sábado, 14 de junho de 2008

Maratona 616: O Hulk em Desenho Animado!

Hulk

Assim como foi com o Homem de Ferro, o Hulk foi um dos clássicos heróis contemplados a ganhar seu espaço no desenho de 1966 da série “The Marvel Superheroes”, curiosamente apelidado no Brasil de Super-heróis Shell. Em cada dia da semana, um destes ícones ganhava seu espaço nos televisores americanos. Todas as terça-feiras, os jovens dos anos 60 grudavam nos televisores para ver o amargurado Banner se tornar o monstro cheio de ódio conhecido como Hulk. Alguém lembra da musiquinha na versão Brazuca?


.

.

Veja a versão original aqui!


O mais curioso dessas animações são o fato de que elas eram totalmente aproveitadas dos desenhos originais de Kirby, direto das revistas. Assim, a sensação para quem vê um episódio destes é quase a mesma de ver seu gibi antigo em movimento. Confira a origem extremamente fiel do desenho com a dos quadrinhos:
.

.

Foram 13 episódios divididos em três partes de seis minutos cada um, com o conhecido radialista Max Fergunson fazendo a voz do gigante verde e ator canadense Paul Sols interpretando Bruce Banner. A duração foi de um ano, quando também se encerraram as animações do Thor, Capitão América, Namor e Homem de Ferro que completavam a série.

Depois disso, demorou quase vinte anos para o Hulk voltar a ter seu traço em movimento na TV. Em 1982, um novo desenho do Hulk ia ao ar. Foram cerca de 13 episódios com animação bem superior ao desenho anterior e que dividiu por um tempo as atenções dos fãs que acompanhavam os desenhos de “Spiderman and his Amazing Friends”.

.

.

Além de Banner, outros conhecidos personagens Marvel da série do Hulk dividiam o tempo da animação, como Rick Jones, o General Ross, sua filha Betty Ross e até mesmo a prima do Hulk, Jennifer, que viria a se tornar a Mulher Hulk nos últimos episódios. Os vilões desta vez incluiam o Mestre dos Bonecos, Quasimodo e a Hidra.

.

.

Por fim, além de uma participação no desenho do Homem de Ferro, temos a última animação do Golias Esmeralda em 1996. Foi a série animada mais longa do Hulk, apesar de só possuir duas temporadas e ter durado menos de um ano. Teve cerca de 21 episódios e foi um dos poucos desenhos da TV que contou com nomes de pesos em seu elenco. O Hulk era dublado pelo ator do seriado Lou Ferrigno, Thor ganhou a voz de John Rhys-Davies (o Gimli de Senhor dos Anéis) e Mark Hamill (Luke Skywalker) dublou o vilão Gárgula.

.

.

Foi um dos desenhos que mais obteve participações especiais de outros personagens da Marvel. Além dos já tarimbados Rick Jones, General Ross, Betty e Talbolt, temos a presença do Homem de Ferro, Thor, Máquina de Combate, Coisa e Motoqueiro Fantasma. A Galeria de vilões é ainda mais sortida, incluindo o Dr. Destino que neste caso é o responsável indireto pela criação da Mulher Hulk na primeira temporada.

.

.

Em 1997, se encerrou até o momento as animações que levaram o nome do Golias Esmeralda, mas não significou que ele sumiu completamente da TV. Primeiro, fez parte do DVD Ultimate Avengers. Segundo, no desenho do novo Quarteto Fantástico que é brilhantemente escrito por Chris Yost, onde temos um episódio especial somente voltado para o Hulk. O Título é Hard Knocks, numa homenagem clara a uma minissérie do Hulk com o Coisa.

.

.

E esta não foi a última vez que o nome do Hulk foi mencionado neste desenho. Em episódio mais recente, uma certa personagem relacionada ao universo do verdão dá as caras e até entra pro time, gerando uma das cenas mais engraçadas que já vi numa animação.

.

.

Fora isso, os leitores mais atentos da Marvel 616 já sabem que o Hulk (em sua versão cinza) vai dar brevemente as caras no novo desenho dos mutantes. Boatos sobre um novo longa para 2009 já circulam na internet e comentários sobre um longa de animação baseado em Planeta Hulk surgiu recentemente. E, claro, se depender dos fãs, certamente teremos mais do gigante verde esmagando nos desenhos muito em breve.

Coveiro

comments powered by Disqus