domingo, 25 de maio de 2008

Exilados no Mundo Imperfeito

Em meados dos anos 90, os leitores da Marvel conheceram um mundo diferente, caótico e aterrorizante. Neste lugar, onde boa parte da vida foi destruída por radiação e a maioria dos heróis foram mortos, um tirano se reergueu e comandava a última cidade civilizada do planeta chamada Dystopia. Essa era a realidade onde o Hulk decidiu não seguir a trilha do heroísmo e assumiu o novo nome Maestro. Somente um velho conhecido, Rick Jones, e alguns rebeldes decidiram fazer algo contra o Ditador e foram buscar no passado o próprio Hulk para lidar com a situação.

Exilados no Mundo Imperfeito

Assim foi Futuro Imperfeito, uma das primeiras minisséries que saiu em formato grande aqui no Brasil, escrita por Peter David e desenhada por George Perez. O final desta história fica para o leitor curioso procurar pelos sebos e ler. O que vamos tratar neste artigo é sobre o que aconteceu exatamente 80 anos antes dessa minissérie, quando os Exilados apareceram por lá pra tentar capturar Proteus em mais um capítulo da Turnê Mundial.

E para nossa ironia, um dos heróis desta historia, Rick Jones, desta vez ainda jovem e protegido por uma roupa contra radiação, acaba por se aliar justamente com o vilão dos Exilados. Sem ter noção de que na verdade era o mutante Proteus quem ocupava o corpo do gigante verde de 2099, Rick o instrui como adentrar na fortaleza do Maestro facilitando assim a sua busca por um novo e melhorado corpo.

Exilados no Mundo Imperfeito

Por sua vez, os Exilados tem que lidar com novos problemas. Com uma equipe composta por mais da metade de novos membros e a Blink perdendo a fé em sua liderança, o grupo tem muito pouco tempo e estrutura para saber como agir contra Proteus. Zarda, a nova integrante vinda do mundo do Esquadrão Supremo, decide então tomar o cargo de líder e, após ser instruída com a história daquele mundo, ela monta seu plano.

Parcamente disfarçado com uma manta que mal pode cobrir seu braços verdes e armado com uma bazuca feita pelo mutante Forge daquele mundo para matar Maestro, Proteus adentra no palácio do Tirano. Todavia, para sua surpresa e de maneira reversa, os heróis das muitas realidades se aliaram com o vilão daquele mundo. Maestro estava já esperando pela chegada de Proteus e acompanhado pelos Exilados.

Exilados no Mundo Imperfeito

Não se abalando com a surpresa, Proteus dispara a arma de Forge contra Maestro e dá início a mais um combate contra os Exilados. Portando a força do Hulk 2099, ele não tem dificuldades de por os seus adversários no chão, mas acaba ainda sendo ludibriado ao tentar tomar o corpo inconsciente do Maestro e descobrir que na verdade ele era Morfo, protegido por uma peça de metal implantada em seu maleável corpo.

Exilados no Mundo Imperfeito

E aproveitando-se do momento, Zarda toma uma das lâminas de metal de Longshot e usando toda sua força a arremessa contra o corpo duro do Hulk 2099 onde está a consciência de Proteus. Este seria o momento de triunfo final do grupo... se o Maestro não se intrometesse na frente e decidisse acabar com os Exilados também.

Exilados no Mundo Imperfeito

Não existe mais lado agora, todas as alianças foram desfeitas e os Exilados têm como novo objetivo não morrer na mão do Maestro. E o Tirano parece ser bem sucedido em sua tarefa, pondo os Exilados um a um fora de combate. O que ele não esperava é o Proteus voltar tão rápido pro combate e conseguir derrubá-lo, quebrando seu pescoço.

Exilados no Mundo Imperfeito

Maestro torna-se uma presa bastante fácil para Proteus e cabe apenas a Longshot e Morfo, últimos ainda de pé entre os Exilados, a impedir que mais uma vez o mutante mude de corpo e fuja. E no meio desta batalha, mesmo acompanhado do sortudo amigo, Morfo acaba levando um soco tão violento que seu implante de metal é expulso de seu gelatinoso corpo.

Exilados no Mundo Imperfeito

A história que até então era narrada pelo próprio Morfo, relembrando toda sua história desde o nascimento até o dia que entrou na equipe interdimensional, chega ao final deste capítulo. Morfo sabe que perdeu e que não vai conseguir fugir a tempo. Proteus sai do velho corpo e toma Morfo como novo hospedeiro.

Agora, além de alterar a realidade, Proteus é capaz de mudar seu corpo para quem quiser ou o que quiser. Os ataques com as lâminas de metal são igualmente inúteis. Dobrando a realidade, o vilão some num piscar de olhos deixando para trás a desolada equipe. Mesmo com tamanha perda, Blink faz ali uma promessa. “Da próxima vez, sou eu ou ele”.

Exilados no Mundo Imperfeito

A Turnê Mundial passa pelo seu penúltimo capítulo e chega aos seus momentos finais na edição de Junho de X-men Extra. A próxima parada é num mundo que no mínimo poderíamos dizer que nem deveria existir mais... Onde os Heróis Renasceram ... E já voltaram.

Coveiro

comments powered by Disqus