sábado, 14 de junho de 2008

O Hulk nos Videogames


Hulk Game

Qual é o fã de Hulk que nunca se imaginou na sua pele verde, querendo literalmente esmagar tudo o que vê pela frente quando está em um dia ruim? Obviamente, isso é incogitável na vida real, mas graças aos avanços dos jogos eletrônicos podemos chegar bem perto disso no mundo virtual. E essa história do Hulk nos games vai mais longe do que muita gente imagina.

Lá pelos anos 80, quando a Marvel decidiu colocar o Hulk numa literal “Encruzilhada” nos quadrinhos, a empresa Adventure internacional desenvolveu seu primeiro jogo baseado nos heróis da Casa das Idéias chamado “Questprobe”. Nele, não só o Hulk como o Homem Aranha, Coisa e o Tocha Humana eram parte do que mais parecia ser um dos primeiros RPGs virtuais. O jogo era disponibilizado para as plataformas ATARI 800, Apple II e Commodore 64. Não sei como os usuários imaginavam isso na época, mas olhando pra isso nos dias de hoje, eu me pergunto como não arremessavam o videogame pela janela.


.

.

Bom, eu me lembro de uma versão similar em MSX para o jogo Alien, mas não parecia tão irritante como isso. Enfim, foi preciso o avanço de alguns anos para que finalmente os jogos deixassem de ser estáticos como esse e finalmente tivesse o que chamamos hoje de “jogabilidade”.

Assim, em 1994, foi lançado para Sega Genesis, Sega Master System, Supernintendo e GameGear o jogo “Incrível Hulk”. Era um jogo simples de plataforma com cinco fases, que tinham como cenário desde o ambiente de uma cidade grande até paisagens alienígenas. Os vilões do jogo eram Rhino, Homem-Absorvente, Abominável, Tyrannus e Líder.

.

.

Dois anos depois, em 1996, duas outras produtoras lançaram para Supernintendo e Sega Saturn uma continuação para o primeiro jogo do Verdão, chamado The Incredible Hulk 2: The Pantheon Saga". A grande novidade em relação ao primeiro jogo é que a plataforma ganhou aspectos 3D, bastante similar ao de Tomb Raider, lançado pouco antes naquela época.

Quanto ao jogo, desta vez, aproveitaram a boa fase que o herói passava nos quadrinhos sob a batuta de Peter David e recontaram essa mesma história no jogo. Primeiro, o jogador deveria confrontar os membros do Panteão, formados por Atalanta, Ulisses, Ajax e Heitor. Depois, eles tornar-se-iam seus aliados e os verdadeiros inimigos finalmente se mostravam. As figuras de Lazarus, os alienígenas e Maestro são alguns dos vilões que você deve encarar na pele do Hulk. As fases do jogo tentam contar uma história mais ou menos paralela aquela que ocorreu nos quadrinhos, mas nada que seja abusivamente preso a detalhes.

Hulk Game

Daí, somente em 2003, com o lançamento do filme de Ang Lee, o Hulk voltou a se tornar interessante para os produtores de jogos. E a sensação da época era justamente trazer os atores originais dos filmes para reprisar seus papeis dublando os personagens. Eric Bana, que viveu Banner nos cinemas, topou a proposta e o resultado vocês podem ver a seguir.

.

.

E mesmo baseado em um filme não muito bem quisto pelos fãs, o jogo consegue se superar e resgata de forma mais fiel os personagens da mitologia do Golias Esmeralda na Marvel. Nele, vemos um Bruce Banner que terá que sobreviver aos Caça-Hulks comandados pelo corrupto General Ryker, ao mesmo tempo que deve impedir os vilões Líder e o Louco de prosseguirem com seus planos. Outros vilões que dão as caras no jogo são Flux e Meia-Vida . A qualidade gráfica certamente já tinha dado um grande salto mas, pessoalmente, achei que pecaram muito ainda na concepção do Hulk , mas talvez seja um erro recorrente do próprio filme do qual se basearam.

.

.

Mas foi somente em 2005 que um novo jogo do Hulk lançado para Nintendo, tendo a perfeição de uma plataforma 3D completa, como são os jogos atuais. Hulk: Ultimate Destruction é um jogo que em muitos aspectos lembra o Grand Theft Auto, principalmente na liberdade de ação do personagem. Aqui o Hulk pode seguir qualquer destino dentro do grande cenário fixo que lhe foi construído. É tudo o que os fãs queriam – uma cidade cheia de coisas para esmagar sem quaisquer restrições.

.

.

Outro ponto forte do jogo é a grande variedade de movimentos e golpes do personagem. Uma boa amostra para saber do que você é capaz de fase na pele verde do Hulk é vendo alguns dos vídeos aqui disponibilizados. E mesmo sendo feito para jogador único, o jogo permite acessar outras variações de personagem como o Hulk Cinza e o Selvagem Banner.

O grande vilão desta vez é o Abominável, mas outros personagens do universo do verdão vão dar as caras como Doc Samson, General Ross e Abigail Mercy Wright, vulgo Clemência.

.

.

Depois disso, temos a participação do Hulk no jogo mais completo da Marvel até os dias de hoje, Ultimate Alliance, disponível para várias plataformas. E, finalmente, foi criado pela Sega o jogo “The Incredible Hulk”, que pega o gancho do filme de 2008 e que a maioria dos usuários desse site já deve ter visto o trailer e muitas das imagens.

Coveiro

comments powered by Disqus