quinta-feira, 26 de junho de 2008

Exilados no mundo onde “Heróis renascem”

* Artigo escrito por nosso colaborador Denis Pilloto

A Turnê Mundial certamente será a saga que marcará eternamente a vida dos Exilados. Após passar pela Dinastia M, Novo Universo, Terra do Esquadrão Supremo, Universo 2099 e Futuro Imperfeito, eles têm uma nova parada que será conclusiva. Esse mês a perseguição ao Proteus levou os Exilados ao mundo dos Heróis renascem. Para quem nunca ouviu falar, aqui vai um resumo do ocorrido.

Exilados

Na década de 90, as revistas X e do Homem Aranha, apesar de não estarem no melhor momento em qualidade de história, ofuscavam os outros títulos. Então, a Marvel criou o projeto “Heróis Renascem” para levantar as vendas das revistas dos Vingadores, Capitão América, Homem de Ferro e Quarteto Fantástico. Para isso, as revistas e histórias foram “resetadas” e reiniciaram a sua numeração, recontando a origem desses personagens. Só que ao invés de usar os talentos que tinham disponíveis, resolveram recorrer aos fundadores da Image, Jim Lee e Rob Liefeld. Neste período quando trabalhavam para a Marvel, eles sempre mantiveram essas revistas com boas vendas, mas resultaram em histórias pouco memoráveis e o temas polêmicos como o já discutido “Capeitão América”, eternizado pelo sempre “talentoso” Rob Liefeld.

Voltando a atual revista, após o fracasso em capturar Proteus e da perda mais um aliado - Morfo – que foi possuído pelo vilão Proteus, os Exilados descobrem que Heather acionou um plano quando Proteus resolveu voltar ao seu universo original. Ela prejudicou o seu senso de direção e ao invés de ir para a Terra 616 original foi parar na Contra Terra que está no lado oposto do sol (criada por Franklin Richards na série Massacre). E como era um mundo já praticamente destruído, ela cogitou a possibilidade de destruir ele com Proteus dentro, mas Blink tinha outro plano e toma de volta a liderança de Zarda.

Exilados


Na Contra Terra, Proteus descobre uma Nova York coberta de água e mergulha no oceano atrás de uma resposta. Imediatamente, é atacado por forças atlantes que acabam informando a ele que vão detonar uma bomba atômica em Atillan, que está flutuando logo acima deles, fora da água.

Proteus como sempre está em busca de aliados para derrotar os Exilados, rouba a bomba e entrega aos Jovens Aliados, grupo remanescente de heróis locais depois que os Vingadores e o Quarteto voltaram para a Terra original, fazendo um acordo de ajuda mútua.

Exilados


No mundo do Esquadrão Supremo, vemos Falcão Noturno mexendo nas cadeiras de controle, que ele mesmo usou para tomar o controle daquele mundo. Zarda e o Homem Aranha 2099 chegam, têm uma conversa daquelas que um mente para o outro, nocauteiam o Falcão e roubam uma dessas máquinas de lavagem cerebral, para dar prosseguindo ao plano antes que Proteus descubra que não está na Terra certa.

Exilados


De volta a Contra Terra, Dentes de Sabre e Longshot iniciam a caçada a Proteus e acabam caindo numa armadilha que coloca os Exilados contra os Jovens Aliados. Não demora muito para Proteus revelar o seu verdadeiro caráter e os Jovens Aliados descobrirem que se juntaram ao lado errado.

Exilados


Nesse momento, surge duas entidades locais chamadas Caos e Ordem. Eles levam Proteus consigo abandonando o palco da batalha. E na base do Exilados, Heather descobre que a Contra Terra está desestabilizando o Universo 616 e deve ser destruída.


Exilados

O Aranha chega com Zarda na Contra Terra com o Modificador de comportamento que eles planejavam usar em Proteus. Enquanto isso, em Atlântida, Caos e Ordem explicam a Proteus que aquele mundo causa um abalo na ordem natural e decidem destruir ele com a ajuda de Proteus e das bombas atômicas dos Atlantes. É nessa hora que entra a Imperatriz atlante Dorma, informando que ela vai destruir Atillan e todos devem jurar lealdade a sua coroa. Proteus apenas diz que infelizmente não será Dorma que vai usar tal ornamento.

Em outro ponto, os Exilados e Heather descobrem uma anomalia no Oceano e vão investigar. Ao chegar no local, descobrem que Proteus levou Atlântida para a superfície com seus moradores presos nas paredes dos palácios, matando a todos por sufocamento fora da água.

Exilados


Proteus surge com a coroa de Dorma na cabeça. Para provocar Blink, ele usa os dons do Morfo e assume a forma de Mímico, liberando os mísseis. Uma briga se inicia com Longshot sendo o primeiro a cair, enquanto alguns dos Jovens Aliados ocupam-se para deter os mísseis. O resto que fica logo é dominado por Proteus, que usa seus poderes de alterar a realidade.

Contudo, Blink havia pensado dois passos na frente dessa vez. Ao derrubar a coroa que Proteus usava durante a briga, ela conseguiu teleportar o modificador de comportamento para dentro dela. Assim, ao se dar por vencido, o vilão recoloca o ornamento e imediatamente reverte à forma do Morfo. Agora, Proteus têm acesso somente às memórias de Morfo, sendo induzido a acreditar e se comportar como o Morfo.

Exilados


De volta a base, após uma conversa com os insetos falando que a Contra Terra ainda ameaça o universo 616, Blink e o resto decidem continuar a fazer o trabalho de conserto das realidades. Uma nova equipe de Exilados surgiu.

Exilados

Mesmo chegando ao final, algumas considerações sobre essa história permanecem. Como vai ficar essa história de Contra Terra e como na Terra 616 ainda não descobriu-a ainda? E como vão ficar os Exilados com um Proteus pensando ser o Morfo? A resposta para essas questões, só o tempo dirá.

Denis Pilloto

comments powered by Disqus