Focos que mais dei risada, estava precisando mesmo. Só isso já valeu.

J.R. Dib diz:
De resto, queria agradecer por terem me chamado, afinal, não sou mais um editor da comunidade, mas ainda tenho participação. Espero ter sido um bom convidado. E aos leitores, leiam Hulk, porque é legal.

Rafael Brizola diz:
Nada a declarar, só achei que nunca mais iam me convidar. Reli meu primeiro em foco várias vezes procurando que merda eu falei. hahaha

Eddie diz:
Se convidam o JR, convidam qualquer um.

Rafael Brizola diz:
snif...

« Jøåø » diz:
Hahahahahaah Deixa disso. É que conciliar os horários às vezes é complicado.

Justamente por isso o Coveiro não está aqui hoje, por exemplo.


Eddie diz:
hahhahhahhahha

J.R. Dib diz:
Agradeço pela minha parte Eddie.

Rafael Brizola diz:
Magoou, Eddie.

« Jøåø » diz:
Hahahahaha

Eddie diz:
Não Brizola, você é um cara maneiro.

Rafael Brizola diz:
Aeeeee!

J.R. Dib diz:
E Eu?? Exijo retratação!!

Eddie diz:
Piadas ruins do J, que fique bem claro.

J.R. Dib diz:
Uma piada ruim. UMA!

Eddie diz:
Sua presença já é uma piada ruim....rsrrsrrs

« Jøåø » diz:
Também gostei do Em Foco. Conseguimos falar de bastante coisa em tempo recorde! E até as piadas ruins foram legais! hahahaha

Vou ler Hulk Contra o Mundo com esse pensamento. Pancadaria. A vingança do Hulk. É quase como um blockbuster nos cinemas.


Eddie diz:
Hulk ESMAGA! \o/

« Jøåø » diz:
Gostaria de agradecer a todos pela presença e pelas opiniões. Acho que conseguimos fazer uma boa recaptulação, especialmente para aqueles que não leram Planeta Hulk, entendendo um pouco as repercussões de Hulk Contra o Mundo nas outras revistas mensais. Obrigado e boa noite!

Planeta Hulk - Hulk Contra o Mundo

Terminamos, assim, o primeiro Em Foco voltado para a saga Hulk Contra o Mundo. Caso queira saber um pouco mais do que aconteceu em Planeta Hulk, dê uma olhada nos artigos do nosso Destaque Universo Marvel.


Editores 616

comments powered by Disqus